Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2007 - 08:52

Serviços de consultoria e gestão quadruplicaram em 2006, entre bancas jurídicas

Pesquisa da Central Prática aponta o crescimento de 406% da contratação desses serviços em relação ao ano anterior - o número cada vez maior de advogados contribuiu pela procura por serviços de consultoria.

São Paulo – O processo de profissionalização da gestão dos escritórios de advocacia registrou um crescimento acentuado no ano de 2006. Estudo da Central Prática Consultoria e Treinamento revela uma elevação de 406% na procura por serviços de consultoria. A empresa atende bancas jurídicas de São Paulo, Rio de Janeiro e outras localidades.

De todos os serviços e orçamentos realizados pela Central Prática, mais de 85% foram para escritórios de pequeno e médio portes. “Sem dúvida alguma, o crescimento em progressão geométrica do número de advogados habilitados para exercer a profissão contribuiu muito para a necessidade de profissionalização da gestão dos escritórios”, explica o advogado Mauro Scheer Luís, presidente da consultoria.

Segundo ele, este crescimento existe em função dos advogados recém-formados, que acabaram criando seus próprios escritórios, muitos fechados alguns meses após sua abertura por falta de planejamento e de experiência no tratamento ao cliente. Outro fator apontado pelo advogado foi o aumento da oferta de crédito, que gerou o crescimento de litígios de recuperação de créditos e de natureza consumerista, sobretudo no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis.

O advogado esclarece que nestes tipos de demandas, o que determina se o escritório conseguirá ou não vender os seus serviços para as grandes empresas é a sua capacidade de organização e a possibilidade de oferecer um serviço com preço acessível aos clientes. “Antigamente, a competição entre pequenos e grandes escritórios era mais restrita a determinadas áreas do direito, principalmente aquelas em que a especialização era mais difícil de ser encontrada”, completa Scheer.

Entretanto, com a explosão do número de pequenos e médios escritórios, estes passaram a competir com as grandes bancas em igualdade de condições. Para a diretora executiva da Central Prática, Vanessa S. Scheer, embora as grandes bancas ofereçam uma “vitrine” melhor, as pequenas e médias bancas têm como principal diferencial a qualidade no atendimento.

Pesquisas da Central Prática realizada com os clientes dos escritórios de advocacia, antes da implementação de estratégias de relacionamento, mostra que 57% não consideravam o atendimento bom, enquanto apenas 46% indicariam a banca a uma empresa conhecida ou coligada. Com nova pesquisa, feita após a adoção de estratégias de fidelização e retenção dos clientes, 73% consideraram que o atendimento era bom ou ótimo e 67% indicariam o escritório à outra empresa.

As grandes bancas, enxergando a questão do atendimento como seu aspecto mais frágil, passaram a investir em relacionamento e em serviços de atendimento ao cliente. “Esses escritórios inseriram em seu quadro profissionais especializados em prestar, avaliar e acompanhar o atendimento, trazendo o cliente de volta ao escritório”, finaliza a diretora.

A Central Prática Consultoria e Treinamento - É uma empresa especializada na prestação de serviços para a área jurídica e empresarial, conceituada pela excelência e métodos inovadores. Realiza treinamentos (cursos, palestras, workshops, seminários) em turmas abertas e in company e, atende renomadas instituições jurídicas na área de consultoria organizacional para aprimorar e desenvolver a gestão estratégica, administrativa, financeira, de recursos humanos e marketing dessas corporações. Aprimorar a qualidade dos serviços prestados por empresas, escritórios de advocacia e sociedade de advogados – tornando essas organizações competitivas no mercado pelo desenvolvimento de competências e habilidades – contribuindo para criar e desenvolver oportunidades de crescimento pessoal e institucional são premissas que fazem parte da missão da Central Prática Consultoria e Treinamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira