Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2009 - 09:23

Prefeitura de Santos utiliza equipamentos 3Com para modernizar sua estrutura de rede e agilizar o atendimento ao cidadão

O próximo passo do município é finalizar o projeto de uma Infovia, capaz de interligar todos os 238 prédios da administração.

Santos (SP) - Na busca de um atendimento mais ágil e qualificado à população, a Prefeitura de Santos vem investindo, desde 2005, na modernização de seu parque tecnológico com equipamentos 3Com. Inicialmente, havia um legado de dois switches da linha 3300, com ligações de fibra óptica somente entre os prédios do Paço Municipal e o Banco do Brasil, onde funciona parte da administração.

Em 2006, a prefeitura investiu R$ 100 mil na aquisição do primeiro core de rede (switch 5500 G) e, posteriormente, na compra de três switches 3824 e de cinco da linha 3226, através da revenda Net Telecom. Dessa maneira, a ligação entre switches e servidores centrais passou a ser de 1 Gbps. O aumento significativo na velocidade de rede foi o primeiro grande impacto do projeto de modernização da infraestrutura de TI da cidade.

“Desde 2005, o Departamento de Modernização Administrativa e Gestão da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Santos decidiu apostar numa visão mais estratégica da tecnologia. Não bastava investir em servidores, banco de dados, microcomputadores e softwares, se não houvesse a preocupação com a transmissão de dados, com a topologia da rede, no gerenciamento de conexões e segurança, ou seja, seriam necessárias aquisições de equipamentos de ponta para atingir a maturidade esperada. Surgiu, então, a necessidade de implementar uma Infovia em Santos para oferecer, de forma integrada, um melhor atendimento ao cidadão. Conhecemos diversos projetos, participamos de palestras, reuniões e as soluções que nos chamaram a atenção foram as desenvolvidas em parceria com a 3Com”, explica Roberto Cruz, da Coordenadoria de Engenharia da Prefeitura de Santos.

Para implantar o início da Infovia Municipal, a Prefeitura de Santos contou com a ajuda do Banco do Brasil, que investiu cerca de R$ 1,5 milhão no projeto – na construção de um anel de fibra óptica de 24 km e de quatro pontos de repetição - POPs (Unidade Básica de Saúde do Campo Grande, Hospital Municipal Silvério Pontes, Pronto Socorro da Zona Leste e Companhia de Engenharia de Trânsito), além de uma central de monitoramento com soluções 3Com (switches 4500 e em alguns pontos o modelo 5500), 28 câmeras, monitores e equipamentos de armazenamento de informações, tendo novamente como vencedora da licitação a revenda Net Telecom, responsável também pela implementação.

“O próximo passo é investir na ampliação do anel principal de fibra ótica, para atender outras áreas da cidade de Santos, com velocidade de alta performance. Serão instaladas também mais vinte câmeras dome, com giro de 360 graus e alcance de 500 metros”, afirma Cruz. Com isso, a informação, dados e imagens, vai trafegar em alta velocidade e seguirá para um centro de monitoramento e processamento, construído com equipamentos de última geração.

De acordo com a Coordenadoria de Engenharia da Informação da Prefeitura de Santos, os principais diferenciais dos produtos e soluções 3Com são a implantação simplificada, a oferta de soluções amigáveis e o gerenciamento completo da informação, com envio de mensagens via e-mail ou celular.

“Se a rede correr algum risco, a prefeitura é avisada antecipadamente para que medidas sejam tomadas rapidamente, antes que o problema ocorra, pois a maioria dos casos são resolvidos automaticamente através da redundância. A possibilidade de monitoramento remoto é um grande diferencial das soluções oferecidas pela 3Com”, explica Roberto Cruz.

Com a padronização dos equipamentos, a Prefeitura de Santos garante qualidade em toda a rede. Para 2009, a expectativa é facilitar, ainda mais, o acesso da população aos serviços municipais. O switch 8800 da 3Com, recém adquirido, atende a expectativa de ampliações futuras, embora a demanda atual da rede não atinja 10% do que o equipamento pode oferecer. A tecnologia de ponta é uma aliada importante em setores da administração que necessitam de alto desempenho de rede, como os serviços de Geoprocessamento e alta disponibilidade, os sistemas de Saúde, Governo Eletrônico e Finanças.

“Os serviços de geoprocessamento, imagens e vídeos, utilizam arquivos muito pesados, que necessitam de uma banda larga de alta performance, por isso a opção pela fibra ótica e equipamentos de qualidade superior. Hoje, nos locais que já dispõem da Infovia, a ortofoto do geo ou um vídeo é transferida do banco de dados e servidores para o cliente de maneira instantânea. A integração das soluções do geoprocessamento e outros sistemas como o de Gestão Escolar permitem desde o mapeamento das matrículas realizadas em escolas públicas, até o estudo espacial do transporte escolar”, ressalta a Coordenadoria de Engenharia da Informação da Prefeitura de Santos.

Em 2009, a administração espera concluir o segundo anel com 24km de extensão e transformar o backbone principal, os dois anéis de 1 para 10 Gbps; construir 11 anéis secundários de fibra ótica a 1 Gbps e implementar switches 5500 PoE (Power Over Ethernet) em outras 265 unidades da Prefeitura, além de adquirir Telefonia IP e no breaks inteligente. Ao todo, serão mais 200km de fibra óptica. “Nossa meta é ter uma câmera em cada prédio público e levar fibra ótica a 1 Gbps para 98% das unidades e o restante via rádio, garantindo serviços, monitoramento e gerenciamento 24h”, complementa.

Perfil da Net Telecom - A Net Telecom é uma empresa atuante no mercado de tecnologia há 16 anos, tempo suficiente para atribuir em seu portifólio grandes obras de engenharia de telecomunicações e elétrica bem como implantação e customização de redes convergentes que facilitam e agilizam os processos em grandes organizações brasileiras.

Sempre se preocupando com a atualização, ao longo desses anos, a Net Telecom gerenciou e implantou redes que cobrem desde aplicações IBM 3270 com seus históricos cabos coaxiais de 93 ohms, topologias em barramento, token ring, passando por aplicações do tipo Ethernet e Fast Ethernet, até as mais sofisticadas implementações tais como Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet sobre UTP Cat. 5e, Cat.6, Cat.6a ou fibra óptica. | www.nettelecom.com.br.

Perfil - A 3Com é líder mundial no fornecimento de soluções de infra-estrutura de Redes, Segurança e Unified IP Communications para governo, indústria, comércio e serviços de todos os portes. Com mais 15 anos de presença no mercado Latino-americano, a 3Com oferece produtos homologados na Anatel, serviços, treinamentos, suporte e vendas de classe mundial, fornecendo alto valor de negócio para seus clientes.

Desde sua fundação, com a criação da tecnologia Ethernet, a 3Com não pára de evoluir. Sua liderança mundial em Redes e Comunicações IP Unificadas foi consolidada também em Segurança, através da sua divisão TippingPoint, elevando os padrões de utilização e confiabilidade da Rede.

Em adição, a plataforma aberta e também exclusiva 3Com, Open Services Networking (OSN), garante interoperabilidade e maximização dos seus investimentos. Em 2008, o InStat confirmou através de estudos com os maiores fabricantes mundiais de equipamentos de Rede, que a 3Com é o líder mundial em TI VERDE (Green IT) com larga vantagem sobre os demais fabricantes.

A 3Com garante a integração da arquitetura já existente e o crescimento da Rede, com segurança e qualidade, reconhecida e atestada mundialmente. (www.3com.com.br). Os distribuidores da 3Com no Brasil são Alcatéia, CNT, Network1, Officer e Philips.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira