Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2009 - 08:38

Em Juruti, Oeste do Pará, Alcoa investe em programa de capacitação de agentes de sustentabilidade

Escola Juruti de Sustentabilidade formará profissionais, lideranças de organizações civis e governamentais, proporcionando ao município paraense um ciclo virtuoso de crescimento econômico, respeito ao meio ambiente e justiça social

Um curso para formar líderes em sustentabilidade acaba de ser criado, não sendo dirigido a executivos, e tampouco realizado em grandes centros urbanos. Desta vez será em Juruti, no Oeste do Pará. O município terá, pela primeira vez, um curso para capacitar agentes de sustentabilidade. O objetivo da Escola Juruti de Sustentabilidade é formar profissionais e lideranças de organizações civis e governamentais capazes de desenvolver iniciativas sustentáveis na região. A iniciativa conta com o apoio técnico do Instituto Peabiru, organização não-governamental com larga experiência na região amazônica, e recursos doados pela Alcoa Foundation e Instituto Alcoa.

"A Alcoa pretende permanecer em Juruti nos próximos 70 anos, convivendo com pelo menos três gerações. É preciso estabelecer relações duradouras e garantir a construção conjunta de novos cenários de desenvolvimento. Temos a convicção de que esse curso servirá de modelo para a região e para o País", diz Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

As aulas terão início em Março, divididas em quatro módulos: Mobilização de recursos para o terceiro setor; Mobilização e gestão pública; Gestão de recursos para o terceiro setor; e Trabalho de conclusão de curso. Nessa etapa serão capacitados 30 representantes de 15 diferentes organizações publicas e privadas sem fins lucrativos da região. O curso terá 10 meses de duração, com carga horária total de 300 horas. As aulas serão ministradas pelos instrutores do Instituto Peabiru e o certificado expedido pela organização ao término do curso.

De acordo com Rui Martins, coordenador da Escola Juruti de Sustentabilidade e diretor adjunto do Instituto Peabiru, a expectativa é contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do município. "Buscamos formar uma comunidade de pessoas integradas, de convivência harmoniosa entre cidadãos, e que isso desenvolva uma massa crítica de planejadores que pensem em sustentabilidade" comenta.

Para Liege Silva Costa, representante da Comissão dos Direitos Humanos de Juruti-CDHJ, é de fundamental importância o desenvolvimento de um projeto como este no município para capacitar e orientar todas as instituições locais. "Também buscamos esses conhecimentos e queremos ter representantes da nossa entidade na Escola de Sustentabilidade para podermos atuar de maneira mais eficaz junto à sociedade", conclui.

Perfil do Instituto Alcoa - Criado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa tem como principal objetivo melhorar a condição de vida das comunidades onde a Companhia e suas subsidiárias atuam. Por meio de programas sociais e a partir de doações das empresas do grupo, além de recursos adicionais provenientes da Alcoa Foundation, o Instituto financia projetos que atendam às reais necessidades e carências das comunidades. São ações predominantemente nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e bem-estar social. Essa atuação da Alcoa tem como forte aliado o engajamento em ações voluntárias por parte dos funcionários.

Em 2008, o total de recursos destinados pela Alcoa, Instituto Alcoa e Alcoa Foundation foi de R$10,2 milhões, distribuídos em doações pontuais, projetos comunitários e programas de voluntariado. Desde 1995, essas doações já somam cerca de R$90 milhões, em mais de 1800 projetos comunitários, totalizando mais de 1 milhão de horas de trabalho voluntário. Apenas em 2008 foram beneficiadas mais de 940 mil pessoas, em 32 municípios brasileiros.

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as "empresas mais admiradas do Brasil" em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | Site www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira