Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2009 - 09:29

Grupo SCOR tem vantagens competitivas para atuar no Brasil

Há 12 anos no país, resseguradora tem muito a oferecer às companhias.

A abertura do mercado brasileiro de resseguro gera expectativas de grande demanda por resseguro. Com o fim do monopólio, as seguradoras passaram a escolher os seus parceiros resseguradores capazes de lhes prover com a necessária proteção em bases técnico-comerciais competitivas, além de fornecerem toda a garantia financeira de que precisam. “As nossas previsões são boas e promissoras, mas requerem o tempo para a adaptação do mercado brasileiro à nova realidade de mercado”, explica Blenio Oliveira Rodrigues, gerente de relacionamento com clientes da SCOR.

Como resultado desse processo de abertura gradual do mercado, na avaliação de Rodrigues, “haverá uma competição maior, tanto no âmbito de seguros quanto no de resseguros, mesmo que de forma gradativa, haja vista a manutenção temporária da reserva de mercado para os resseguradores aqui registrados como “locais”. Quem ganha com isso é o consumidor final”, afirmou.

Sem dúvida o consumidor será o maior beneficiado com as mudanças, porque terá mais produtos disponíveis e a preços mais justos. “A especulação puramente comercial tende a acabar e as seguradoras estarão mais atentas às suas margens comerciais em função da necessidade maior de cautela com suas bases técnicas”. Essas mudanças também exigirão das seguradoras um maior grau de profissionalismo, buscando melhorar as informações técnicas que servem de base para a negociação de seus contratos de resseguro. “A informação técnica será um divisor de águas fundamental”, garante o especialista.

E é nesse aspecto que a SCOR traz vantagens competitivas importantes para o mercado brasileiro. A resseguradora tem entre os seus principais fundamentos a boa técnica de subscrição. “Nossas operações são sempre tecnicamente respaldadas. Para isso contamos com os mais avançados instrumentos informatizados de subscrição. Além disso, a SCOR possui centros de excelência que nos permitem oferecer ao mercado todo suporte técnico necessário, garantindo conforto e confiabilidade aos nossos clientes”. Outro aspecto que destaca o Grupo no universo ressegurador é o fato de estar financeiramente muito sólido neste momento de crise global.

Para as seguradoras, o maior desafio será a adequação ao “mercado desmonopolizado”. Segundo Rodrigues, elas terão que se preparar para prover às resseguradoras informações claras e confiáveis de suas operações e, também, saber escolher os seus parceiros, com base nos aspectos técnicos, comerciais, financeiros e de segurança. Trata-se de uma relação de longo prazo e, assim, as companhias não podem correr riscos de crédito nas suas operações de resseguro. Por isso, o fator solidez financeira é fundamental. “A SCOR acredita tanto no mercado brasileiro que está presente aqui há 12 anos”, conclui.

O Grupo SCOR é o principal patrocinador da Conferência Brasileira de Resseguros - Brazilian Reinsurance Conference, que acontece pela primeira vez no Brasil nesta quarta e quinta-feira, 4 e 5 de março, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. | Por: Vania Absalão, Mariana Santiago e Rafaela Passos/VTN

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira