Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2009 - 10:14

Viaduto ligará SIA ao metrô

Até 2011, o GDF pretende construir um viaduto que passará pelo SIA e chegará até a Estação Shopping do metrô. A integração é uma solicitação dos empresários do setor para melhorar o acesso à região.

Brasília– Empresários, trabalhadores e moradores nas proximidades do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) poderão ter um trânsito mais seguro, ágil e flexível até 2011. É o que promete o Programa Brasília Integrada, por meio da construção de um viaduto que passará pelo SIA e ligará o setor à Estação Shopping do metrô. O trânsito na EPTG deve ser melhorado e o acesso ao setor facilitado, principalmente para os trabalhadores que vivem em regiões administrativas que possuem metrô.

A integração do SIA ao metrô, porém, é uma reivindicação antiga da Associação das Empresas do Setor de Indústria, Abastecimento, Transportes, Cargas e Inflamáveis do Distrito Federal (AESIATI). Hélio Aveiro, presidente da associação, observa que a obra de ligação do SIA ao metrô já estava prevista no Plano Diretor Local (PDL), parte integrante do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). “Nós apresentamos essa proposta para o PDL, que tornaria mais rápido o acesso dos trabalhadores de Águas Claras, Ceilândia, Guará, Samambaia e Taguatinga ao setor”, relata.

O presidente também comenta a importância da obra para o trânsito na região, que pode ficar mais ágil com a facilitação do acesso ao metrô. “As pessoas saltam na Estação Shopping e necessitam de um transporte de integração para chegar ao SIA e para retornar ao metrô, quando saem do trabalho. A ligação direta com a estação resultará em economia de tempo para quem utiliza o transporte e dará uma alternativa para quem utiliza veículo próprio. O trânsito pode ter seu fluxo diário diminuído”, comenta. Outra obra essencial para solucionar o problemático tráfego na EPTG será a construção da via Interbairros, que ligará Samambaia à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e passará por Águas Claras, Guará e Taguatinga.

O investimento na obras do SIA será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é estimado em R$ 140 milhões. A atuação do Programa Brasília Integrada na região ainda compreende a construção de quatro novos viadutos na EPTG.

O PDL do SIA estabelece procedimentos para o desenvolvimento sustentável e crescimento ordenado da região e foi resultado de meses de conversas entre GDF, associações, representantes sindicais, moradores e empresários do setor. O Plano Diretor foi aprovado no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan), instância responsável pela discussão e votação do PDOT. O Plano de Ordenamento Territorial, por sua vez, só foi aprovado em dezembro do ano passado, mas ainda passa por discussões entre Ministério Público e Câmara Legislativa, que divergem sobre a redação do documento e atrasam a efetivação do projeto.

Perfil da AESIATI – A Associação das Empresas do Setor de Indústria, Abastecimento, Transportes, Cargas e Inflamáveis do Distrito Federal foi criada no dia 8 de dezembro de 2004. O objetivo da entidade é interagir com o governo e outros segmentos sociais e buscar soluções para os problemas modernos do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que surgem em função do crescimento acelerado da região, que já concentra mais de 50% do PIB do DF. Em pouco tempo, o trabalho da AESIATI já rendeu frutos. O SIA tornou-se uma Região Administrativa (RA), ganhou uma Delegacia de Polícia (8ª DP) e os investimentos em infra-estrutura aumentaram, beneficiando, inclusive, os deficientes físicos, que agora têm melhor acessibilidade ao local. A expectativa é continuar articulando as políticas públicas para o atendimento das demandas sociais, para redução da violência, melhoria da qualidade de vida e revitalização do SIA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira