Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2007 - 09:18

Empresa lança Gasoduto Virtual

Será apresentado oficialmente nesta quinta-feira, dia 22/06, em Belo Horizonte, o sistema conhecido como “Gasoduto VirtuaL”, desenvolvido pela Alternativa Gás Natural, com sede na capital mineira. A solução foi desenvolvida para levar o gás natural em locais onde o gasoduto não chega.

Integrante do grupo REDEP, a Alternativa Gás Natural é uma empresa pioneira na implantação dessa solução no estado. È ainda uma das cinco primeiras distribuidoras do país a se credenciar na ANP - Agência Nacional do Petróleo para a atividade específica de distribuição do Gás Natural Comprimido - O GNC. Este gás é destinado ao suprimento de Postos Revendedores e Indústrias, localizados onde o ramal da Gasmig, empresa controlada pela Petrobrás e Cemig, não alcança.

A forma convencional de distribuição de gás natural em Minas Gerais é feita através do gasoduto administrado pela Gasmig. Contudo, existem locais onde a atividade é inviável devido aos altos custos para a construção de ramais, dificuldades geológicas e ambientais. A solução desenvolvida pela Alternativa foi o sistema de transporte do gás natural através do abastecimento em ampolas (cilindros) transportadas da base da empresa em veículos preparados para tal operação, até o posto ou indústria.

Dessa forma é possível substituir a forma convencional de suprimento, mantendo a competitividade econômico-financeira dos postos. Foram dois anos de pesquisa e preparação, com investimentos da ordem de R$10 milhões – sendo parte com recursos do Grupo e parte financiada pelo Banco Real, em projeto analisado sob a ótica do desenvolvimento sustentável com benefícios ao meio ambiente -, para criar uma infra-estrutura suficiente para colocar em operação os dois postos.

Dois postos em Belo Horizonte já trabalham com o sistema. Eles estão localizados na BR 040, sentidos BH - Sete Lagoas - BH, a cerca de um quilômetro da Ceasa, um em cada sentido da rodovia.

O projeto contou com as parcerias da Junqueira Compressores e Máquinas, no desenvolvimento de compressores específicos para o Posto Virtual; Bid’s Cryogenia e da White Martins Gases Industriais, no desenvolvimento dos cilindros que compõem as cestas.

Expectativa - Para o biênio 2007/2008, a Alternativa pretende instalar mais postos onde os dutos das Cias Distribuidoras Estaduais não alcançam com seus ramais. Contudo, eles só serão instalados em pontos em que há potencial, demanda suficiente, e que não desequilibrem o mercado e a saúde financeira dos postos localizados na área de influência comercial. Será dada prioridade para estados que vêm crescendo em média 20% ao ano, mais que Minas Gerais, a exemplo dos Estados da Bahia, Espírito Santo e sul do país - considerando que não adianta aumentar o número de Postos sem crescimento da demanda do Gás.

Hoje, após o desenvolvimento de todo o sistema de Gasoduto Virtual, a implantação de um Posto, nesta modalidade, orça em torno de R$1milhão, investimento equivalente ao de um Posto de Revenda de GNV convencional.

Além de postos, a empresa atende a uma gama de clientes como torrefação; indústria têxtil; de refrigerantes; lavanderias; motéis; estando em condições de atender a diversos segmentos - indústria, comércio e serviços -, que venham a demandar o gás natural como combustível.

Preservação ambiental - Além dos benefícios econômicos, o gás natural é um combustível não poluente e sua combustão é limpa, dispensando tratamento dos produtos lançados na atmosfera. Mais leve que o ar, incolor e inodoro, o gás natural dissipa-se facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Queima com uma chama quase imperceptível e para que se inflame, é necessário que seja submetido a uma temperatura superior a 620ºC.

O evento para apresentação do Posto Virtual será nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 11 h, no Posto 040, localizado na BR 040, a 1 km após a portaria da CEASA. A inauguração contará com a presença de representantes do Banco Real, Petrobras, Gasmig, CEMIG, White Martins, Junqueira Compressores, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira