Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2009 - 09:25

As tendências de remuneração frente à nova realidade econômica

Face às mudanças no cenário econômico e empresarial mundial, a Watson Wyatt atualizou, como nas edições anteriores, os resultados de sua última Pesquisa de Remuneração Total no Brasil (Strategic Compensation Survey), contemplando os reajustes salariais coletivos e individuais realizados entre junho e novembro de 2008, bem como as previsões para 2009.

Com base nesta atualização, observou-se que os acordos coletivos realizados no período apresentaram, em geral, reajustes superiores aos índices de inflação, propiciando um ganho real aos empregados, sobretudo quando comparado ao INPC — principal índice de referência para negociações salariais. Quanto aos aumentos individuais, somente 15% das empresas o concederam para não executivos. Destas, apenas 2/3 estenderam os reajustes para os níveis executivos, o que pode ser explicado pelo fato de a maioria das organizações concentrar os aumentos salariais individuais nos meses de março e abril.

Nos últimos três anos, houve reajustes salariais coletivos com ganhos reais aos empregados entre 1% e 2% acima dos índices de inflação do período. No entanto, em função do agravamento da crise econômica, a maioria das empresas (62%) trabalha com a expectativa de apenas reposição plena da inflação. Desconsiderando as movimentações (contratações e demissões) do quadro de empregados, a previsão para o crescimento da folha de pagamento em 2009 situa-se em torno de 7% para o mercado geral, ou seja, porcentual superior à meta de inflação estabelecida pelo governo de 4,5% para o IPCA.

Enquanto nas economias mais desenvolvidas os impactos da crise tendem a ser mais significativos, observa-se que por enquanto os profissionais de recursos humanos no Brasil possuem uma visão mais otimista, pois 62% das empresas reportaram como expectativa a manutenção dos postos de trabalho, enquanto outras 21% esperam um aumento de quadro. Em relação às novas vagas previstas para 2009, somente 2% acreditam que estas sejam eliminadas.

Apoiada nesse estudo, a Watson Wyatt iniciou os trabalhos da 7ª edição da Strategic Compensation Survey, uma ferramenta de alta qualidade que cobre mais de 400 cargos, em todo o Brasil, incluindo todo o pacote de remuneração, como salário base, incentivos de curto e longo prazo e os principais benefícios oferecidos, fornecendo aos profissionais de recursos humanos dados estratégicos para a tomada de decisões.

Diante da atual conjuntura, este estudo poderá fornecer o balizamento para as políticas de RH. No ano passado, o trabalho teve um crescimento de 35% no número de empresas participantes. As informações reportadas apresentaram as mais atualizadas práticas de mercado em administração salarial, bem como os dados para a gestão da remuneração das empresas. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se: . Aumentos salariais mais acentuados nas áreas financeira, jurídica e marketing;

- Aproximadamente 20% dos indivíduos pesquisados receberam promoções entre 2007 e 2008 em decorrência da forte demanda por profissionais qualificados;

. Bônus pagos em 2008 de 10%, em média, acima dos valores previstos em política (target); e

. 41% das empresas com algum tipo de instrumento de retenção formal ou informal.

A pesquisa deste ano irá aferir se estas previsões se confirmaram e o que se espera para o próximo período, já que tais projeções foram detectadas em uma realidade econômica diferente da atual. Além disso, este novo trabalho dará os subsídios para a implantação das políticas de RH entre 2009 e 2010.

Perfil da Watson Wyatt Worldwide - A Watson Wyatt (NYSE, Nasdaq: WW) é a parceira das organizações líderes do mercado global em assuntos financeiros e de capital humano. Os serviços globais da empresa incluem: gestão de custo e eficácia dos programas de benefícios aos empregados; desenvolvimento de estratégias de retenção, atração e recompensas; consultoria estratégica e financeira às seguradoras e empresas de serviços financeiros; e a provisão de tecnologia, serviços de informação e terceirização relacionados a recursos humanos. A Watson Wyatt tem mais de 7.700 associados distribuídos em 32 países. | www.watsonwyatt.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira