Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2009 - 09:28

SENAI e SolidWorks formam profissionais em CAD

Programa de Inclusão Digital leva software de CAD 3D para todos os instrutores e professores da instituição; desde 2005, mais de 1500 licenças educacionais foram cedidas para alunos de cursos técnicos, de graduação e mestrado em todo o país.

São Paulo - A Dassault Systèmes SolidWorks Corp. (DS SolidWorks), líder mundial em tecnologia de CAD 3D, e o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial anunciam a liberação de 1700 licenças do software SolidWorks CAD 3D para utilização no Programa de Inclusão Digital. Desenvolvido pelo SENAI, o projeto visa fornecer a professores e instrutores da instituição em todo o país condições de aprimoramento das aulas, pesquisas e atividades fomentadas pelos cursos técnicos e de graduação. “O conhecimento da tecnologia de CAD 3D do SolidWorks é muito importante para os alunos, pois os coloca em contato com o que há de atual nessa área no mercado”, aponta Luis Eduardo Leão, analista de desenvolvimento do Departamento Nacional do SENAI.

Maior complexo de educação profissional da América Latina e um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial, o SENAI adquiriu, no final de 2008, 6500 notebooks que foram cedidos a cada um dos professores e instrutores da rede. Na segunda fase do programa, a instituição busca parcerias para obter licenças de softwares e potencializar a disseminação de conhecimento idealizada. “Nosso relacionamento com a DS SolidWorks vem desde 2005 e pode ser definido como uma cooperação de sucesso para ensino, pesquisa metodológica e desenvolvimento técnico em CAD”, avalia Leão.

Mão-de-obra qualificada - A participação no Programa de Inclusão Digital é apenas mais uma etapa na parceria que se iniciou em 2005. Nos últimos quatro anos, a DS SolidWorks vem caminhando junto com o SENAI, apoiando e qualificando profissionais no mercado. Atualmente, são mais de 1500 licenças educacionais de softwares do portfólio da DS SolidWorks cedidas para todas as unidades do SENAI em território nacional, além de apoio das revendas com treinamento, conhecimento técnico e organização de eventos. “Nosso principal objetivo é gerar mão-de-obra qualificada para o mercado em expansão. A cada ano, aumentamos as vendas do software, elevando também a busca por profissionais capacitados na ferramenta”, afirma Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil.

“Como uma rede pautada pelo ensino profissionalizante, estamos sempre buscando no mercado novidades que possam ser inseridas nas disciplinas, facilitando o acesso dos alunos ao conhecimento”, ressalta Luis Eduardo Leão, analista de desenvolvimento do Departamento Nacional do SENAI. Na instituição, tanto o software SolidWorks CAD 3D quanto o SolidWorks Simulation, ferramenta para análise de peças mecânicas, são utilizados pelos estudantes nos ambientes de ensino-aprendizagem, na análise e elaboração de desenhos e conjuntos e em projetos de conclusão nos cursos técnicos e de graduação. “O SolidWorks se tornou uma ferramenta de grande importância, ideal para desenhos mecânicos, montagem, análise de material e outras atividades desenvolvidas nos laboratórios do SENAI”, analisa Leão.

Suportando cursos com o de Mecânica, Metalmecânica, Engenharia de Produção e Mecânica Industrial, a DS SolidWorks preza também pelo conhecimento teórico que ajuda os estudantes na hora de colocar em prática o que aprenderam. “Formamos mão-de-obra capacitada não somente no software, mas também em conhecimentos gerais de mecânica. Dessa forma, garantimos profissionais altamente capacitados dentro de nossos clientes assegurando a qualidade dos produtos desenvolvidos em SolidWorks“, explica Oscar Siqueira.

Sugestão dos alunos - Mais do que uma percepção de mercado dos professores do SENAI, a decisão de adotar o software SolidWorks CAD 3D foi tomada após sugestão dos próprios alunos da instituição. “Havia uma cobrança dos estudantes por acesso à ferramenta nos cursos. Eles eram contratados para estágios e era exigido conhecimento nessa tecnologia”, conta Leão. Com a implantação de infraestrutura de salas de aula e laboratórios de informática equipados para treinamento em SolidWorks CAD 3D, a aceitação ao software foi instantânea. “Trata-se de um ambiente muito intuitivo e fácil de dominar. Rapidamente os estudantes desenvolveram a capacidade de interpretar objetos tridimensionalmente”, lembra Valter Beal, gerente da Área de Desenvolvimento de Produtos Industriais do SENAI CIMATEC na Bahia.

Em contato direto com os estudantes no Diretório Regional do SENAI na Bahia, Beal ressalta o valor do SolidWorks nos projetos de máquinas, produtos e dispositivos. “Há uma integração entre estagiários e estudantes do nível técnico com alunos em final de curso de graduação e mestrado para a troca de experiências e conhecimento no software, beneficiando diretamente a todos”, afirma.

Até o final do ano, o objetivo é dobrar o número de licenças educacionais cedidas e aumentar o número de eventos e campanhas divulgados nas escolas do SENAI. “Enxergamos os universitários como futuros gerentes e diretores das grandes empresas. A cada ano que passa, o crescimento profissional é mais rápido e intenso. Hoje, vemos diversos diretores de engenharia com menos de 30 anos, cenário bastante incomum há alguns anos”, comenta Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil. “Em um mercado de mudanças velozes, a parceria com a SolidWorks vem sendo altamente enriquecedora para alunos, professores e instrutores do SENAI”, avalia Luis Eduardo Leão, analista de desenvolvimento do Departamento Nacional do SENAI.

Dassault Systèmes SolidWorks Corp. - A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores.

No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Fabrimar, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo. | Site da empresa www.solidworksbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira