Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2007 - 08:56

A ACB/RJ vai levar artistas da Maré e Cidade Alta para participar do Circuito de Artes de Santa Teresa

Nova versão do Santa Teresa de Portas Abertas abre espaço para artistas das Comunidades no reduto da Arte.

Artistas da Vila do João e da Cidade Alta, comunidades da zona norte do Rio, fazem parte da nova versão do Sta Teresa de Portas Abertas, o Circuito das Artes de Santa Teresa. O evento, que já acontece há dezessete edições, inova mais uma vez ao mostrar não apenas o produto final de exposição, mas também o processo de criação artística.

O grupo de artistas do Núcleo de Artes Visuais da Ação Comunitária do Brasil/RJ irá passar o dia 22 de março (quinta-feira) produzindo o material que será exposto durante a última semana de março. As técnicas empregadas serão pintura, desenho, grafite e foto sobre lona. Além da exibição de um vídeo e fotos produzidos no dia de trabalho dos artistas.

A exposição ficará sediada no Estúdio 260 sob a curadoria da artista plástica Fabiana Éboli Santos. A abertura do evento será feita no dia 23 de março, às 19h no Estúdio, na Rua Julio Otoni, 260. Sta. Teresa, Rio de Janeiro.

Ação Comunitária do Brasil/RJ: Arte da Comunidade - A Ação Comunitária trabalha há 40 anos com inserção social em Comunidades do Rio. Atualmente possui dois núcleos de capacitação, localizados na Vila do João (Complexo da Maré) e Cidade Alta (Cordovil). Em ambos os campi é desenvolvido o trabalho de Artes Visuais que envolve aulas de desenho e pintura, batik e tie dye, serigrafia e arte em mosaico.

Atrelado ao trabalho de artes visuais está o Núcleo Moda e Estilo, que através do trabalho de serigrafia é abastecido com as imagens produzidas pelos artistas do Núcleo de Artes. As imagens compõem as estampas das roupas de Moda e também artigos de papelaria como cadernos e agendas. Outra atribuição dada às imagens são as confecções dos Cartões de Natal da Ação Comunitária.

As bases do trabalho da ACB/RJ são os conceitos de valorização e resgate da cultura afro-brasileira, equidade de gênero e economias solidária e criativa seguindo as ideologias do comércio justo. A Ação Comunitária trabalha as oficinas sob a ótica do empreendedorismo o que lhe garante o título de Instituição incubadora. Distante do assistencialismo a ONG prepara os artesão para se tornarem auto-sustentáveis.

Estúdio 260 - O Estudio 260 é um espaço multifuncional que expõe trabalhos de arte, vídeo e cinema. Inserido no Circuito das Artes de Santa Teresa, junto com a Galeria Mauá e o Ateliê DZ9, faz parte da programação oficial organizada pela Chave Mestra quatro vezes por ano. O Estudio é dirigido pela artista visual Lena Amorim e o cineasta e fotógrafo Luiz Fernando Sampaio, que convidam outros artistas para produzirem eventos como exposições e curadorias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira