Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2009 - 09:02

Skatistas renomados e estreantes estarão na nona edição do Oi Vert Jam


Bob Burnquist, atual campeão do Oi Vert Jam

Sandro Dias, contundido, está fora da competição.

Alguns dos principais representantes do skate brasileiro e internacional estiveram presentes hoje (quinta-feira) na coletiva de imprensa do Oi Vert Jam, evento que acontecerá entre os dias 6 e 8 de março no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ao lado de nomes já consagrados, como o atual campeão mundial, Bob Burnquist, e o pentacampeão mundial Sandro Dias, estavam os estreantes da competição: Dan Cezar e Martín André, que serão “batizados” como profissionais no Oi Vert Jam.

O Oi Vert Jam é a etapa que abre a temporada do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS). Sandro Dias não poderá participar desta primeira competição por causa de uma lesão no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo. “Em 23 anos de skate, essa é a primeira vez que ficarei de fora de uma competição. Vou ficar de molho por 40 dias, mas estou tranquilo”, contou.

A pedido dos skatistas, a competição deste ano terá um novo formato: as semifinais e a final serão disputadas no sistema de jam session. Ou seja o skatista descerá para a volta e, se cair, automaticamente, outro competidor iniciará uma volta. O formato é mais moderno e adotado nos principais campeonatos do mundo.

“Nesse formato o skatista fica mais livre. Podemos improvisar e fazer manobras que não estão na nossa linha de 45 segundos. Fica mais dinâmico até para o público acompanhar”, explicou Otávio Neto.

Vencedor de quatro edições do Oi Vert Jam e atual campeão do torneio, Bob Burnquist está feliz em voltar a competir no Rio. “Esse é um dos maiores eventos de skate do Brasil. O fato de mais estrangeiros participarem desta edição só a torna mais difícil. Assim, a vitória fica muito mais gratificante. O Oi Vert Jam também é a oportunidade que tenho de andar com a galera com a qual não costumo andar, como o Edgar “Vovô” e o Marcelo Bastos. E, agora, ainda tem a nova geração surgindo”, disse Bob.

Depois de ter seu estilo elogiado por Bob e ainda pouco à vontade em meio às feras do skate, Dan Cezar disse que procuraria não pensar no fato de essa ser sua primeira competição como profissional e repetiu um discurso comum aos skatistas: “Quero mesmo é me divertir”.

Sandro Dias também deu força aos ‘novatos’ e garantiu: “Dan e Martín tem nível para dar sequência ao que a gente vem fazendo e não deixar o skate parar. Ando bastante com eles e a impressão que tenho é que eles não têm medo de nada”.

Além da prova individual, o Oi Vert Jam 2009 contará com três outras provas: Oi Duplas, NESCAU® Xpression Session e Best trick na extensão Volkswagen. Esta será a edição com a maior participação de skatistas estrangeiros. As principais estrelas internacionais do Oi Vert Jam serão os americanos Danny Mayer (décimo colocado no ranking mundial 2008), Adam Taylor e Anthony Furlong. Além dos australianos Renton Millar e Nathan Beck, e do finlandês Jussi Korhonen. Outros destaques do Oi Vert Jam prometem ser os brasileiros Lincoln Ueda, Rodrigo Menezes, Edgard Pereira (Vovô) e Marcelo Kosake.

O Oi Vert Jam terá transmissão da SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a TV Globo transmite as semifinais e a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular.

O evento é uma realização da Maxsports, tem o patrocínio da Oi, NESCAU® e Volkswagen. A Oakley é a marca esportiva oficial. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Domino’s Pizza.

Perfil do Oi Vert Jam - O Oi Vert Jam, produzido pela Maxsports, é um dos eventos de esporte radicais mais duradouros do Brasil. No calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro há nove anos, o Oi Vert Jam é um dos eventos mais aguardados do verão carioca. Há anos tem sua estrutura montada no Parque dos Patins, contando com a beleza da Lagoa e do Corcovado como cenário para manobras para lá de radicais. Na primeira edição, em 2000, teve como campeão Bob Burnquist. No ano seguinte, a chuva não permitiu que a competição terminasse. Já em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg tornou-se o primeiro estrangeiro - o que permanece até hoje - a vencer o torneio. Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist. O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca. Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Ano passado, Bob Burnquist levou o quarto título do Oi Vert Jam.

Programa do Oi Vert Jam.: Sexta-feira – 6/03: 11h30min - Treinos bateria 1 | 12h30min - Treinos bateria 2 | 13h30min – Treinos bateria 3 | 15h - Qualifying skate.

Sábado – 7/03: 10h – Treinos abertos | 11h – Treinos doubles | 11h45min – Treinos Bateria 1 | 12h15min – Treinos Bateria 2 | 13h– Bateria 1 | 14h – Bateria 2 \ 15h30min – NESCAU® Xpression Session (best trick) | 16h15min – Melhor manobra VW Fox Xtreme (best trick na extensão).

Domingo – 8/03: 9h - Treino | 10h05min – Semifinal \ 10h50 – Final | 11h30 – Oi Doubles.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira