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27/02/2009 - 09:38

Aprendizagem industrial do SENAI/SC cresce 37% em 2009

Para sustentar crescimento, instituição estabelece padrão de qualidade dos cursos.

Florianópolis - Para que o volume de matrículas nos cursos de aprendizagem industrial cresça sem prejuízos na sua qualidade, o SENAI/SC, estabeleceu um padrão para atuação neste nível da educação profissional, cujas matrículas aumentaram 37% no início de 2009, totalizando cerca de 6 mil estudantes. As diretrizes da aprendizagem industrial do SENAI/SC estão sendo discutidas nesta quinta e sexta-feira (dias 26 e 27), em Florianópolis, pelos coordenadores dos cursos em todo o Estado. Gratuitos e destinados a jovens de 14 a 24 anos, os cursos de aprendizagem são focados na inserção no mercado de trabalho.

A criação de um padrão de qualidade para a aprendizagem industrial integra o Programa Educação em Movimento, que vem sendo implementado há um ano pelo SENAI/SC e atinge todas as modalidades de educação da instituição, da qualificação à pós-graduação. O programa tem o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre a qualidade da educação no país e buscar mecanismos para garantir a qualidade dos cursos da própria instituição.

Com uma gestão reconhecida em âmbito nacional e um elevado índice de empregabilidade de seus egressos (acima de 90% em cursos técnicos e superiores de tecnologia), a entidade avaliou que possuía um padrão de desempenho acima da média. Contudo, a projeção de crescimento exigia ações que garantissem um padrão de qualidade para todas as unidades.

No caso da aprendizagem, o SENAI/SC identificou algumas dificuldades, como por exemplo, o elevado índice de evasão. "São jovens, que nem sempre têm a certeza do que querem realizar e às vezes têm crises de valores", explica o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda. "Mas um aluno que abandona um curso causa prejuízo a si próprio, à sociedade e à instituição de ensino", acrescenta. Para isso, o SENAI deve envolver sempre mais os pais na orientação dos filhos, além de adotar uma pedagogia cada vez mais atrativa e eficaz. O modelo de educação por competências, que prevê a execução de projetos integradores de várias disciplinas deve ser fortalecido.

Outras medidas debatidas pelos especialistas do SENAI, estão propostas de fidelização dos alunos, para evitar a evasão e promover a educação continuada; o estabelecimento de padrões de laboratórios e outros indicadores de desempenho. "A qualidade não pode ser um discurso vago, uma expressão subjetiva. Para se garantir a qualidade de um produto ou serviço, precisamos estabelecer indicadores claros e objetivos em atributos que sejam relevantes para os clientes", afirma o diretor do SENAI.

Segundo Arruda, o sistema de gestão da entidade já vem, há vários anos, atuando no sentido de criar e buscar o atendimento de elevados padrões de qualidade em todos os serviços da instituição. "A partir da implantação do Programa Educação em Movimento, estamos buscando uma excelência pedagógica e adotando padrões para todo o estado; queremos que os cursos tenham o mesmo padrão em qualquer das unidades do SENAI no Estado", completa.

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