Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2009 - 10:54

Indra fecha 2008 com lucro líquido de 182 M€

As vendas cresceram 10% alcançando 2.380 M€, o mercado internacional lidera o crescimento da companhia, com aumento das vendas de 16%, frente ao crescimento de 7% do mercado espanhol, a margen operacional (EBIT/Ventas) foi elevada a 11,4%, e a companhia ratifica os objetivos para o exercício 2009.

A Indra cumpriu e superou todos os objetivos de 2008 que foram revisados e melhorados, ao decorrer do exercício. A companhia encerrou 2008 com um resultado líquido atribuído de 182 M€, o que representa um aumento de 23% com relação ao mesmo período do ano anterior e a superação da meta de crescimento anunciada entre 18% e 22%.

As vendas chegaram a 2.380 M€, 10% a mais, alcançando o objetivo de crescer entre 9% e 10%. Houve um incremento de 11% na contratação resultando em 2.579 M€, porcentagem superior à prevista, entre 9% e 10%. A carteira de pedidos fechou em 2.428 M€, com um crescimento de 8% com relação ao exercício de 2007.

A margen operacional sobre as vendas (EBIT/Vendas) foi de 11,4% contra 11,1% obtido no mesmo período do ano anterior. Com isso se cumpriu igualmente o objetivo de alcançar uma margem EBIT entre 11,3% e 11,5%.

Maior crescimento do mercado internacional - Em 2008, 66% das vendas procederam do mercado espanhol e 34% do mercado internacional. Como vem sendo desde exercícios anteriores, a Indra continuou reforçando seu posicionamento competitivo nos mercados internacionais, que se traduziram no aumento de vendas de 16%, frente ao crescimento de 7% na Espanha. Por áreas geográficas, as vendas cresceram na Europa 8%; na América Latina 16%; e no resto do mundo 37%.

O segmento de soluções gerou 74% das vendas totais da companhia e o de serviços 26%, ambos tendo crescido 10%.

Destaca-se a boa evolução da atividade nos mercados de tráfego aéreo, tráfego terrestre, segurança, serviços financeiros e telecomunicações, todos eles com importantes crescimentos internacionais. A demanda do segmento de serviços foi favorecida pela necessidade dos clientes de melhorar a eficiência dos seus processos e reduzir custos, que é beneficiada com a aplicação mais intensa e efetiva de tecnologias da informação.

Objetivos 2009 e cenário geral - Em meio a um cenário econômico geral e setorial mais negativo que do exercício anterior, os mercado internacionais (fora da Espanha) serão, mais uma vez, o principal motor de crescimento da Indra, com expectativa de crescimento de dois dígitos, tanto em contratação como em vendas. Com a finalidade de preservar os níveis de rentabilidade alcançados em 2008, serão aplicadas rigorosas políticas de controle de gastos e gestão de custos, revisando processos operacionais para que estejam permanentemente otimizados.

Os objetivos para o exercício de 2009 se concentram em: Um crescimento das vendas entre 5% e 7%, com maior crescimento nos mercados internacionais.

A contratação será maior que a de 2008 e será novamente superior as vendas do exercício 2009, o que permitirá, por mais um ano, incrementar a carteira de pedidos.

Manter a margen EBIT entre 11,3% e 11,5%.

Telvent - A Indra comunicou à CNMV (Comisión Nacional del Mercado de Valores), em 20 de fevereiro, que está participando do processo organizado pela Abengoa (empresa tecnológica que aplica soluções inovadoras para desenvolvimento sustentável nos setores de infraestrutura, meio ambiente e energia) para a venda da participação acionária que tem na filial Telvent (64%). Até a data, o processo segue aberto e sem que se tenha alcançado um acordo, não sendo possível antecipar o resultado do mesmo.

A Indra trata deste processo com igual rigor que tratou processos similares anteriores, aplicando à um eventual acordo os seguintes critérios: que ofereça um claro potencial de criação de valor para os acionistas; que reforce a posição competitiva da companhia globalmente, ou nos distintos mercados específicos em que opera; e que permita manter o perfil da Indra como companhia com oferta de alta intensidade tecnológica e potencial de crescimento e rentabilidade.

A Indra no Brasil - Com 12 anos de trajetória, a Indra alcançou no Brasil uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações, indústria e consumo e energia. Em energia, a Indra se posicionou como referência de mercado, possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes, e conta com projetos em outros países da América Latina. Entre as principais referências deste setor se destacam clientes de grande envergadura como CEMIG, Elektro, Light, Energisa, Petrobras, Eletronorte e Gas Brasiliano.

A Indra também é reconhecida no mercado brasileiro como uma das empresas de maior experiência em implementação de soluções SAP com projetos Roll out Global e soluções de Business Inteligence em empresas como Coca-Cola FEMSA, General Motors, Basf, Vivo e Claro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira