Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2009 - 09:22

Busca por talentos executivos cresce em cenário de crise econômica mundial

Pesquisa da Korn/Ferry International indica que executivos apostam na recuperação do mercado de trabalho em 2009.

Taxa de desemprego crescente e um mercado de trabalho ainda mais desafiador. Nesse cenário turbulento, executivos de todo o mundo se mostram otimistas e apontam que a guerra por talentos está apenas começando. Os dados foram mensurados na pesquisa realizada pelo Instituto Korn/Ferry com executivos de todo mundo, durante o mês de janeiro de 2009, mesmo período em que os efeitos da crise econômica mundial reduziram significativamente os postos de trabalho em todo mundo.

De maneira positiva, a grande maioria dos entrevistados está confiante em sua própria carreira e acredita que em 2009 haverá recuperação no mercado de trabalho. Em relação ao aumento da demanda por talentos, por exemplo, mais de três quartos (77%) dos executivos sentem que irá crescer nos próximos cinco anos - e em volume maior do que durante os últimos cinco anos. Outros 45% apontam que a procura aumentará significativamente e apenas 13% sentem que a procura irá diminuir em relação aos últimos cinco anos.

Apesar da forte onda de demissões, 52% dos executivos afirmam que haverá uma recuperação no mercado de trabalho ainda neste ano, embora 35% acreditem que a melhora só chegará no segundo semestre. Outros 39% esperam que os desafios do mercado de trabalho se estenderão até 2010 e 9% acreditam que a atual depressão econômica do mercado levará dois anos ou mais para se recuperar.

Para aqueles que buscam uma nova colocação, as respostas demonstram otimismo. Metade deles (50%) diz que está "muito confiante" e 30% estão "um pouco confiantes" de que irão encontrar um trabalho que corresponda às suas expectativas em 2009. Apenas 10% dos que buscam novas oportunidades estão incertos sobre suas perspectivas.

"Essa movimentação do mercado abre oportunidades para que as empresas tenham acesso aos talentos antes indisponíveis. Isso é interessante tanto para as empresas, que ganham na qualidade de seu time, quanto para os executivos que têm sua trajetória valorizada", explica Sergio Averbach, presidente da Korn/Ferry International na América do Sul.

Segundo análise da Korn/Ferry, empresas que operam em indústrias mais atingidas pela recessão, provavelmente perceberão mais rapidamente a necessidade de buscar novos talentos executivos para garantir as ações planejadas para vencer os efeitos da crise.

Metodologia - A pesquisa do Instituto Kork/Ferry Internacional foi baseada nas opiniões dos executivos registrados no Centro de Executivos da empresa, ekornferry.com. Entrevistados de mais de 70 países, de áreas funcionais e da indústria, participaram da pesquisa que foi realizada em janeiro de 2009.

Perfil da Korn/Ferry International - A Korn/Ferry International, com mais de 90 escritórios em 39 países, é uma provedora líder global de soluções para a gestão de talentos. Com sede em Los Angeles, a empresa oferece uma gama de soluções que ajudam os clientes a identificar, empregar, desenvolver, reter e recompensar seus respectivos talentos. | Site http://www.kornferry.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira