Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2009 - 07:45

Retomada dragagem de manutenção do Porto Novo

Após a realização de testes a draga Governador Dornelles, de propriedade da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), reiniciará na tarde do dia 28 de fevereiro (sábado), a dragagem de manutenção próxima ao cais do Porto Novo (cais comercial). Na sexta-feira (27), o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, o diretor Técnico do Porto, Carlos Renato da Cruz Rodrigues e técnicos da Suprg inspecionaram a draga.

A retomada foi possível após Branco participar de reunião na Secretaria de Infra-Estrutura e Logística (Seinfra) no dia 10 de fevereiro, quando obteve a autorização do secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, para realizar a compra emergencial de combustível (fuel oil) possibilitando o funcionamento da draga. O serviço havia sido interrompido para a manutenção do equipamento e por falta de combustível devido ao processo licitatório para a compra do mesmo.

Conforme Branco, com a autorização da Seinfra foram adquiridos pela Suprg 70 toneladas de combustível. Embora tenha sido realizada a compra emergencial, foram mantidos junto a Central de Licitações do Estado (Celic) os trâmites licitatórios para a compra de mais 120 toneladas de combustível. "Procuramos agilizar o processo para garantir a permanência do calado de 31 pés no Porto Novo, gerando segurança para nossos operadores portuários e possibilitando a utilização plena do cais, que pode operar simultaneamente sete navios", disse o superintendente.

Os serviços reiniciarão no cabeço 40 e se estenderão até o 47 (210 metros de comprimento), numa distância de 30 metros do cais para dentro do canal. As atividades nesse trecho deverão levar um mês para serem concluídas. Para a realização do desassoreamento será utilizada uma draga de alcatruz (com caçambas), tendo em vista que a estrutura do cais não suporta uma dragagem por sucção, normalmente utilizada nos serviços de dragagem dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande. A obra conta com Licenciamento Ambiental, com o acompanhamento da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Porto do Rio Grande (DMASS), e com o monitoramento através dos laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). | Por: Alan Bastos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira