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28/02/2009 - 08:26

Empresa de energia, produto popular e de luxo são alguns dos novos setores incluídos na avaliação do marcas de quem decide 2009, diz QualiData

480 dirigentes empresariais foram ouvidos pela QualiData em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

A mais abrangente aferição dos níveis de lembrança e preferência de marcas em 100 setores da economia no Rio Grande do Sul, realizado pela Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico, através do projeto Marcas de Quem Decide, tem novidades para a sua 11ª edição. Novos setores foram incluídos no estudo e avaliados conforme os critérios da pesquisa. Entre eles, Corretora de Valores, Empresa de Energia, Destino Turístico Estadual, Produto Popular e Produto de Luxo. O estudo que aborda os produtos, serviços e empresas, além das categorias especiais Grande Marca Gaúcha e Preservação do Meio Ambiente, consiste em uma pesquisa que ouve empresários, executivos e profissionais liberais do Rio Grande do Sul.

“Foram entrevistadas 480 pessoas, residentes em mais de 40 dos principais municípios do Rio Grande do Sul, distribuídos em sete regiões de todo o Estado. Os municípios da amostra concentram 63% da população e 67% do total de empresas do RS”, informa o idealizador e diretor do Projeto, Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues. Segundo ele, os entrevistados foram escolhidos por sorteio aleatório e convidados a participar da pesquisa com respostas espontâneas, recebendo como estímulo apenas a citação dos setores pesquisados.

Para realizar a pesquisa, a QualiData mobilizou uma equipe de 30 profissionais com dedicação exclusiva aos processos de planejamento, desenvolvimento de sistemas, coleta de dados, supervisão, fiscalização, processamento, análise e administração de todo o processo.

Atualmente, o Projeto Marcas de Quem Decide reúne em seu banco de dados cerca de 35 mil registros de marcas de produtos, serviços e nomes de empresas, com suas respectivas posições na lembrança e na preferência do público pesquisado. “Trata-se de um patrimônio incalculável pela capacidade de reunir em um só lugar um amplo conjunto de dados sobre o lugar que marcas e nomes comerciais ocupam na cabeça dos consumidores”, afirma o consultor. Os resultados dos últimos anos desta pesquisa podem ser acessados no site da QualiData: www.qualidata.org.

Metodologia: pesquisa conclusiva descritiva, que utiliza a técnica não-probabilística com amostragem estratificada.

A QualiData utilizou na coleta de dados o sistema CATI (entrevista telefônica assistida por computador).

Período do levantamento: 25 de novembro de 2008 a 25 de janeiro de 2009, num total de 480 entrevistados.

Perfil da amostra,: Proprietários de empresas: 55 % | Executivos e diretores contratados: 33 % | Profissionais liberais: 12 % .

Homens: 77 % | Mulheres: 23 %, de 18 a 25 anos de idade: 9 % | 26 a 39 anos de idade: 34 % | 40 a 59 anos de idade: 45 % | 60 anos de idade ou mais: 12 %.

Distribuição geográfica.: Porto Alegre – 28 % | Região Metropolitana (exceto Capital) – 21 % | Região Norte/Missões – 10 % | Região Centro – 10 % | Região Sul – 10 % | Região Fronteira/Campanha – 9 % | Região Serra/Litoral Norte – 12 %.

Intervalo de confiança do estudo: 95% | Margem de erro: 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

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