Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2009 - 07:27

Henkel cresce mais de 10% na América Latina em 2008

Faturamento atinge 780 milhões de euros e aumento de vendas orgânicas da região é o maior do mundo. Relatório de sustentabilidade também é divulgado no dia 25 de fevereiro (quarta-feira).

São Paulo, 25 de fevereiro de 2009 – A Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, divulgou hoje seus resultados financeiros de 2008 e também o relatório mundial de sustentabilidade. No ano fiscal de 2008, a Henkel na América Latina teve um crescimento em vendas orgânicas de 10,7%, e atingiu 780 milhões de euros. A região ultrapassou o crescimento orgânico da Europa (+3,7%), Estados Unidos (-1,4%) e Ásia (+2,2%). A Henkel Brasil teve um crescimento em vendas de 7% e atingiu 300 milhões de euros, com destaque para as áreas de adesivos industriais e produtos de tratamento de superfícies, seguido pela área de cosmética profissional e de adesivos para o consumidor final e para profissionais.

No mundo, a Henkel aumentou suas vendas em 8,1% para 14,1 bilhões de euros, com contribuição de todas as divisões (adesivos, cosméticos e detergentes). Esse aumento substancial é devido principalmente à aquisição dos negócios de adesivos e materiais eletrônicos da National Starch, ocorrida em abril de 2008. O crescimento orgânico de vendas (ajustado para o câmbio e aquisições/desinvestimentos) chegou a 3%, de acordo com as previsões para o ano.

O lucro operacional ajustado (“adjusted EBIT”) mundial aumentou 9,1%* e chegou a 1,495 bilhão de euros, crescimento devido também à consolidação dos negócios adquiridos da National Starch. Esse resultado foi afetado pelas despesas de reestruturação vindas do programa de excelência global e da integração dos negócios adquiridos da National Starch.

A margem EBIT foi de 5,5%, enquanto a margem EBIT ajustada diminuiu de 10,5% para 10,3%, devido principalmente ao impacto substancial do aumento nas matérias primas das divisões de detergentes e de adesivos. O resultado financeiro de 2008 reflete um ganho de 1,042 bilhão de euros da venda da participação da companhia na Ecolab Inc.

“Mesmo com um ambiente econômico difícil, nós mantivemos nossa boa posição em 2008. Mais uma vez, todas as nossas divisões de negócio conseguiram ultrapassar os seus respectivos mercados, com nossas operações nos mercados emergentes fazendo uma contribuição particularmente forte”, disse Kasper Rorsted, presidente mundial da Henkel. “Sabemos que 2009 não será um ano fácil e é difícil prever como a economia vai reagir. De qualquer forma, nós estamos bem preparados e confiantes que sairemos fortalecidos desse ambiente econômico difícil”, disse ele.

Hoje também foi divulgado o relatório mundial de sustentabilidade da Henkel de 2008, em conjunto com o relatório financeiro. Essa medida reforça a importância que a empresa dá à sustentabilidade e à responsabilidade social corporativa. “Estamos convencidos de que nosso foco contínuo em sustentabilidade irá ajudar a aumentar o valor de longo prazo de nossa companhia. Em tempos econômicos desafiadores, é mais importante do que nunca entender que desenvolvimento sustentável é uma oportunidade”, completou Rorsted. A íntegra do relatório de sustentabilidade em inglês pode ser acessada em www.henkel.com/sustainability *Antes da amortização no período, relativo ao preço de compra da National Starch (“purchase price allocation”).

Perfil da Henkel: Com mais de 130 anos, a Henkel é líder em marcas e tecnologias que tornam a vida das pessoas mais fácil, melhor e mais bonita. A Henkel, uma das 500 maiores companhias listadas na revista Fortune, opera em três áreas estratégicas de negócio – Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies, Cosméticos e Detergentes. No ano fiscal de 2008, a Henkel gerou 14,1 bilhões de euros em vendas e obteve um lucro operacional de 1,495 bilhão de euros. Os 55.000 colaboradores da Henkel ao redor do mundo estão alinhados com o slogan “Uma Marca Amiga” para garantir a confiança nas marcas e tecnologias da empresa em 125 países.

No Brasil desde 1955, a Henkel opera nos segmentos de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies, além de Cosmética Capilar Profissional, com marcas consagradas como Super Bonder, Pritt, Tenaz, Durepoxi, Cascola, Cascorez, Sista Flexite, Loctite, Liofol, Bonderite e Schwarzkopf Professional, entre outras. Em 2008, a Henkel Brasil teve um faturamento de aproximadamente 800 milhões de reais (cerca de 300 milhões de euros, com o câmbio médio de 2008). | www.henkel.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira