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03/03/2009 - 09:23

Brasil marca presença na CEBIT 2009

São Paulo- Em sua décima participação consecutiva na CeBIT, maior evento mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a delegação brasileira, sob a marca Brazil IT, será integrada por 15 empresas e um consórcio. O evento começa nesta terça-feira, 3, em Hannover, na Alemanha. No ano passado, mais de 5.800 empresas de 80 países apresentaram seus produtos e soluções no evento, que foi visitado por cerca de meio milhão de pessoas.

A presença brasileira na CeBIT é mais uma ação do PSI-SW (Projeto Setorial Integrado para Exportação de Software e Serviços Correlatos), desenvolvido pela SOFTEX com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Assim como nos anos anteriores, a operacionalização da participação nacional na mostra foi delegada à SOFTSUL, Agente SOFTEX em Porto Alegre.

“Em função dos bons resultados alcançados pelo PSI-SW no ano passado, começamos 2009 com o apoio integral da Apex-Brasil, o que nos permitiu renovar e fortalecer nossas ações de fomento à exportação, bem como de divulgação da marca Brazil IT. A participação na CeBIT, além de tradicional, é uma das nossas principais iniciativas e, apesar da grave crise internacional, temos grandes expectativas para a concretização de novos negócios e parcerias nesta edição”, analisa Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX.

A exemplo do que ocorreu em 2008, serão dois estantes: um na área de software e outro na de telecomunicações. Interact Solutions, Quality Software, Módulo, SCA Systema Consultores Associados, PROCEMPA (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), além do Consórcio empresarial UNACORP, apresentarão suas soluções e serviços no estande de software. Digistar Telecomunicações, Digitel SA e Datacom no de Telecom.

A carioca Quality Software (www.quality.com.br), líder em desenvolvimento de software para gerenciamento, controle, modelagem e teste de software, participa da CeBIT pela quarta vez. Ela apresentará sua unidade de Teste de Software, que abrange diversos domínios, da consultoria à implantação de Processos conforme modelos CMMI e ISO 9001/2000, passando pela implementação de métricas para projetos de testes e treinamento específico e especializado, entre outros.

Já a paulista SCA Systema Consultores Associados (www.scasystema.com.br), presente ao evento pela segunda vez, destacará sua expertise em tecnologia de conversão para IFRS, o padrão internacional de informações financeiras. “A Europa aderiu às IFRS em 2005. Por isso, nosso objetivo na CeBIT é duplo: buscar representantes e parceiros para comercializar a solução SCA e também conhecer melhor a experiência européia e enriquecer o sistema e a metodologia”, explica Antonio Coló, presidente da SCA. Ele lembra que no Brasil as empresas de grande porte, de capital aberto e bancos estarão em IFRS em 2010, no Canadá em 2011, nos Estados Unidos em 2014. “Com a crise, nosso potencial de vendas aumenta, pois os clientes acabam se preocupando menos com o nome do fornecedor e mais com a qualidade operacional e com o custo da solução. É uma oportunidade para o Brasil”, conclui.

O Consórcio Unacorp - Consórcio de Empresas para Exportação de Software e Serviços - começou 2009 empenhado em consolidar sua marca no mercado internacional, daí o interesse em participar do estande brasileiro na CeBIT. “Nosso objetivo é o de contatar empresas de todo o mundo buscando concretizar a venda de serviços de desenvolvimento de software, basicamente no modelo offshore”, detalha Eduardo Radziuk, diretor-executivo do Consórcio, integrado pelas empresas Advanced IT (www.advancedit.com.br), DBServer (www.dbserver.com.br), Datum TI (www.datum.inf.br), Kenta (www.kenta.com.br), Qualità (www.qualita.inf.br) e Softdesign (www.softdesign-rs.com.br).

As empresas integrantes da missão comercial à CeBIT, além de presença física nos estandes brasileiros nos pavilhões de software e telecom, participarão de palestras e de rodadas de negócios. Está também prevista uma intervenção com empresas indianas presentes ao evento visando a formação de parcerias de alcance global.

Softsul (www.softsul.org.br) A Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul) é uma organização não-governamental constituída na forma de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de direito privado e de caráter público. A Instituição tem como objetivo promover o desenvolvimento sócio-econômico e o aumento da competitividade do setor produtivo de software brasileiro, além da indústria de software e serviços de informática sediada no Estado do Rio Grande do Sul.

SOFTEX - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX - é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado programa prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema SOFTEX é composto pela SOFTEX e pela rede de Agentes Regionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema SOFTEX é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil.

APEX-Brasil (www.apexbrasil.com.br) - A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.

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