Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2009 - 08:10

Sedentarismo

Durante o mês de março, dia 10, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, câncer e diabetes), bastante freqüente dentro da nossa população, acometendo de forma mais intensa, mulheres e os indivíduos na faixa etária acima dos 40 anos.

Segundo dados internacionais provenientes dos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra, o sedentarismo acomete aproximadamente 60% dos indivíduos residentes nos referidos países. Entre importantes capitais de países da América Latina (Argentina, Cuba, México, Uruguai e Chile) os índices também são elevados, variaram no mínimo de 57% no sexo masculino e 76% no sexo feminino até 87% e 84% na cidade com Buenos Aires.

Dados brasileiros obtidos no ano 2003, durante a realização de um inquérito sobre fatores de risco para doenças crônicas foi encontrado um percentual alarmante de inatividade física de lazer acima dos 90% em indivíduos das regiões Nordeste e Sudeste.

A realização de atividade física está intimamente relacionada à redução de risco para doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes tipo 2, hipertensão, câncer de cólon, diminuição do stress e ansiedade. Além disso, diversos estudos demonstraram que a atividade física tem um efeito benéfico no perfil lipídico, controle de peso, na intolerância à glicose, na sensibilidade à insulina, na densidade óssea e em funções imunológicas.

Anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem em todo mundo como conseqüência de doenças agravadas pela inatividade física segundo dados recentes do Centro de Controle e Prevenção das Doenças dos Estados Unidos, e que no ano de 2000, o sedentarismo foi responsável por quase 75 bilhões de dólares em gastos com saúde no pais.

No Brasil temos dificuldade de estimar gastos, em função da falta de informações de quanto o Sistema Público de Saúde gasta para tratar indivíduos portadores de doenças relacionadas com a inatividade física, mas sabemos que é um problema sério também em nossa realidade.

Estudos que relacionam a inatividade física a programas de prevenção ainda são relativamente escassos diante da dimensão do problema. Apesar dos benefícios atribuídos à atividade física, os padrões atuais da sociedade moderna conduzem a adoção de um estilo de vida sedentário.

Por tudo isso devemos repensar os nossos hábitos para adoção de uma prática regular de atividades físicas de pelo menos 30 minutos, na maior parte dos dias da semana, se possível diariamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira