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21/02/2009 - 06:27

Consultor dá dicas de como que vendedores podem superar metas e se destacar na equipe de trabalho

Para o consultor um bom vendedor além de prática deve ser um estudante procurando melhorar as habilidades e conhecimentos.

São Paulo – Um bom vendedor precisa entender de vários assuntos, principalmente Marketing e técnicas de vendas, que são essenciais. É preciso conhecer de informática, de comunicação empresarial, de planejamento estratégico, de relações humanas, de estatística, de línguas, de atualidades, de economia. Deve ser um generalista, que conhece muitas coisas e um especialista no segmento em que se atua.

Marcelo Ortega, um dos mais requisitados conferencistas do Brasil, liderou uma equipe de vendas pela primeira vez quanto tinha apenas 18 anos. Desde então, aprendeu que um líder completo é aquele que é educador.

O palestrante internacional, que está entre os cinco mais bem avaliados pelo público, com mais de 98% de aprovação em diversos eventos, explica que marketing não é apenas fazer propaganda, ter uma boa apresentação e produto. É muito mais do que isso. “Trazer o cliente para a loja não é garantia nenhuma de venda, é apenas marketing. O vendedor deve ser a extensão das ações de marketing e ter metodologias que reforcem a atenção do cliente ao comprar”, esclarece.

Ortega, que já treinou equipes da Petrobrás, Citroen, Pfizer, Volkswagen, Honda e Nossa Caixa, elucida sobre o valor de um vendedor que utiliza as técnicas de marketing. “A maior importância de um procedimento de marketing em vendas é a de realçar ao cliente aquilo que ele pode ganhar com a compra. As pessoas querem se sentir importantes, únicas e enxergarem ganhos para suas vidas”, destaca.

Boa liderança é uma estratégia mercadológica, sendo essencial para o sucesso. “O processo de liderança é essencial para projetar novos rumos no campo empresarial e na vida. Em vendas, se vive constantemente uma guerra contra o tempo, adrenalina e suor para vencer as negativas e barreiras. Portanto, sem liderança eficaz, engajamento dos subordinados, conceito de trabalho em equipe, não se pode fazer nada melhor que o que tem sido feito. Um grupo faz a diferença, pois talentos individuais definitivamente só geram momentos isolados de sucesso. Sucesso é algo que precisa ser sustentável, contínuo, duradouro e essa estabilidade depende do que fazemos hoje”, argumenta.

Para o consultor, um bom vendedor, além de prática, deve ser um estudante procurando melhorar as habilidades e conhecimentos. “Todos nós somos e precisamos ser vendedores, afinal, o resultado do negócio de qualquer empresa neste século depende do relacionamento eficaz com seus clientes, já que existem produtos parecidos, preços simulares e qualidade compatível na concorrência. Quem não é comprometido com o cliente e com a venda, está buscando a falência de sua empresa”, enfatiza.

Segundo Ortega há maneiras de driblar a concorrência e manter-se a dianteira do mercado. “Fazendo um esforço extra em tudo e não acomodar-se mesmo em tempo de fartura, de muitas vendas, de alta demanda. O mercado muda e o concorrente se aproxima. Nós devemos ser melhores que nós mesmos todos os dias, assim estamos na dianteira ou se aproximando de quem está nela. Hoje o melhor caminho é valorizar o cliente, dar atendimento excelente buscar maneiras de agregar valor. Valorizar seus pontos fortes e enfraquecer pontos fracos. Esse é o caminho”, aconselha.

Quando se trabalha bem os vendedores para saber fazer marketing e vendas, eles passam a ter uma linguagem diferente, aquela que enfoca o cliente, não o produto que se vende. “Um vendedor de carros, por exemplo, não fala do freio ABS, nem do Ar condicionado digital, ele destaca a segurança e conforto para toda a família, o que há de mais moderno está nesse carro para oferecer isso. É assim que os clientes compram, por benefícios para eles”, conclui Ortega.

Perfil de Marcelo Ortega - Marcelo Ortega é um dos mais requisitados conferencistas do Brasil. Palestrante internacional está entre os cinco mais bem avaliados pelo público, com mais de 98% de aprovação em eventos como Congresso Nacional de Vendas e Fórum Expo Venda Mais pelo segundo ano consecutivo. Tem atuação no Brasil e também em Portugal e Espanha através de representante oficial "iZi Palestras-Speakers Bureau" na Europa. É vendedor nato, empresário e treinador focado em melhorar resultados de vendas e produtividade de equipes comerciais. Especializado em Vendas e Marketing, passou por todas as etapas como profissional da área: vendedor, supervisor, gerente, treinador e diretor de vendas de importantes empresas nacionais e multinacionais, liderando equipes comerciais por 16 anos.

Assistido por mais de 50 mil pessoas nos últimos seis anos, fez centenas de palestras de Vendas, Negociação, Motivação, Comunicação Eficaz e Liderança Inteligente em Vendas. Treinou milhares de pessoas em empresas como Petrobrás, Citroen, Pullman, Pfizer, Amil, Kidde, Âncora, Tour House, Acav - Volkswagen, Drogasil, Daimler Chrysler, Rio Branco Papéis, Atento, Venbrás, Honda, Nossa Caixa, Unidas e Wyeth.

Com 18 anos de experiência em treinamento de equipes, tanto no Brasil quanto no exterior, Ortega sustenta seu trabalho sobre o que denomina de "os sete fundamentos das vendas". São eles: aquecimento, afinidade, interesse do cliente, solução, desejo de compra, comprometimento e pós-venda.

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