Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2009 - 06:39

Cacaso, Arnaldo Antunes, Chico César, Julia Lemmertz, Os Gêmeos, Cinema Africano e Chantal Akerman estão no CCBB Rio

A programação de março do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro tem início com dois projetos envolvendo música e poesia. Caminhos Poéticos da Canção propõe um novo olhar sobre a canção brasileira, explorando as relações entre melodia, letra e arranjo instrumental.

Durante as quatro semanas do projeto, oito diferentes apresentações misturam shows, debates, palestras e performances com a presença de Fernando Brant, Chico César, Ricardo Cravo Albim, Luiz Melodia, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, entre outros.

Cacaso – Música e Poesia é a série que presta homenagem e resgata a memória de um dos principais articuladores da poesia marginal, o letrista notável Antônio Carlos Ferreira de Brito. No palco, o repertório do poeta e parceiro de grandes nomes da MPB, como Tom Jobim, Toquinho e João Bosco, ganha vida na voz de Geraldo Carneiro, Zé Renato, Nelson ângelo,Chico Alvim, Olívia Byington, Ulisses Tavares, Carlito Azevedo e Sueli Costa.

Julia Lemmertz e Clarice Niskier são Mary Stuart e sua prima, Elizabeth I no espetáculo Maria Stuart. A Tragédia escrita entre 1799 e 1800 por Friederich Schiller, considerada uma obra prima do classicismo formam a base para o conflito entre essas duas importantes nobres da Inglaterra. Com direção de Antonio Gilberto, o espetáculo conta com um elenco de dez atores.

Os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo apresentam telas, esculturas e obras interativas que brincam com os sentidos visuais, auditivos e táteis dos visitantes. A dupla paulista já exibiu trabalhos em diferentes países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros, e agora reúne personagens influenciados pelo folclore ou o cotidiano urbano brasileiro na exposição Os Gemeos – Vertigem.

Clássicos Africanos Restaurados é a mostra de cinema que reúne 16 títulos, – entre curtas, média e longas-metragens - de grandes cineastas africanos, restaurados pela Cinémathèque Afrique. Diretores desconhecidos do grande público, à parte de todas as mazelas políticas e sociais, conseguem superar as dificuldades mais imediatas e fazer, de forma leve e poética, um verdadeiro libelo à liberdade de expressão e à aceitação das diferenças. Apoio: Cinemateca da Embaixada da França.

A mostra O Cinema de Chantal Akerman exibe 20 filmes da cineasta belga radicada na França, atuante desde os anos 60, cuja obra de vanguarda vai da política às questões de identidade, da sexualidade e do feminino.

Durante a mostra, com presença da diretora, será lançado o catálogo com ensaios e filmografia da artista.

A décima quarta edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários tem como destaques mostras competitivas nacional e internacional de documentários e retrospectivas que exibem o melhor da produção documental de 2008 e 2009. | Site: www.bb.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira