Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2009 - 08:00

DealerNet – Ação Informática e FIAT implantam solução Mobile – Código de Barras em concessionárias

“O Mobile - Código de Barras automatiza o recebimento de peças e volumes possibilitando uma maior confiabilidade nas conferências, além de gerar automaticamente as obrigações no contas a pagar para as concessionárias.” Mauricio Heloisio dos Santos Junior, analista de mercado FIAT.

A DealerNet – Ação Informática, em parceria com a FIAT, começou a implantação Mobile – Código de Barras em concessionárias da montadora.

A solução foi implantada inicialmente em 26 concessionárias, como parte de um projeto piloto, e traz novas funcionalidades para o sistema FiatNet que facilitam a área de pós-vendas das concessionárias.

“Já temos solicitação de grande parte da rede de concessionárias para instalar o Mobile - Código de Barras para controle do estoque”, afirma Maurício Heloisio dos Santos Júnior, Analista de Mercado FIAT.

O projeto Mobile - Código de Barras surgiu em 2006 ganhando maturidade com tempo, automatizando o recebimento de peças e volumes. A partir de agora, as concessionárias importam arquivos com as informações dos pedidos para a fábrica e fazem o recebimento, via coletor, que automaticamente lança para o sistema, realizando a entrada da nota fiscal e o controle do estoque.

“Antes de implantar o Mobile - Código de Barras, a concessionária recebia as notas fiscais de entrada, que eram digitadas no FiatNet. Durante esse processo de recebimento, a conferência era feita manualmente entre o packing list e o número do volume. Depois eram conferidas as peças contidas no volume e realizada a entrada física dos itens no estoque”, explica Santos.

Esse processo demorava muito para ser completamente realizado. A nova solução permite que um coletor portátil a laser leia o código de barras que está em cada volume e, através de uma conexão wireless, passe automaticamente as informações para o FiatNet.

“As vantagens da nova funcionalidade permitem maior confiabilidade nas conferências dos volumes e das peças, gerando automaticamente as obrigações no contas a pagar”, diz Santos.

A ViaPorto Fiat, localizada em Porto Alegre (RS), foi uma das concessionárias do projeto piloto e já utiliza o Mobile - Código de Barras há cerca de quatro meses. Apesar de tão pouco tempo, os ótimos resultados já foram notados.

“A solução nos proporcionou rapidez e precisão, além de maior eficiência no recebimento das peças e volumes. O benefício para concessionária foi fantástico”, afirma Luciano Matteo, gerente de pós-vendas.

“Antes o processo era bem moroso. Tínhamos que dar entrada nas notas fiscais manualmente e isso levava muito tempo. Por exemplo: antes se recebíamos 70 volumes, só conseguíamos disponibilizar a mercadoria para venda, em média, três a quatro dias depois. Atualmente disponibilizamos o mesmo volume em um dia e meio”, constata Rita Coutinho, gestora do estoque da ViaPorto Fiat.

Além da rapidez que a solução proporcionou à concessionária, outro ponto destacado é a questão da usabilidade.

“O Mobile - Código de Barras não provocou nenhuma resistência às mudanças ocorridas durante o processo de implantação. É uma ferramenta simples de aprender e fácil de utilizar. A partir do terceiro dia, nossos funcionários manuseavam sozinhos os coletores”, diz Silvana Fonseca, chefe do Departamento de Informática.

Até 2010, a Fiat e a DealerNet pretendem expandir o sistema Código de Barras. “Para os próximos anos, pretendemos implantar novas funcionalidades como saída de peças, controle de nível de serviço, ocorrência de faturamento de peças (OFP’s) e localização de volumes perdidos, todos via código de barras. O inventário on-line já está na fase piloto, previsto para comercialização nos próximos meses,” finaliza Santos.

“A partir de 2009, o Mobile contará pontos para o NSA (estrutura de Pós-Vendas) e consequentemente, para o MQA (monitoria da qualidade do atendimento)”, afirma Santos.

A DealerNet – Ação Informática é uma empresa visionária, com 18 anos de experiência no mercado de soluções de TI, líder em prover soluções inovadoras para atender todo o ecossistema da indústria automobilística.

Oferece soluções que cobrem o processo de gestão corporativa, ajudando as empresas a gerenciar seus custos, atender novas regulamentações e aumentar a rentabilidade nos relacionamentos com seus clientes.

Perfil do Cliente - A concessionária ViaPorto Fiat participou do projeto piloto da solução, que já foi implantada em 26 concessionárias. A concessionária fica localizada em Porto Alegre (RS) e possui 187 funcionários.

Situação do Negócio - A ViaPorto Fiat já utilizava o sistema DealerNet/FiatNet desde 2001 e participou do projeto piloto da solução que automatiza o processo de recebimento de peças e volumes para os estoques de concessionárias FIAT.

Antes, as concessionárias recebiam as notas fiscais de entrada, que eram digitadas no sistema FiatNet e durante o recebimento dos volumes e peças a conferência era feita manualmente, o que tornava o processo muito lento.

Solução - Em agosto de 2008, foi implantada a solução Mobile - Código de Barras em 26 concessionárias. Um grande número de concessionárias já solicitou a implantação e já há projetos de expansão para novas funcionalidades em 2009.

Benefícios: . Agilidade no processo de recebimento de peças e volumes | . Rapidez e precisão na conferência das peças e volumes no estoque | . Usabilidade fácil e simples | . Redução do tempo em todo o processo | . Lançamento automático da nota fiscal de entrada |. Melhor controle e gestão do estoque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira