Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2009 - 10:24

PMI Santander Brasil setor industrial, pela Markit


PMI Santander é um indicador composto, criado para fornecer uma visão geral da atividade no setor industrial e funciona como um indicador de destaque para toda a economia. O indicador deriva de índices de difusão individuais que medem as mudanças na produção, novos pedidos, emprego, períodos de entrega dos fornecedores e estoques de mercadorias compradas. Uma leitura do PMI abaixo da marca de 50.0 indica que, de um modo geral, a economia industrial está em queda; acima da marca de 50.0, que ela está, de um modo geral, em expansão. Uma leitura equivalente a 50.0 assinala ausência de mudanças. Quanto maior for a diferença do valor de 50.0, tanto maior será a taxa de mudança assinalada pelo Índice. Índice Gerentes de Compras e PMI são marcas comerciais registradas da Markit Economics Ltd.

O PMI cresceu em fevereiro, mas continuou a indicar uma deterioração acentuada nas condições operacionais, com destaque para contrações da produção, de novos pedidos e de emprego diminuíram, mas permaneceram acentuadas. O prazo de entrega foi encurtado para patamar recorde para a série, e os preços de insumos caíram pela primeira vez desde o início da pesquisa - a deflação de preços de produtos acelerou-se.

As condições operacionais no setor industrial brasileiro deterioraram-se novamente em fevereiro, embora em ritmo mais lento. A produção e os novos pedidos continuaram a cair acentuadamente, enquanto que a ausência de pressão da demanda sobre a capacidade ociosa permitiu que as empresas completassem as cargas de trabalho existentes num ritmo considerável. As tentativas de redução dos recursos ociosos levaram os empregadores a reduzir bastante o número de funcionários durante o mês.

A principal medida obtida pela pesquisa é o Índice Gerentes de Compras™ (PMI™) Santander, sazonalmente ajustado - uma consolidação de dados criada para fornecer, em um único número, uma visão geral e instantânea do desempenho da economia industrial. O índice cresceu em relação ao seu ponto mais baixo nas séries em janeiro de 38,1, para 41,6 em fevereiro. Porém, a leitura mais recente indicou outro enfraquecimento sólido na saúde da economia industrial brasileira.

O componente principal do PMI, novos pedidos, continuou a diminuir em fevereiro. Os dados mostraram contrações igualmente severas tanto no mercado interno como no externo. Mas, a taxa média de declínio em novos trabalhos diminuiu acentuadamente, atingindo o seu ponto mais fraco desde outubro último.

Os respondentes culparam as fracas condições financeiras e econômicas globais pelo decepcionante desempenho das vendas. A taxa de diminuição na produção das indústrias brasileiras desacelerou-se em fevereiro para o seu ponto mais lento em quatro meses. Porém, o ritmo de declínio foi ainda acentuado.

A redução adicional nos negócios pendentes ajudou a evitar que a produção caísse tão rapidamente quanto os novos pedidos. Os trabalhos em processamento foram completados em ritmo rápido, embora não tão rapidamente quanto o recorde atingido no mês anterior.

Os fabricantes brasileiros continuaram a dispensar funcionários em fevereiro de modo a reduzir os custos e melhorar a produtividade. Os níveis de emprego contraíram-se por uma taxa considerável, apesar de terem diminuído em relação ao ritmo recorde para as séries registrado em janeiro.

Uma postura de redução de custos afetou também a atividade de compra e os níveis de estoques durante o último período da pesquisa. As empresas continuaram a reduzir as compras de insumos num ritmo acentuado, embora um pouco mais lentamente que no mês anterior.

Ao mesmo tempo, as estratégias de esvaziamento de estoque fizeram que tanto insumos quanto bens finais caíssem pelo segundo mês consecutivo nas unidades dos fabricantes brasileiros.

As empresas relataram melhora no desempenho médio dos fornecedores pelo quarto mês consecutivo. Ademais, com a queda pela demanda de insumos, os prazos de entrega encurtaram-se de maneira mais acentuada desde o início da pesquisa em fevereiro de 2006.

Em fevereiro, os preços de insumos diminuíram pela primeira vez desde o início da coleta de dados devido à redução da demanda global por combustíveis e matérias primas. As empresas repassaram custos menores para os clientes na forma de preços mais baixos, com a demanda fraca e a competição forte corroendo ainda mais o seu poder de fixação de preços.

Perfil do Grupo Santander Brasil - O Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real, em dezembro de 2008 contava com ativos totais de R$ 315 bilhões, R$ 204,3 bilhões de captações totais – R$ 124 bilhões em depósitos e R$ 80,4 bilhões em fundos de investimentos, mais de oito milhões de correntistas ativos e uma rede de 3.592 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Perfil do Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N), com sede em Madri, tem como atividade fundamental o banco de varejo, o qual complementa com desenvolvimentos globais em banco de atacado, cartões, gestão de ativos e seguros. Ao final de 2008, o Santander tinha €1,168 trilhão em ativos administrados de mais de 80 milhões de clientes atendidos em mais de 14 mil agências. Fundado em 1857, o Santander é o primeiro grupo financeiro na Espanha e na América Latina e conta com uma importante presença na Europa Ocidental e no Reino Unido.

Em 2008, o Banco obteve um lucro líquido atribuído de € 8,876 bilhões, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2007 sem incluir os ganhos extraordinários.

Na América Latina, o Santander é responsável pela gestão de um volume de negócios superior a US$ 200 bilhões (incluindo créditos, depósitos, fundos e patrimônios administrados), por meio de 6.089 agências. Em 2008, o Santander obteve na América Latina um lucro líquido atribuído de € 2,945 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2007. | Site: www.santander.com.

A pesquisa: PMI Santander se baseia em dados compilados a partir de respostas mensais a questionários enviados a executivos em 450 empresas industriais. O painel é estratificado geograficamente e de acordo com o grupo da Instituto Brasileiro de Goegrafia e Estatística (IBGE), com base na contribuição regional e do setor para o PIB.

As respostas à pesquisa refletem a mudança, se houver alguma, no mês em curso comparado ao mês anterior, com base em dados coletados no meio do mês. Para cada um dos indicadores, o “Relatório” mostra a porcentagem que relatou cada resposta, a diferença líquida entre o número de respostas mais elevadas/melhores e o de respostas mais baixas/piores, assim como o índice de “difusão”. Este índice representa a soma das respostas positivas mais a metade das respostas relatando “ausência de mudanças”.

Os índices de difusão são medidas sumarizadas convenientes e funcionam como indicadores antecedentes do comportamento de atividade econômica, sinalizando mudanças na direção desta variável. Um índice acima de 50 indica um aumento global nessa variável, abaixo de 50 indica um decréscimo global.

Todos os dados são ajustados sazonalmente. O Índice Gerentes de Compras (PMI) é um índice composto por cinco índices individuais, computados de acordo com as seguintes proporções: Novos Pedidos: 0,3; Produção: 0,25; Emprego: 0,2; Prazo de Entrega dos Fornecedores: 0,15; Estoque de Insumos: 0,1. O número do índice de Prazo de Entrega dos Fornecedores é invertido na composição PMI, de forma que ele se mova numa direção semelhante aos demais indicadores. O PMI é criado para mostrar um resumo conveniente de valor único da vitalidade do setor industrial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira