Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2009 - 08:37

Unimed-BH dá dicas de alimentação saudável para a criançada

Mudança de hábitos alimentares deve ser feita por toda a família.

São Paulo– A cada ano letivo, volta a preocupação dos pais com a alimentação da criançada na hora do lanche. Os cuidados devem ir desde que comidas oferecer até a forma como elas devem ser armazenadas. É importante lembrar que o controle da alimentação deve começar em casa, com mudança de hábitos alimentares de toda a família. Refeições balanceadas e estímulo à atividade física são itens indispensáveis.

Para a criançada se alimentar de forma mais saudável é importante iniciar o dia com um bom café da manhã. Recomenda-se o consumo de frutas, pão integral, cereais e leite – fonte de proteínas e de cálcio – indispensável ao crescimento e à manutenção de dentes e ossos.

Mas o que levar na lancheira escolar para comer na hora do lanche? Quais são os cuidados necessários na manutenção desses alimentos? A nutricionista do Centro Promoção da Saúde da Unimed-BH, Alyne Caldeira Viana, orienta os pais a preparar o lanche em casa com as crianças para que elas se sintam estimuladas a se alimentarem de forma mais nutritiva. “Frutas, sucos naturais, yogurtes e sanduíches naturais são sempre bem vindos e contribuem para uma dieta mais equilibrada”, afirma Alyne.

De acordo com a especialista, os pais devem evitar colocar na lancheira refrigerantes, sucos prontos, sanduíches feitos com maionese, bolachas recheadas, achocolatados com alta concentração de açúcar e salgadinhos, o que contribui para o desequilíbrio alimentar. Outro cuidado que se deve ter também é o tipo de alimento que é servido na cantina da escola, pois ajuda a criançada a “cair em tentações”. Além disso, é importante que os alimentos sejam levados à escola em lancheira térmica para manter a temperatura ideal dos alimentos e evitar odores desagradáveis na mochila.

Em levantamento realizado no início do ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou a previsão de que uma em cada dez crianças em idade escolar está com excesso de peso. Dessas, de 30 a 45 milhões são obesas, o que representa de 2 a 3% de todas as crianças do mundo com idade entre 5 e 17 anos.

São consideradas obesas crianças até dez anos com 20% ou mais do peso ideal para a idade. Para aquelas acima dessa faixa etária a obesidade é diagnosticada a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC = peso [kg] dividido pela altura ao quadrado [m2]).

Programa de Reeducação Alimentar da Unimed-BH - Com o objetivo de promover a alimentação saudável e estimular a prática regular de atividades físicas, a Unimed-BH possui um programa desenvolvido para crianças de 7 a 12 anos – acompanhadas de um responsável – que apresentam sobrepeso ou obesidade para a faixa etária. No Centro de Promoção da Saúde (CPS) da operadora, elas são avaliadas por pediatras e nutricionistas. O programa consiste em cinco sessões semanais com duração de 90 minutos. Na primeira e na quinta sessão, são checados peso, altura, circunferência abdominal e IMC. Os programas de promoção da saúde, como o de Re-educação Alimentar Infantil, são gratuitos e exclusivos para os mais de 740 mil clientes Unimed-BH.

Entre os temas abordados pelo programa estão Obesidade infantil para os pais, Apresentação da pirâmide alimentar, O que é nutrição, Alimentação saudável e Atividade física. Os participantes ainda contam com uma cozinha experimental – onde participam da elaboração de receitas saudáveis – e utilizam jogos para testar os conhecimentos aprendidos. Para se inscrever no programa de reeducação alimentar é necessário apresentar o encaminhamento médico. | Telefone 0800 30 30 03 ou pelo site www.unimedbh.com.br .

Dicas para acertar no lanche.: Prefira os pães integrais, ricos em fibras | . Prepare sucos com a própria fruta e evite os prontos em caixinha; Yogurtes, leite e vitaminas são sempre bem vindos | . Evite os achocolatados, devido à alta concentração de açúcar | . Os sanduíches devem ser preparados sem maionese e sem molhos para que o lanche não fique engordurados | . Evite refrigerantes, bolachas recheadas, doces, salgadinhos, bolos prontos e frituras | . Dê preferência aos queijos brancos | . Frutas já cortadas incentivam o consumo pelas crianças | . Bolachas de aveia, integrais ou de maisena são boas pedidas | . Evite alimentos embutidos como presunto, salsicha, mortadela e salame.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira