Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2009 - 09:31

Número de cheques pré-datados cresce no Brasil

Maranhão lidera o ranking com 91,62%.

São Paulo – Em tempos de crise, a solução adotada pelos varejistas para garantir as vendas é diversificar as opções de pagamento. O cheque tem atraído a clientela motivado pelos benefícios que proporciona - maior flexibilidade de parcelamento e negociação (direta com o lojista), ausência de taxa administrativa etc. Segundo pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, o número de cheques pré-datados, cresceu 0,30% em janeiro, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, somando um total de 79,92% no índice Brasil de cheques emitidos.

"Como o país sofreu uma redução na oferta de crédito, o varejista continua apostando no cheque como uma opção vantajosa de vender mais e ainda, proporcionar aos clientes facilidades de prazo e parcelamentos", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque. De acordo com estimativas do Banco Central, em 2008 o cheque movimentou R$ 2.232 trilhões, enquanto os cartões movimentaram R$ 387,80 bilhões. "Isso só prova que o cheque continua sendo um meio de pagamento forte no país", destaca Praxedes.

Apesar do aumento no uso do pré-datado, o marcador da TeleCheque registrou um declínio de 0,98% de dezembro de 2008 para janeiro de 2009. "Essa queda é natural, refletindo os gastos de final do ano. Já em janeiro, o consumidor fica mais atento devido ao acúmulo das despesas de início de ano", completa Praxedes.

Em relação aos Estados, no ranking de pré-datados, a liderança ficou com Maranhão (91,62%), que registrou um crescimento de 5,25%, quando comparado com o mês de janeiro de 2008. Na sequência estão Rio Grande do Norte (88,53%), Pernambuco (88,36%), Amazonas (87,14%) e Minas Gerais (84,41%). Já no ranking por segmento, a liderança dos cheques emitidos pré-datados ficou com o setor de Vestuário (87,48%), seguido de Móveis e Decoração (87,47%), Calçados (85,52%) e Supermercados (85,48%).

Os indicadores dos Estados na tabela abaixo:

* Critérios da pesquisa: Com abrangência nacional, a TeleCheque avalia o índice de cheques pré-datados, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas. AV= À vista.

Perfil da TeleCheque: Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira