Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2009 - 10:04

Como desenvolver um projeto inteligente de design de embalagem


A conhecida frase “a primeira impressão é a que fica” também vale quando o assunto é a embalagem dos produtos. Nos disputados espaços das gôndolas de supermercados, farmácias e outros tipos de varejo conseguem se destacar os itens cujas embalagens atraem a atenção dos compradores.

Basta lembrar que, atualmente, mais de 70% das compras são decididas diretamente no PDV e, cada vez mais, os consumidores passam menos tempo em frente à gôndola para escolher o que levar. Então, fazer com que o consumidor estenda à mão na direção de um determinado produto depende também do impacto positivo da embalagem.

Além disso, outras pesquisas reforçam a importância das embalagens, pois mais de 90% dos produtos existentes em um hipermercado, que possuem a cerca de 50 mil itens, não têm uma campanha intensiva de mídia como TV, revistas e jornais. São produtos cuja comunicação com o consumidor é realizada prioritariamente por meio da embalagem.

Mauricio Speranzini, sócio-diretor da Speranzini Design e coordenador do Comitê de Design da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), explica como desenvolver um projeto inteligente de design de embalagem para que uma marca ou produto possa obter vantagens competitivas no PDV: As empresas brasileiras estão investindo no design das embalagens? . Esse investimento tem crescido, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido. O investimento na embalagem deve estar no projeto de desenvolvimento de um produto desde seu início. Em qualquer categoria, a concorrência é bastante acirrada e as embalagens devem ser vistas como canais de comunicação, apresentando os atributos e valores da marca ao seu público-alvo, mesmo que o produto esteja apertado em uma gôndola com centenas de outros. Ele tem que se destacar.

Quais as etapas iniciais que ajudam no design das embalagens? . O projeto de embalagem inteligente e consistente se desenvolve a partir das pesquisas de informações sobre o produto, a marca, a empresa, o mercado, as tendências no Brasil e exterior, tecnologia, materiais, aspirações dos consumidores. Esse detalhado estudo permite identificar elementos essenciais que servirão como base para os estudos de criação. Muitas empresas contratam pesquisa qualitativa ou quantitativa para melhor explicar e fundamentar os projetos de embalagens. O mix de comunicação integrada começa no design da embalagem.

Como podemos dizer que uma embalagem tem design inteligente e consistente? . Quando a embalagem atende os requisitos básicos de proteger e manter a saudabilidade do conteúdo, garantir a vida útil, facilitar o trabalho da logística e de exposição, oferecer uma boa relação custo-benefício, informar seus atributos de forma clara e objetiva e, sobretudo, servir como a base da comunicação integrada, gerar conforto e satisfação ao consumidor final. Sem percepção de valor e identidade de marca, o produto vira uma commodity e qualquer um serve. As empresas desejam que seu público se identifique, consuma e acredite na sua marca e a integre no seu dia a dia, como fosse alguém necessário e importante para seu convívio e confiança.

As empresas já estão percebendo que a própria embalagem é uma forma de conduzir mensagens pertinentes ao seu público direto, divulgando outros produtos da linha ou informações que aquele consumidor deseja, proporcionando serviços, como receitas, ou transmitindo informações institucionais ou da marca.

Speranzini - Desde 1987 desenvolve projetos de design de embalagem, produto, ponto-de-venda e ativação. A qualidade de seus serviços tem gerado investimentos e resultados, pois a globalização tem aproximado marcas, produtos e fornecedores, entretanto, distanciado os consumidores pela grande diversidade de opções. O design amplia sua importância para gerar diferenciação, atitude com personalidade, conforto, conveniência e empatia, agregando valor percebido e fidelização. E a Speranzini está sempre buscando o melhor equilíbrio para projetos vencedores com inovação, responsabilidade, prazos e orçamentos para clientes no Brasil e no exterior. A empresa tem como sócios Mauricio Speranzini e a diretora de arte Inah Olyntho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira