Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2009 - 07:02

SAP Business One gerencia processo de indústria e serviços na Printer

Empresa de manutenção de impressoras recebe, em média, 1.200 módulos para conserto por mês e utiliza o sistema de gestão para atender demandas de serviços e necessidades da indústria.

São Paulo– Não é novidade que a solução SAP Business One foi desenvolvida para atender especificamente a demandas de gestão empresarial em companhias de pequeno porte, nem que um de seus pontos fortes é a facilidade de adaptação às diferentes verticais em que essas empresas atuam. No caso da implementação do sistema na Printer Solutions, porém, essa capacidade de fácil adequação do SAP Business One fica ainda mais evidente.

Especializada em serviços de manutenção de impressoras a laser dos principais fabricantes, realizando manutenções em grande escala, prestando serviços diretos a fabricantes, revendas e grandes organizações, como bancos e empresas de outsourcing, a Printer precisava de uma solução que atendesse tanto às suas demandas de gestão de serviços, quanto às suas necessidades de indústria.

"Fazemos a manutenção de cerca de 1.200 módulos internos de impressoras por mês", revela Ellen Alcantara, gerente comercial da Printer Solutions do Brasil. Nesses casos, todos eles precisam ser desmontados e, depois, remontados. E essa montagem se dá em linha de produção. "Devido ao grande volume, não compensa abrirmos chamados de serviços individualmente. Então utilizamos processos de indústria", explica Ellen. Assim, além do módulo do SAP Business One para gestão de processos de negócios, a Printer também tem em funcionamento, desde fevereiro de 2008, o módulo de produção para controlar as demandas de linha de montagem. "Essa característica evidencia a total capacidade de fácil adaptação do SAP Business One", afirma Geraldo Apóstolo Silva, gerente de projetos da Superabiz, integradora do sistema na Printer.

A Printer, por ser certificada com a ISO 9000, também apresentou outras necessidades específicas e encontrou no SAP Business One toda a flexibilidade e agilidade que precisava para se adequar à regulamentação, ajustando alguns processos de forma simples, para atender às exigências de integração e rastreabilidade de serviços da ISO 9000.

"A Printer possui, por exemplo, a necessidade de gerir saldos de contratos. O SAP Business One suporta o controle de contratos, mas precisávamos de uma customização para esse detalhe, que é específico de nosso negócio", diz Ellen. A gerente explica que a empresa mantém contratos que prevêem um determinado número de atendimentos a um cliente, por exemplo. E o controle do saldo desses contratos é vital para o negócio da Printer.

Até meados de 2008, a companhia gerenciava seus processos a partir de um ERP desenvolvido internamente. Com o crescimento da empresa, no entanto, surgiu a demanda por um sistema de mais confiabilidade e recursos e a Printer optou por implementar o SAP Business One. Depois de assinado o contrato com a Superabiz, o projeto teve uma pausa para o levantamento de dados internos da companhia, sendo iniciado, de fato, no fim de 2008.

Os ajustes e implementação foram rapidamente realizados por uma equipe de apenas três profissionais dedicados ao projeto - um consultor pleno, um consultor sênior e um gerente de projeto da Superabiz. "Com a entrada do SAP Business One em operação, claro, teremos uma equipe interna maior dedicada ao suporte no cliente", afirma Apósotolo, da integradora.

Após algumas semanas de testes, no dia 1º de fevereiro, a Printer desligou o sistema antigo e colocou o Business One, com todos os seus módulos, em produção. "A empresa não possui equipe para manter os dois sistemas simultaneamente", explica Ellen. "Realizamos testes de entrada e saída de dados, com controle dos módulos do SAP Business One e colocamos o sistema para rodar", completa Apóstolo.

"Com a entrada do SAP, passamos a ter mais controle sobre a gestão de contratos e da parte financeira da empresa, atendendo às exigências da certificação ISO 9000", afirma Ellen, lembrando que o antigo sistema não possuía recursos para emissão de relatórios que facilitassem essa gestão. "Agora contamos com relatórios com informações detalhadas sobre o status de cada módulo em manutenção na empresa, o que nos permite garantir o cumprimento de prazos para conserto", ela exemplifica.

Segundo a gerente comercial, a Printer dedicou algo em torno de R$ 140 mil ao projeto de atualização do sistema de gestão empresarial. No valor, estão incluídos atualizações realizadas em máquinas, licenças de uso do software e serviços de consultoria e implementação.

Sobre a Printer Solutions do Brasil - A Printer Solutions do Brasil iniciou sua história em 1996, com a distribuição de peças da marca HP. Com o crescimento contínuo foi tomando um lugar significativo no mercado, conquistando novos clientes e colaboradores e hoje oferece o que há de melhor em Peças de reposição para impressoras HP, Lexmark, Samsung. Com uma ampla variedade de peças e serviços, podendo destacar os Kits de Manutenção, Unidades fusoras, reparo de placas, printheads, fontes entre outros. Com toda qualidade e garantia que o cliente necessita. Localizada em uma área de aproximadamente 1000m² a Printer Solutions possui Certificado ISO 9001:2000 propiciando um atendimento de altíssima qualidade.

Sobre a Superabiz - A Superabiz nasceu da experiência em análise e implantação de processos de negócios e sistemas de informação em grandes empresas, somada ao conhecimento de diversas tecnologias que geram inovações e do desejo de levá-los às pequenas e médias empresas, melhorando seu ambiente de negócio. Parceira de integração SAP, a Superabiz tem o objetivo de entender o seu negócio e buscar soluções adequadas, alinhando tecnologia aos seus processos, seu tamanho e seu orçamento. Nossos produtos e serviços podem ser comercializados como pacotes de rápida implementação, reduzindo seu investimento. Faz parte do portfólio da Superabiz soluções voltadas a gestão de seu negócio como o Sistema de Gestão (ERP) e o Sistema de Automação de Vendas e Relacionamento com o Cliente (CRM).

Perfil da SAP - A SAP é líder mundial em software de negócios*. Oferece aplicações e serviços que permitem a empresas de todos os portes em mais de 25 setores da indústria gerir seus negócios de forma muito mais eficiente. Com mais de 82.000 clientes em mais de 120 países, a companhia tem suas ações negociadas em diversas bolsas de valores em todo o mundo, incluindo a Bolsa de Valores de Frankfurt e Nova York (NYSE), sob o símbolo "SAP”. | Site www.sap.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira