Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2009 - 08:32

World Economic Forum anuncia selecionados para o Programa Jovens Líderes Globais 2009


Quatro dos 17 líderes da América Latina selecionados para o programa são brasileiros.

Genebra, Suíça – O World Economic Forum anuncia hoje os escolhidos para seu programa Jovens Líderes Globais (Young Global Leaders / YGL) para o ano de 2009. O processo de seleção, realizado anualmente pelo Fórum, reconhece e destaca de 200 a 300 jovens líderes mundiais por suas realizações profissionais, seus compromissos com a sociedade e seus potenciais para influenciar o futuro do mundo.

O Forum selecionou jovens líderes globais de 71 países. Os escolhidos representam os setores empresarial, governamental, acadêmico, organizações sem fins lucrativos, meios de comunicação e sociedade. A lista abrange todas as regiões: Leste da Ásia (54), Europa (58), Oriente Médio e Norte da África (12), América do Norte (45), Sul da Ásia (24), África Subsaariana (20) e América Latina (17).

“O World Economic Forum é uma verdadeira comunidade “multistakeholder” de tomadores de decisões globais. Entre as comunidades do Fórum, os Jovens Lideres Globais representam a voz para o futuro e um catalisador para iniciativas de interesse da sociedade global. Como atualmente estamos enfrentando uma das épocas mais desafiadoras econômica e socialmente, os Young Global Leaders são ainda mais importantes para desenvolver, projetar e liderar um mundo comprometido com as mudanças positivas”, disse Klaus Schwab, fundador e presidente-executivo do World Economic Forum.

Os Young Global Leaders da América Latina são oriundos de 12 países e contam com históricos profissionais bem diversificados. Entre eles, Henrique Alves Pinto, presidente do conselho e diretor-executivo da Construtora Tenda, do Brasil; Yoani Sanchez, blogueira de Cuba; Marisol Argueta, ministra das Relações Exteriores de El Salvador; Nik Kafka, fundador e diretor-executivo de Teach a Man to Fish, do Paraguai; e Gustavo Dudamel, diretor musical da Orquestra Jovem Simón Bolívar, da Venezuela.

Além de Henrique Alves Pinto, da Tenda, outros três brasileiros foram selecionados, Paula Santos, da Tathagata; Sandro José de Souza do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e Luke Dowdney da Fundação Fight for Peace. O Brasil é o País latino-americano com o maior número de Jovens Líderes Globais para 2009.

Em um conjunto de cinco mil candidatos, os Young Global Leaders de 2009 foram escolhidos por um comitê de seleção, presidido pela rainha Rania Al Abdullah, do Reino Hashemita da Jordânia, que reuniu 31 eminentes líderes da mídia internacional. Para ver a lista completa do comitê de seleção, clique aqui.

Os selecionados de 2009 participarão de uma plataforma ainda mais abrangente com uma comunidade que reúne, atualmente 480 jovens lideres de destaque. Os Jovens Líderes Globais encontram-se em reuniões de cúpula semestrais, bem como em eventos e reuniões do Fórum ao longo do ano e colaboram em iniciativas para enfrentar alguns dos principais desafios de nossa geração.

"Participar da comunidade de Young Global Leaders tem sido uma das experiências mais enriquecedoras desde que fui indicada em 2008. É uma comunidade única e “multistakeholder” com jovens líderes excepcionais, que compartilham valores e idéias comuns, e que trabalham com o desafio de ajudar a moldar um futuro melhor. Dentro da comunidade, o subgrupo da América Latina é extremamente ativo, animado, inteligente e cheio de energia. Há pessoas maravilhosas que abrem novas portas e visões em nossas vidas”, afirma Christina Bitar, diretora-executiva da Independientes en Red, do Chile. “Há um valor enorme em compartilhar com diferentes pessoas de todo o mundo e da nossa região não apenas as nossas atividades e idéias, mas também em nos tornarmos amigos e nos ajudarmos mutuamente a desenvolver os nossos potenciais para oferecer o melhor que pudermos."

Programa Young Global Leaders - Fundado em 2004 pelo Professor Klaus Schwab, o Young Global Leaders [ www.younggloballeaders.org] é uma comunidade única e “multistakeholder” que reúneos mais extraordinários jovens líderes do mundo, que dedicam parte de seu tempo a abordar conjuntamente desafios globais, e que têm o compromisso de consagrar parte de seus conhecimentos e de sua energia para trabalhar coletivamente para um futuro melhor. Juntos, os Young Global Leaders procuram descobrir soluções inovadoras para os problemas atuais mais prementes, mediante diversas iniciativas e fluxos de trabalho, bem como catalisando a próxima geração de líderes.

O World Economic Forum é uma organização internacional independente com o compromisso de melhorar a situação do mundo, envolvendo líderes em parcerias para formular as agendas globais, regionais e setoriais. Constituída como uma fundação em 1971 e com sede em Genebra, Suíça, o Forum é imparcial e sem fins lucrativos; não está vinculado a nenhum interesse político, partidário ou nacional [www.weforum.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira