Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Cerâmica produzida na Serra da Capivara concorre a prêmio nacional

Teresina - As peças de cerâmica produzidas na comunidade rural Barrinho do município de Coronel José Dias, no Piauí, foram selecionadas pelo Ministério do Meio Ambiente para concorrer ao Prêmio Chico Mendes. Trata-se de premiação nacional que destaca projetos socialmente justos e que respeitam a natureza. O resultado será divulgado no dia 26 de novembro em Brasília.

O trabalho desenvolvido na comunidade, por meio da Fundação do Homem Americano, faz parte do Projeto Artesanato Serra da Capivara do Sebrae no Piauí. "Ficamos felizes com essa indicação, pois mostra a potencialidade do artesanato produzido na nossa região", diz o gerente do Escritório do Sebrae em São Raimundo Nonato, Edgard Negreiros. Ele explica que por meio do Projeto Artesanato Serra da Capivara, "são oferecidas capacitações tanto para os produtores de cerâmica quanto para os de biojóias".

Na comunidade Barrinho, 26 artesãos trabalham produzindo peças decorativas e utensílios domésticos como aparelhos de jantar, travessas, panelas, copos, vasos, jarras e quadros. "É importante ressaltar que todos eles são ex-caçadores, que hoje sobrevivem de um trabalho onde não precisam degradar o meio ambiente", ressalta a gerente da Cerâmica Serra da Capivara, Girleide Oliveira. A dirigente também faz questão de lembrar que todo o material é produzido com gás. "Não utilizamos lenha, o que é ecologicamente correto".

A cidade de Coronel José Dias possui 4.506 habitantes e está localizada na região sul do Piauí, a 548 quilômetros de Teresina. Uma grande área do município, que é um pólo de produção de cerâmica, é ocupada pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, patrimônio protegido pela Unesco, com 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros. Por: Francisco Magalhães /Sebrae

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira