Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2009 - 10:42

Gestão de pessoas no Brasil exige profissional com novo perfil

São Paulo - O Brasil tem cerca de 6 milhões de empresas e nada menos do que 1 milhão de profissionais que atuam em atividades de Gestão de Pessoas, seja em áreas de Recursos Humanos, seja como supervisores, gerentes, diretores ou presidentes. Segundo Ralph Arcanjo Chelotti, Presidente da ABRH-Nacional, a atividade de Gestão de Pessoas no Brasil começa a exigir um novo tipo de profissional, pois as empresas, de modo geral, já perceberam que administrar gente não é apenas distribuir tarefas e cobrar resultados:

"Muitas empresas atribuem problemas de resultados ao mercado, à concorrência ou a equipamentos obsoletos, mas a verdade é que equipes mal-preparadas, desestimuladas, sem o treinamento adequado com gestores sem habilidades gerenciais levam muitas empresas a crises de sustentabilidade", explica.

Amadurecimento - Segundo Chelotti, o amadurecimento do segmento de Gestão de Pessoas no Brasil pode ser medido pelas mudanças que a própria ABRH-Nacional vem provocando nesse mercado:

"As relações no setor de Recursos Humanos estão cada vez mais profissionalizadas, o que revela que as empresas buscam pessoas com habilidades e competências que antes não eram requeridas. Pensava-se, no passado, que qualquer um podia cuidar de pessoas nas empresas, mas a prática já mostrou que isso é um equívoco que pode custar caro", adverte.

ISO 9001 - O grau de profissionalização do segmento de Gestão de Pessoas no Brasil pode ser medido pelo avanço da ABRH-Nacional, que completa 44 anos em 2009. A ABRH, que reúne 23 Seccionais em todo o país, acaba de conquistar a certificação ISO 9001, o que é um grande feito, considerando que a administração da entidade nacional e das Seccionais é toda feita por voluntários, profissionais do segmento de Gestão de Pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário:

"Estamos orgulhosos com essa conquista, pois ela mostra a enorme preocupação da principal entidade representativa do setor de Recursos Humanos do País de criar metodologias de ação eficazes", assinala Chelotti.

Certificação - A ABRH-Nacional já iniciou o projeto que irá promover a certificação do profissional de RH. Em vigor nos Estados Unidos há quase quatro décadas, a certificação do profissional de Recursos Humanos é uma ação orientada à melhoria da qualidade das pessoas que atuam no setor, a maioria delas formadas em setores como administração de empresas, psicologia, direito e até engenharia.

Outro importante atributo da certificação é que ela favorece a formação de pessoas para o segmento de Gestão de Pessoas, pois as universidades e escolas passam a se orientar pelos conteúdos que a ABRH-Nacional vai especificar como de conhecimento obrigatório pelos gestores de pessoas.

Indicadores - A ABRH vem buscando atuar no sentido de resolver uma carência do segmento de Recursos Humanos no Brasil, que é a falta de informações confiáveis. Nesse sentido, a entidade desenvolveu um sistema de coleta de indicadores sobre programas e atividades de gestão de pessoas que vai ser disponibilizado às empresas.

"O objetivo, aqui, é reunir dados que possam proporcionar um painel de informações sobre atividades de gestão de pessoas no País todo e que possa dar às empresas indicadores precisos sobre políticas salariais, benefícios, cargos, entre várias outras, que hoje não existem", explica Chelotti. | Site: www.abrhnacional.org.br | Blog: http://abrhnacional.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira