Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2009 - 09:32

Investimento em promoção turística do Brasil na América do Sul aumenta 20% em 2009

Objetivo dos investimentos, da ordem de R$ 11 milhões, é incrementar o fluxo de turistas dos países vizinhos para o Brasil. A estimativa é de que 950 mil argentinos e 275 mil chilenos tenham visitado o País no ano passado

O Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), vai investir R$ 11 milhões na divulgação dos destinos turísticos brasileiros na América do Sul, em 2009. O valor é 20% maior do que o investido em 2008 e demonstra a importância dos países vizinhos na captação de turistas estrangeiros em meio à crise financeira internacional.

“No cenário econômico atual, vão prevalecer as viagens de curta duração, inclusive as que podem ser feitas via terrestre”, afirmou o ministro Luiz Barretto, em visita a Buenos Aires, no dia 3 de março (terça-feira), e Santiago, na manhã de hoje (04). Barretto reuniu-se com empresários do setor e autoridades do turismo dos dois países.

A Argentina é o maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Os números oficiais só devem ser fechados no final de março, mas estima-se que 950 mil argentinos tenham visitado o País em 2008. O Brasil recebe 22% dos 4,3 milhões de argentinos que viajam para o exterior. Como se trata de um mercado que conhece bastante o produto turístico brasileiro, o incremento nos investimentos deve aumentar o contingente de turistas argentinos em cerca de 2% ao longo de 2009. O investimento na Argentina será de R$ 5,4 milhões.

Os chilenos que fizeram turismo no Brasil em 2008 devem chegar a 275 mil. Com o aumento dos investimentos, que serão de R$ 3,2 milhões, espera-se que esse número chegue a 300 mil em 2009 (crescimento de 9%). O aumento do número de visitantes chilenos foi expressivo nos últimos três anos. Em 2006, o país ocupava o 11o lugar no ranking de emissores, com 148,3 mil chilenos em visita ao Brasil. Hoje, são o quinto maior grupo de estrangeiros a visitar o País, depois dos argentinos, americanos, portugueses e italianos.

Nos dois países, a maior parte do investimento, 70%, será em publicidade e no contato com o consumidor final. Outros 20% serão destinados às empresas de turismo e o restante, ao trabalho de relações públicas (o contato permanente com os meios de comunicação dos países emissores e a promoção de viagens dos jornalistas estrangeiros ao Brasil). Os outros países sul-americanos onde haverá investimento para a atração de turistas são Uruguai, Peru e Paraguai.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira