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21/02/2009 - 06:07

Os desafios do marketing na era da cultura apressada


Planejamento estratégico precisa ser flexível e multidisciplinar.

Como entender a mente dos consumidores, ser mais assertivo nas ações realizadas nos mais diversos pontos de contato das pessoas com as marcas? Como inovar, surpreender e ser relevante para as pessoas em sua comunicação e no marketing promocional?

“Encontrar respostas para essas questões não é um processo fácil, mas, para começar, é preciso que a área de planejamento estratégico tenha flexibilidade para acompanhar a atual dinâmica da sociedade e de comportamento de compra”. Essa é uma das idéias defendidas por Martha Terenzzo, diretora do Núcleo de Marketing e Inovação da Power4, agência de marketing promocional e eventos, durante palestra apresentada no TOP Planejamento Estratégico 2009, evento que aconteceu na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo (SP), entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2009.

“Outro desafio é o de enxergar as pessoas e deixar de vê-las apenas como shoppers, compradores ou consumidores”, completa Martha. Essas pessoas são multifacetadas, não apresentam um comportamento linear que permitem catalogá-las. “Estamos falando de pessoas que procuram comida saudável, mas não abrem mão da cerveja, que têm banda de rock, mas curtem um forró também”, explica.

O caráter multidisciplinar do planejamento estratégico dentro do marketing promocional torna-se fundamental para aprofundar o entendimento do comportamento das pessoas. Os conhecimentos do psicólogo, do antropólogo, do sociólogo e do profissional de marketing, entre outras áreas do saber, se complementam a fim de agregar valor aos projetos que serão desenvolvidos.

“Há inúmeras maneiras de entender e abordar os anseios do ser humano. As pessoas, hoje, querem ser co-projetistas dos produtos e das marcas. Vemos exemplos disso diariamente com a nova realidade criada pelas redes sociais. As pessoas querem colaborar na formatação da comunicação. Essa necessidade exige flexibilidade para ouvi-las, para interagir”, ressalta Martha.

Com uma apresentação dinâmica e questionadora de paradigmas e práticas do mercado promocional, Martha Terenzzo destacou ainda que as marcas precisarão se tornar relevantes para as pessoas. “Em meio à cultura do be fast, da cultura apressada, as pessoas não têm mais tempo a perder, mas, por outro lado elas desejam paz, relaxamento e simplicidade. Nós, os profissionais de marketing, temos sempre que nos reciclar e nos reinventar a fim de lidar com esses desafios”, finaliza.

Experiente profissional do mundo corporativo, Martha Terenzzo, XXX diretora da Power4, já ocupou cargos executivos e comandou equipes em empresas líderes de mercado, como Sadia, Cargill, Parmalat, Reckitt Benckiser e Ajinomoto, sendo também vice-presidente do Núcleo de Pesquisa do Popai Internacional Retail Association.

Perfil da Power4 - Uma agência dinâmica, inovadora e antenada com as demandas de um mercado cada vez mais competitivo, a Power4 implantou, em 2008, uma plataforma multidisciplinar de atuação, baseada na sinergia de especialidades e flexibilidade na formação das equipes para cada trabalho. A empresa conta, hoje, com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que chegaram para agregar conteúdos específicos aos projetos, como estilistas, designers, jornalistas, historiadores, economistas, entre outros profissionais, distribuídos nos núcleos de Criação, Inteligência Operacional, Planejamento Estratégico, Atendimento, Marketing e Inovação, Eventos e Ativação, Digital e Cenografia.

O portfólio de serviços da Power4 inclui projetos de promoção, ativação, eventos, buzz marketing, marketing de guerrilha, viral, endomarketing, digital, mobile marketing, entre outros. A empresa tem, atualmente, cerca de 80 funcionários.

A Power4 tem em sua carteira de clientes empresas como Unilever, Heineken,Whirpool (Consul e Brastemp), Itaú, Femsa, Perdigão, Kraft e Honda. Entre os cases de sucesso de 2008, destacam-se a ação “Ritmos Urbanos Ades”, a maior intervenção urbana no maior estilo flash mob , já vista no Brasil, com apresentações de dança e música eletrônica, inspirada nos sons do cotidiano, que invadiram estações de metrôs e shoppings em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba; a estratégia regional de ativação da marca “Casa Consul”, que gera interação e experiência de marca por meio de uma moderna “casa itinerante”, montada num caminhão, que percorre o Brasil oferecendo cursos e entretenimento como forma de se relacionar com consumidores, e a criativa ação para Becel, no Dia Mundial do Coração, que uniu intervenção urbana, arte e tecnologia no MASP, coração de São Paulo.

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