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20/02/2009 - 10:33

Esquadrão "Gordo", da FAB, que realiza as missões antárticas com os aviões HérculeS C-130, comemorou 44 anos de atividades


Archimedes Faria, major-brigadeiro-do-ar, era o comandante do Esquadrão Gordo, em 1983, quando o Brasil pousou o primeiro avião, um Hércules C-130, da FAB na Antártica

Foi comemorado no dia 18 passado, o aniversário dos 44 anos de atividades do Primeiro Batalhão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea do Galeão, que opera com os aviões Hércules C-130 na Antártica. Por causa da aeronave robusta é chamado de "Esquadrão Gordo". Uma das missões do Esquadrão Gordo, é a da Antártica, operando o ano todo. Realiza inclusive o lançamento de carga aérea na Estação Antártica do Brasil, Comandante Ferraz, no período de inverno, quando o mar está congelado, impedindo a navegação, que vai de início de abril a final de outubro, promovendo seu abastecimento.

Primeira Missão Antártica do Brasil - A primeira Missão Antártica do Brasil, pela FAB, se concretizou em 23 de agosto de 1983, quando o Hércules C-130, pilotado pelo então Major Sabino Freire, pousou na pista coberta de gelo, da Base Chilena Marsh, de 1.200 metros de comprimento, na Ilha do Rei George. O Brasil tinha realizado sua primeira incursão oficial na região antártica em janeiro desse ano, quando o navio, da Marinha do Brasil, Barão de Tefé, tendo saído do Rio de Janeiro em final de dezembro de 1982, entrou na Zona do Tratado Antártico ( latitude de 60º Sul) no dia 5. Em seguida chegou a navio Wladimir Besnard, da USP. O Brasil com esses dois feitos, de 1983, em janeiro, com navios, e agosto, com avião, mostrava ao mundo nossa potencialidade para pesquisa nas regiões polares, um país tropical. Desse modo entrava para o seleto Clube Antártico. Era Primeira Operação Antártica do Brasil. No ano seguinte montou-se a Estação Antártica Comandante Ferraz. Agora estamos na Operação Antártica 27. Mais de 25 anos de realização de pesquisas científica no maior projeto da humanidade de meio ambiente, a Antártica. Regido pelo Tratado Antártico, criado em 1959 e em vigor desde 1961. Dos seis continentes pisados pelo homem, A Antártica é o único que ele não viveu e não poluiu. Nele estão contidos 90% da água doce do mundo, em forma de gelo. Apesar da superfície da Terra ser coberto ¾ pó água, 90% dela é salgada.

Presentes na solenidade autoridades militares, ex-comandantes do esquadrão, integrantes das missões antárticas da FAB, tanto militares como civis. Entre eles estava o major-brigadeiro-do-ar Archimedes Faria, que era o comandante do esquadrão quando da realização do primeiro pouso de um avião brasileiro, o Hércules C-130, da FAB, na Antártica. O comandante atual é o tenente coronel Portugal.

Programa antártico brasileiro - O Programa Antártico Brasileiro compõe-se de vários ministérios, institutos de pesquisas e universidades, com coordenação da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar – Secirm, da Marinha do Brasil. Os meios de transportes para se chegar a Antártica, é o navio, atualmente o Ary Rongel, operando desde 1994; e nesse ano teremos outro, o Almirante Maximiniano. O navio é um apelo a demanda dos projetos que cresceram na região. O nome do navio é uma homenagem ao ex-ministro Maximiniano Eduardo da Silva Fonseca (1919-1998) da Marinha do Brasil, que em sua gestão o país chegou a Antártica em 1982/83, com a aquisição do navio Barão de Tefé, e no ano seguinte montou a Estação Ferraz, na Ilha do Rei George, na península antártica, utilizando containers de navio. Uma solução prática e rápida encontrada pelo Brasil para se fixar na Antártica. A estação hoje conta com 63 módulos. A região antártica compreende o continente com 14 milhões de km², uma vez e meia a área do Brasil, uma grande quantidade de ilhas e o mar ao seu redor. E os aviões Hércules C-130 da FAB.

Atuação da FAB - Os Vôos de Apoio Antártico, da FAB, ocorrem sete durante o ano. E são extremamente importantes como apoio logístico as atividades do Brasil na Antártica, pois com o congelamento do mar, ocasionando a saída dos navios, é com os Hércules C-130, que se chega a região polar Sul. Tanto pessoal como material são embarcados nos aviões, podendo-se dar continuidade, durante todo ano nas pesquisas científicas. Desse modo, com a operação da Estação Ferraz o ano todo, pela Marinha do Brasil, com 40 pessoas no período do verão e 11 no rigoroso inverno, quando se tem apenas quatro horas de luz do dia, o restante é noite. E pode-se contar seu reabastecimento pelo ar, com a FAB. Desse modo o Brasil se situa entre os 20% da estações antárticas que funcionam o ano todo. O restante fecha no período do inverno.

. Por: Marcomede Rangel, Físico do Observatório Nacional – MCT. Tem sete viagens a Antártica, de navio e avião e já lançou dois livros sobre o Brasil na região polar Sul. Foi o primeiro brasileiro a medir a radiação solar na Antártica em 1984.

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