Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2007 - 08:44

Karsten registra receita de vendas 11,8% superior no mercado interno, no ano em que profissionaliza sua gestão

Receita total foi de R$ 341 milhões, e mercado interno passa a responder por 62% do total de vendas.

Referência mundial em moda casa, a Karsten fechou o ano de 2006 com Receita de R$ 210 milhões no mercado interno, contra R$ 188 milhões no ano anterior, num ano em que o segmento têxtil brasileiro, com forte exposição no mercado externo, sofreu com a desvalorização de 5,9% do dólar frente ao real.

A queda nas exportações de 17% foi parcialmente compensada com o incremento do mercado interno. O Brasil foi responsável por 62% do total de vendas acumuladas no exercício.

O Volume Físico de Vendas foi de 13,5 mil toneladas, contra 12,9 mil em 2005, contabilizando uma Receita Consolidada de R$ 341 milhões. O prejuízo líquido da Companhia no ano foi de R$ 23,5 milhões – resultado que se deve, além do baixo retorno das exportações, também ao alto custo estrutural da operação.

O ano de 2006 foi um período de transição entre a gestão familiar e a profissional, e um movimento em direção a negócios mais rentáveis. Para tanto, por iniciativa dos próprios acionistas controladores, a empresa foi buscar no mercado o executivo Luciano Reis para comandar o processo de retorno ao crescimento e rentabilidade da companhia.

Já no fim do terceiro trimestre teve início a implementação de medidas de redução de custos e despesas em todos os setores da empresa. “Analisamos os resultados das controladas, áreas e gerências regionais e revisamos todo o portofolio, além de levantarmos pedidos e vendas dos últimos meses para verificar o nível de rentabilidade de cada um de nossos clientes”, afirma Luciano Reis, Diretor-Presidente da companhia.

O realinhamento de estratégias levou à decisão de venda da operação norte-americana, processo iniciado no quarto trimestre do ano passado. Com essa medida, previamente acordada com os clientes, o atendimento ao mercado americano passou a ser feito diretamente pela equipe da matriz brasileira.

Os efeitos do redirecionamento incluíram também o fechamento de quatro depósitos e do escritório da companhia no Rio de Janeiro, a demissão de 7% do quadro de colaboradores e o encerramento do negócio de Fiação da Karsten Nordeste.

Na atual configuração, a empresa tem como foco principal os negócios Cama, Mesa, Banho, Decoração e Bordado, sustentados pelo tripé: produto com alta qualidade, logística competitiva e eficiente, e equipe qualificada.

No ano foram investidos R$ 11 milhões, em tecnologia e aquisição de equipamentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira