Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2009 - 11:02

Obras de arte podem ser um bom investimento

Leilões de arte de antiguidade são boas alternativas para comprar peças a preços acessíveis. A partir de 10 de março, Casa Amarela promove o Leilão Espólio Francisco Antiguidades, com mais de 900 lotes em exposição.

Brasília– Uma das mais antigas modalidades de comércio, os leilões aparecem como uma boa alternativa de investimento, permitindo que consumidores de arte e antiguidades consigam trabalhos de artistas consagrados a um preço acessível. Em março, colecionadores, amantes da arte e o público em geral terão a oportunidade de entrar na disputa para adquirir peças pelo menor preço possível, no Leilão Espólio Francisco Antiguidades, promovido pela Casa Amarela.

Para o gerente regional da Casa Amarela em Brasília, Rogério Trindade, o universo dos leilões é um jogo para ver quem compra mais barato, os participantes podem ser surpreendidos com a aquisição de obras renomadas por preços bem mais em conta. Segundo ele, houve, nos últimos anos, uma diversificação do público que freqüenta leilões. “Esse tipo de evento também começa a atingir classes sociais que antes acreditavam que leilões eram destinados apenas a pessoas com alto poder aquisitivo. “Houve uma descoberta de que o leilão é a forma mais democrática de comprar obras de arte”, comenta.

Rogério destaca que no leilão a ser realizado entre os dias 10 e 15 de março de 2009, no Salão Palace da Academia de Tênis José Farani, o público também poderá encontrar uma boa diversidade de peças em lance livre, o que garante preços bem mais acessíveis. Ao todo, serão 900 lotes. Entre os destaques do evento estão obras de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Raimundo de Oliveira e Giorgina Albuquerque.

“Trabalhamos para ter em todos os eventos da Casa Amarela peças mais acessíveis, mas sem esquecer da qualidade, que é fundamental”, articula Rogério, lembrando, ainda, que o público de Brasília percebeu que ao adquirir uma obra de arte, ele não só está embelezando o ambiente de sua casa ou escritório, como também está fazendo um investimento com liquidez garantida.

De acordo com Silvia de Souza, leiloeira oficial e proprietária da Casa Amarela, a obra de arte, principalmente em tempos de crise, também é um ótimo investimento. “Trata-se de um bem seguro. A perspectiva para quem consome arte com a finalidade de investir é muito boa. Em longo prazo, pode-se ter um resultado surpreendente. Algumas peças, como obras de Di Cavalcanti, valorizam-se em média, 20% ao ano”, considera.

Antes do leilão, nos dias 7, 8 e 9, ocorre uma exposição de todo o acervo, que faz parte do espólio de Francisco Schwarcz, especialista em arte européia dos séculos XVIII e XIX, conhecendo profundamente todas as particularidades desse mercado. Schwarcz e sua mulher Magdalena, ambos da Hungria, vieram para o Brasil na década de 30 e se estabeleceram em São Paulo, onde logo iniciaram o negócio de compra de venda de Antiguidades. “Neste leilão, o público terá a chance de conhecer a concretização de mais de sete décadas de trabalho dessa família”, observa Silvia. A exposição ocorre das 11h às 22h, e o leilão, das 21h à 0h, de segunda a sábado; e das 17h às 22h, no domingo.

Sobre Francisco Shwarcz - Magdalena e Francisco Schwarcz nasceram na Hungria e vieram para o Brasil na década de 30, estabelecendo sua família em São Paulo, onde iniciaram o negócio de compra e venda de antiguidades. Durante 70 anos, Francisco especializou-se em arte européia dos séculos XVIII e XIX, conhecendo bem todas as particularidades do mercado de antiguidade.

Sua primeira loja, inaugurada em 1933, localizada na Rua do Seminário no centro da cidade de São Paulo, rapidamente se tornou uma referência em peças antigas. Durante 25 anos neste endereço, Francisco consolidou o seu nome como autoridade em arte européia.

Em 1958, inaugurou uma filial na Rua Augusta, também na cidade paulista. Permaneceu por mais 17 anos neste novo endereço, até em 1975 abrir a galeria na Avenida Cidade Jardim. Neste local, durante 32 anos, trabalhou com primor a excelência da arte antiga, ao lado de suas filhas, Katalin e Yvonne Schvarcz.

Perfil da Casa Amarela - Sediada em São Paulo, a Casa Amarela inaugurou sua filial em Brasília em 1997, na Academia de Tênis José Farani. A loja funciona perto da bilheteria do Cine Academia. Desde então, vem promovendo leilões e exposições que primam pela qualidade das obras.

Leilão de Artes e Antiguidades da Casa Amarela - Leilão de Espólio Francisco Antiguidade, Exposição: De 7 a 9 de março, das 11h às 22h / Leilão de 10 a 15 de março, de segunda-feira a sábado, das 21h às 0h, e domingo, das 17h às 21h , na Academia de Tênis José Farani (Setor de Clubes Sul, Trecho 4). Promoção da Casa Amarela.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira