Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2009 - 10:52

Lazer em casa


Imóveis com o padrão condomínio-clube viram febre no país.

Piscina, espaço mulher, espaço gourmet, lounge, quadras recreativas, decks, academia, salão de jogos e LAN house. Itens que até pouco tempo só eram encontrados em imóveis de alto padrão se tornaram tendências em empreendimentos voltados para o segmento econômico. Sob o nome de condomínio-clube, os prédios e condomínios horizontais que possuem opções de lazer e serviços tomaram conta do país.

Para atender a variedade de expectativas e modelos familiares, o padrão condomínio-clube oferece opções de lazer para todas as faixas etárias e estilos de vida, facilitando a adaptação ao novo endereço e agradando a todos os clientes. De acordo o diretor da Galvão Planejamento Imobiliário e Vendas, Gerson Carlos da Silva, o sucesso de vendas dos condomínios-clube se deve ao maior diferencial deste padrão de empreendimento e à proximidade com as atividades de lazer. “É comum, em uma família, que o pai e a mãe trabalhem fora o dia todo, o que reduz o tempo disponível para levar os filhos a clubes e academias, por exemplo. Nestes empreendimentos, tanto as crianças e jovens como os adultos podem desfrutar de momentos de lazer, a qualquer hora”. Além disso, Silva considera que o avanço na implantação dos condomínios-clube está diretamente ligado à redução dos custos de manutenção dos mesmos. “As construtoras e incorporadoras estão entregando a área de lazer equipada e decorada, o que elimina a necessidade da criação de um fundo de reserva pelo condomínio para montar o espaço. Além disso, empreendimentos com estas características geralmente têm um grande número de unidades, para não onerar a taxa de condomínio”, destaca.

Seguindo essa tendência do mercado imobiliário, a construtora Graúna, com a experiência de 13 anos no segmento, lançou em 2008 na cidade de Londrina, em parceria com as incorporadoras Monarca e Fit Residencial, dois empreendimentos. Os imóveis Fit Terra Bonita e Fit Filadélfia, localizados em áreas nobres e privilegiadas da cidade, contam com diversos espaços exclusivos de entretenimento, entre eles churrasqueiras, salões de festas (infantil e adulto), espaço gourmet, piscinas (infantil e adulto), bar tropical e espaço mulher. “Apostamos nestes projetos pela necessidade de trazer o lazer para perto dos moradores. Nossos empreendimentos possuem opções de lazer para todo tipo de pessoa e, principalmente, proporcionam uma interatividade muito grande entre todos os moradores, o que contribui diretamente para a melhoria das relações interpessoais”, afirma Rodolfo Kouri, diretor da Graúna.

Mesmo com todos os atrativos estruturais, os dois empreendimentos são voltados para o segmento econômico, atingindo um público com renda entre cinco e dez salários mínimos, e que, até então, tinha poucas oportunidades para investir na compra de um apartamento próprio. “Os dois empreendimentos são grandes oportunidades de investimento para os consumidores. Será impossível encontrar empreendimentos tão acessíveis com as mesmas vantagens estruturais”, afirma Rodolfo. Já Seme Raad Filho, diretor da Incorporadora Monarca, acredita que as vantagens financeiras são ainda maiores ao se analisar a economia com possíveis gastos em atividades de lazer. “Os nossos condomínios oferecem tudo o que um clube social proporciona a seus associados, sem que para ter isso o custo de condomínio seja elevado. Isso se deve ao número de unidades dos empreendimentos. Além de proporcionar gastos inferiores do que os gastos mensais em clubes sociais, a praticidade de ter tudo dentro de seu condomínio valoriza ainda mais o investimento”.

Para o empresário, além das estruturas de lazer e do valor acessível, outro fator preponderante para o comprador optar por um imóvel deste padrão é a segurança. “Hoje em dia, é muito comum encontrar pessoas se exercitando nas ruas e procurando opções de lazer em vários cantos da cidade. Com a opção de ter tudo isso dentro de seu condomínio, os moradores estarão livres de alguns problemas enfrentados nas ruas. Além disso, pais e mães ficarão mais tranqüilos em saber que os filhos estão brincando em casa, sem grandes riscos”.

Aqueles que acham que o padrão condomínio-clube é passageiro podem ficar preparados para encarar uma enxurrada de opções, com as mesmas tendências, nos próximos anos. Para Marcelo Nardine, gerente de vendas da Raul Fulgencio Negócios Imobiliários, a infra-estrutura de lazer tem se consolidado como requisito para a comercialização de imóveis e deverá ser o diferencial imobiliário por muito tempo. “A maioria dos empreendimentos contempla esta área em seu projeto, seja com maior ou menor quantidade de itens. O mercado imobiliário já entendeu que isto é uma necessidade do público comprador”, finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira