Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2009 - 08:15

Mulheres de fibra

O Dia Internacional da Mulher representa a luta pelos direitos igualitários e remonta a 8 de março de 1857. Em Nova Iorque, operárias de uma fábrica de tecidos entraram em greve, reivindicando por melhores condições de trabalho e direitos iguais aos dos homens. As grevistas, que ocuparam a fábrica durante a greve, receberam repressão violenta. Elas foram trancadas e o local incendiado. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Somente em 1910, o 8 de março passou a ser o Dia Internacional da Mulher. O reconhecimento da ONU, porém, só aconteceu em 1975. Abaixo, seguem sugestões de fontes de mulheres valorosas e batalhadoras como as que morreram lutando pela igualdade de direitos há mais de 150 anos:

Angélica Diano: Responsável pelo departamento de Marketing da MB Engenharia – Empresa Brascan no Distrito Federal - A publicitária Angélica Diano chegou a MB Engenharia – Empresa Brascan há dois anos com o a tarefa de abrir o departamento de Marketing da construtora em Brasília. Hoje, ela ocupa o cargo de analista de Marketing e é a responsável pelo departamento no Distrito Federal. A brasiliense já havia trabalhado nos segmentos de moda, educação e shopping centers e abraçou o desafio de atuar no Marketing Imobiliário. Mas a carreira de Angélica não foi construída apenas na publicidade. Jornalismo, Relações Públicas e vendas diretas são esferas do mercado em que ela já atuou. Evidências de que Angélica adora comunicar. Para ela, as coisas que mais a atraem na comunicação, especialmente na área de Marketing, são o dinamismo e a autenticidade da profissão. Com cinco anos de experiência no mercado, Angélica deseja oferecer o que tem de melhor para o crescimento da empresa. E crescimento parece ser uma das palavras favoritas da publicitária. Casada e mãe de um garoto de sete anos, a família de Diano terá mais um menino em alguns meses. Ela reconhece que o mercado apresenta enormes desafios e que é preciso entender o comportamento humano e a situação econômica do país para executar um trabalho efetivo. Por isso, propor soluções e perseguir resultados são os pilares que Angélica observa como essenciais para uma carreira de sucesso.

Silvia de Souza: Diretora e leiloeira oficial da Casa Amarela - A trajetória de Silvia de Souza é um exemplo de que perseverança e comprometimento conseguem transpor barreiras. Os leilões entraram na vida de Silvia por acaso. Admiradora de artes, ela era freqüentadora usual de eventos desse tipo. Acabou se casando com um leiloeiro e entrando na profissão, assumindo a parte de catalogação e pesquisa. Após o falecimento de seu companheiro, Silvia assumiu o negócio como leiloeira oficial da República das Artes, considera uma das maiores casas do ramo no país. Teve que enfrentar diversas dificuldades, em um mercado extremamente competitivo, e o preconceito, uma vez que ela estava em uma profissão, na qual poucas mulheres ousavam ingressar. Desconfianças sobre a sua capacidade em realizar grandes leilões eram corriqueiras. Mas o seu amor pela arte e a qualidade com que imprimiu em seus eventos a fizeram ser hoje uma das profissionais mais respeitas do país. Atualmente, é diretora e leiloeira oficial da Casa Amarela, com sede em São Paulo e filial em Brasília. Pioneira em leilões de arte e antiguidade em Brasília, a Casa Amarela se destaca pelo critério na escolha das peças que compõem o acervo a ser exposto e leiloado. Em 2009, Silvia pretende organizar cerca de cinco leilões em Brasília. O primeiro deles será realizado de 10 a 15 de março.

Janine Brito: vice-presidente do Sindiatacadista-DF - A vocação para os negócios da brasiliense Janine Soares de Brito está no sangue. Seu pai, Getúlio Pinheiro de Brito, acreditando no sonho de Juscelino Kubitschek, chegou à Brasília antes da inauguração da cidade. Na época, ele trabalhava no ramo de materiais de construção. Foi em meio a esses prédios que a moça nasceu e cresceu, vendo o pai administrar a construtora que um dia ela própria administraria. Mas antes de tocar os negócios de Getúlio, inspirou-se em outro familiar para escolher a profissão: seu padrinho, Nehemias Gueiros. Ele havia prestado serviços importantes como advogado para o Brasil. Como admirava o trabalho de Nehemias, decidiu-se pelo curso de Direito e é, hoje, advogada processualista civil, graduada pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e pós-graduada pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual. O título de Corretora de Imóveis ela adquiriu mais tarde. Em 1989, quando fundou, em sociedade com o pai, a Construtora Pinheiro de Brito, Janine sentiu a necessidade de se credenciar pelo Conselho Regional que regula a atividade - CRECI/DF. Logo fez as provas e foi aprovada. Ela já participou de mais de 100 cursos (no Brasil e no exterior) na área jurídica e mais de 50 cursos na área empresarial. Mas todo o esforço é recompensado. Hoje, a corretora administra mais de 500 imóveis na cidade de Taguatinga.

Cleidy Xavier: oordenadora Pedagógica do Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (IMAG-DF) - Cleidy Xavier dedicou sua vida ao ensino. A atual coordenadora pedagógica do Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (IMAG-DF), formada em Pedagogia e pós-graduada em Administração Escolar, sempre buscou contribuir para a melhoria da qualidade da Educação, seja atuando na rede pública de ensino - com crianças e adolescentes -, seja trabalhando pela capacitação profissional de estudantes e profissionais da área do Direito. Foi diretora do Centro Educacional Caseb por oito anos, onde pode exercer a sua profissão de forma coerente e séria. Atuou, também, na Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais de Educação, por quatro anos, na capacitação de professores. Há mais de 20 anos nesse ramo, hoje, trabalha para incentivar e promover a pesquisa e o ensino de matérias relacionadas ao Direito, por meio da realização de cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento jurídico, oferecidos pelo IMAG-DF. Há 33 anos casada com o desembargador Valter Xavier, Cleidy desempenha muito bem o papel de mãe de dois filhos e o de uma profissional que atua de forma incessante para oferecer conhecimento e promover a cidadania.

Daniela Santos: Gerente de Marketing da Emplavi - A gerente de Marketing da Emplavi, Daniela Santos, é formada em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Há mais de dois anos, essa carioca de apenas 31 anos - sendo nove deles dedicados ao Marketing e à Comunicação -, já desenvolveu vários projetos na empresa como pesquisa de satisfação dos clientes, avaliação do retorno das mídias, ampliação de canais de comunicação interna, treinamento em marketing, entre outros. A gerente ainda arruma tempo para lecionar Gestão Empreendedora para quatro cursos da faculdade Upis. Daniela, contudo, quer ir além e enfrentará novos desafios. Pretende, daqui para frente, desenvolver mais fortemente projetos de pesquisas de mercado e de marketing social dentro da Emplavi.

Magali Giocondo: Diretora Administrativa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF) - Mineira de Três Pontas, Magali Giocondo foi para São Paulo ainda criança. Lá, construiu boa parte de sua vida. Concluiu seu curso de Economia, casou-se e, mais tarde, saiu da capital paulista para ter o próprio negócio, uma loja de artigos infantis, no interior do Estado. Quando o seu marido, funcionário do Banco do Brasil, foi transferido para Brasília, em 2000, resolveu aprimorar ainda mais os seus conhecimentos e passou no vestibular para o curso de Direito. Mas a principal mudança ainda estava por vir. Em 2002, foi contratada pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF), como secretária. Não demorou muito, Magali assumiu a diretoria administrativa da entidade. Com o curso de Direito concluído, hoje cuida de uma das áreas mais importantes dentro do Sindicato. Ela é responsável por toda estatística relacionada ao emplacamento de veículos no DF. Essas informações não apenas abastecem a imprensa de dados sobre o mercado como também norteiam o trabalho dos concessionários, que passam a ter uma idéia de como a sua empresa se comporta diante da concorrência. Mas toda a sua batalha para ser reconhecida como uma profissional competente não compromete a sua dedicação como mãe. Para a economista e bacharel em Direito, a principal meta ainda é garantir a qualidade de vida de sua família.

Edilane Oliveira: Produtora Cultural - Mineira, mas de coração nordestino, Edilane Oliveira é filha de um carioca com uma paraibana. Nascida em Juiz de Fora, a produtora cultural foi morar em João Pessoa aos 13 anos. Sua vida sempre esteve ligada à arte. Vinda de uma família de músicos e poetas, ela aprendeu a admirar, desde pequena, a música. Brasília surgiu em sua vida em 2002, quando seu esposo, Enódio A. Júnior, se transferiu para a capital. Na nova cidade, Edilane continuou com o desejo de atuar no segmento de produção cultural. O sonho de se dedicar efetivamente a este mercado se realizou um ano depois de sua chegada à capital, fundando, juntamente com o seu marido, a Edilane Produções, com o objetivo de promover a cultura de maneira democrática. O primeiro projeto conduzido pela produtora foi o “Recantos do Brasil”, um evento que une Cultura, Gastronomia e Turismo de alguma unidade da Federação e que, em 2003, homenageou o Estado do Mato Grosso do Sul. Desde que conheceu Ceilândia, a empresária ficou impressionada com a semelhança dessa região administrativa do Distrito Federal com as cidades do Nordeste (outra grande paixão). Ela passou, então, a conhecer bandas e grupos de forró, além de quadrilhas de diversas cidades de Brasília. Esses novos relacionamentos acarretaram na decisão de montar um São João fora de época no coração do Brasil. A partir deste momento surgia “O Maior São João do Cerrado” - atual carro-chefe da Edilane Produções.

Juliana Zimmer: Gerente comercial do Alameda Shopping - Prazer pelo que faz! É o que sente a gerente comercial do Alameda Shopping, Juliana Zimmer. Formada em Economia, a gerente trabalha desde os 17 anos, é casada e mãe de dois filhos. Nas horas vagas, ela adora assistir a bons filmes, principalmente os de terror e comédia, e ficar ao lado dos amigos e familiares. Mas, quando o assunto é trabalho, Juliana não mede esforços, pois ela diz adorar o que faz. “As atribuições são muitas e com isso o aprendizado e conhecimento são proporcionais”, garante. Na opinião da gerente, as mulheres ainda estão em um processo de evolução no mercado de trabalho. “O que conquistamos até aqui foi por pura persistência e vigor, características que nos mantém atuantes e que proporcionam a evolução tão necessária para eliminar as diferenças (salário, discriminação, preconceitos) até chegarmos ao equilíbrio”, explica. Ao falar sobre suas qualidades, Juliana se define como otimista, persistente e que gosta de conversar com pessoas que lhe acrescentam algo de bom ou de novo.

Romelita Milagres Tokarski: Diretora Farmacêutica da Farmacotécnica - Capixaba de nascimento, mas brasiliense de coração, Romelita Milagres Tokarski tem uma história de amor digna de romances best sellers. Durante uma viagem para Minas Gerais, em 1973, ela conheceu o também farmacêutico Rogério Tokarski e garante: foi amor a primeira vista. Durante três anos, eles se corresponderam por carta, se encontraram nove vezes e, na décima, já tinham se casado. Formada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo, Romelita uniu o útil ao agradável: trabalha com o quem gosta – seu marido e suas filhas – e com o que gosta, afinal ajuda a cuidar dos negócios da família, a rede Farmacotécnica. Um exemplo de força feminina, nas horas de folga, ela adora cuidar da casa, fazer artesanato, ir para academia e sair com as suas filhas, Romy e Rogy Milagres Tokarski, e com o esposo.

Elisângela Aragão: Proprietária da Café e Flor - Há mais de 15 anos no mercado das flores, Elisângela Aragão aprendeu a gostar do ofício com sua mãe, Clarice Valente, proprietária da floricultura “A Rosa de Ouro”. Aos 15 anos, começou a ajudá-la na loja da família, o que a fez tomar gosto pela profissão. Exemplo de dedicação e amor pelo ofício, com 18 anos, Elisângela resolveu arriscar e montar a sua própria loja: “Flores e Folhas”. A florista ficou à frente da loja por 10 anos. Em 1999, especializou-se em desenho floral pela escola Iberoamericana da Arte Floral. Nesta mesma época, acabou vendendo a loja e conheceu o seu atual marido, Cléber Campos, proprietário da Aplique Imóveis. Elisângela acabou se afastando um pouco das flores e se formou em Gestão Imobiliária pelo UniCEUB. Começou, então, a trabalhar como corretora de imóveis. No final do ano passado, o grupo “A Rosa de Ouro” comprou a floricultura “Café e Flor”, o que a fez voltar ao mercado das flores. Há mais de três meses com a loja, a florista enfrenta os desafios do comércio de flores e do Distrito Federal com coragem e determinação.

Ângela Andrade: Gerente Comercial / Marketing da Fit Park Academia - Formada em Publicidade, Propaganda e Marketing, sua competência a fez conquistar cargos em importantes empresas em Minas Gerais e em Brasília. Durante os seis anos em que trabalhou no Grupo Algar, Ângela Andrade, teve a oportunidade de ganhar experiência em liderança de equipes e desenvolver-se profissionalmente. Quando veio para Brasília, a profissional teve a chance de atuar na sua área de formação, trabalhando no segmento de fitness. Após cinco de realizações em uma conceituada academia de ginástica da cidade, onde implantou um departamento de Marketing e Comunicação que se mantinha financeiramente com recursos próprios, Ângela foi convidada para assumir a gerência Comercial e de Marketing da Fit Park Academia, centro esportivo que será inaugurado no próximo dia 12, em frente ao Parque Olhos D’Água.

Maria Paula Reis:Consultora de Negócios do Spoleto - A carioca Maria Paula de Luca Reis formou-se em Biologia, mas nunca exerceu a profissão. Sempre teve um gosto especial pelo comércio e foi logo cedo que abriu uma delicatessen no Rio de Janeiro. Passados alguns anos, em 2000, ela decidiu trocar a loja por uma franquia do Spoleto. Gostou tanto da experiência que, um ano e meio depois, abriu a segunda franquia da rede. Mas, logo teve que deixar os dois restaurantes na cidade, pois, acompanhando o marido transferido para a capital, mudou-se para Brasília. Aqui, foi convidada para ajudar na administração do Spoleto no Pátio Brasil. Mais tarde, Maria Paula foi convidada para trabalhar na recém-inaugurada Consultoria de Negócios da rede. O objetivo do serviço é auxiliar os franqueados em todas as necessidades, principalmente no que se refere à rentabilidade. É nessa área que a empresária pretende continuar, ampliando as suas funções à medida que cresce a própria rede de restaurantes. Hoje, além do Brasil e do México, o Spoleto busca estender suas franquias e conquistar outros mercados no exterior.

Berenice Sabino: Gerente da Academia Boca - Há mais de 20 anos, a pedagoga mineira Berenice Sabino, atua no setor esportivo brasiliense. Ela iniciou a carreira na Secretaria de Esportes do Distrito Federal, antigo Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação, DEFER. Os primeiros anos de trabalho para o GDF serviram como impulso para investir diretamente na área esportiva. Em 1986, com o sócio Paulo Henrique Guimarães, a professora inaugurou a Academia Boca com uma moderna infra-estrutura que lhe rendeu o primeiro lugar do ranking das academias de Brasília devido à sua proximidade com o Parque da Cidade. Para Berenice, a satisfação de trabalhar diariamente com pessoas que buscam qualidade de vida é o que faz não perder o pique e a vontade de alcançar novas conquistas. Quando inaugurada, a Academia Boca tinha o objetivo de atender apenas os adeptos da ginástica localizada. Atualmente, o centro esportivo desenvolve atividades paralelas no Parque da Cidade, como corrida, ciclismo e patinação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira