Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2009 - 08:29

Na escola, cantando, atuando ou jogando xadrez

Escolas cariocas investem em atividades diferenciadas extra classe .

Com tantas atividades escolares, ter um tempo para praticar uma atividade que proporcione prazer virou item de primeira necessidade para os estudantes. Para a psicóloga Valésia Vilela, dar "uma pausa nos estudos é muito importante e é preciso encontrar formas de, ainda que em pequenas doses, praticar alguma atividade alternativa". Segundo ela, essa "pausa" pode até contribuir para um melhor rendimento em sala de aula. Melhor ainda se puder ser praticada dentro do ambiente escolar. Escolas cariocas como o tradicional Colégio Palas, na Tijuca e no Recreio, e o Centro de Educação e Cultura (CEC), na Barra, investem em atividades diferenciadas para estimular o interesse dos alunos e aliviar o estresse do dia-a-dia.

"Praticar uma atividade alternativa que proporcione prazer dentro da própria escola oferece segurança, além disso, no meio do corre-corre diário, é mais prático para os pais", diz Valésia. Segundo a psicóloga, muito importante é que a opção pela modalidade seja do próprio aluno "Os pais devem tentar não influenciar. É preciso respeitar a vontade dos filhos para que a atividade não se torne uma obrigação. A criança ou adolescente precisa querer", explica. "Essa atividade pode ser cultural, de lazer, ou física. Importante é que seja uma escolha própria".

Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio CEC, Júlio Augusto Farias, praticar uma atividade alternativa serve como válvula de escape e ajuda a combater o estresse. "O estudante deve organizar sua agenda para que tenha tempo de estudar e praticar alguma atividade que proporcione prazer". No CEC, além dos cursos esportivos, os alunos podem escolher entre atividades como aulas de teatro, dança ou de tecido acrobático.

.Duas vezes na semana, Thaís Thompson e Ana Carolina Coelho, de 17 anos, treinam manobras penduradas em faixas de tecido acrobático _ "Eu costumava malhar, mas as atividades físicas não aliviavam a minha mente da pressão do Ensino Médio. Por exigir concentração e demandar muito esforço, a acrobacia aérea alivia o estresse", conta Thaís. A aula de tecido acrobático também é a opção de Ana Carolina_ "Depois que comecei a fazer as aulas melhorou minha atenção em sala de aula", conta. O CEC Music Festival, que faz parte do calendário anual da escola, é outro momento de descontração _ "Os alunos ensaiam com suas bandas no estúdio da escola e tem momentos de lazer na rotina escolar", conta Júlio.

Cantar foi a opção ecolhida pelas amigas Talita Méier e Júlia Nicasio, 17, alunas do Colégio Palas, na Tijuca _ "Faço parte do coral desde o início e canto para aliviar o estresse dos estudos. De quebra, ainda me divirto bastante, conta Talita. O Coral é levado a sério. Os jovens cantores tem se destacado em palcos de todo o Estado do Rio, sob a regência de Alice Ramos Sena, que também é professora de música dos colégios de Aplicação da UFRJ e Pedro II.

Para Alice, os benefícios físicos de participar da música podem ser sentidos na "respiração, inteligência e raciocínio, além de aperfeiçoamento da audição". Ela diz que o aluno "passa a ouvir música de uma maneira diferente e também são observados melhora da auto-estima". O conhecimento musical ainda "ajuda na construção da personalidade e no crescimento cultural", frisa _ "A música clássica é fonte de equilíbrio para o corpo e a mente".

Já a oficina de xadrez, além de tirar o aluno dos livros, ajuda trabalhar o raciocínio, aprimora a concentração e o aprendizado e melhora o rendimento. Essa é a aposta do Colégio Palas, unidade Recreio, conforme explica o diretor Eduardo Yazéji _ "O raciocínio mais rápido melhora o desempenho nas salas de aulas, em todas as disciplinas e contribuir para uma convivência em harmonia", diz.

Yazèji destaca que os benefícios do xadrez no ensino são inúmeros. _ "Além de auxiliar a memória, a capacidade de leitura, de pensar logicamente, aumento da criatividade, coordenação, auto-estima e aumento da capacidade de cálculo matemático, o xadrez promove a integração social e diminui o estresse". Outra opção é a Oficina de Robótica, que tem encantado as crianças e, de quebra, estimulado o raciocínio dos pequenos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira