Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2009 - 09:27

Série Guitarríssimo estreia terceira edição no Rio de Janeiro com repertório eclético do violonista José Maria Gallardo


Gallardo vai além do erudito em repertório de clássicos e peças de sua autoria.

Não é de hoje que os amantes da música clássica são surpreendidos com o surgimento de músicos muito jovens com talento acima da média. Eventualmente, estes artistas prodígios surpreendem as plateias das salas de concerto e renovam o gênero. O violonista espanhol José Maria Gallardo Del Rey, que abre a terceira temporada brasileira da Série Guitarríssimo, seguiu estes passos. Com apenas nove anos, o músico de Sevilha despontou como uma promessa do violão clássico, conquistando público e crítica.

Promovida pelo Instituto Cervantes, a série - responsável por trazer ao Brasil grandes nomes da música clássica contemporânea espanhola - já se tornou cativa na programação erudita do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras. Para o concerto de estreia em única apresentação na Sala Baden Powell, no dia 11 de março, às 19h30, o violonista preparou um recital que mescla clássicos da música erudita com peças de sua própria autoria.

Compositores de renome como Gaspar Sanz e Santiago de Murcia têm presença confirmada no repertório de Gallardo. De escola barroca, o violonista apresentará na segunda parte do espetáculo novos arranjos para as composições do argentino Astor Piazzolla, incluindo “Milonga del Angel”, “Adiós Nonino” e “Chao París”. De sua autoria, Gallardo incluiu três peças, com destaque para “Lorca Suíte”, em homenagem ao poeta morto na Guerra Civil Espanhola, Gabriel Garcia Lorca.

Respeitado no meio da música clássica, Gallardo tem currículo variado que inclui a direção da orquestra de Osaka no “Concierto de Aranjuez”, espetáculo realizado no Japão com Paco de Lucia, e a participação no álbum “Pásion Española”, do tenor Plácido Domingo. Fundou também o sexteto La Maestranza, ultrapassando os limites do violão clássico com elementos jazzísticos.

A programação para o primeiro semestre de 2009 já está concluída. O Instituto Cervantes confirmou para abril o violonista flamenco Dani de Moron. Em maio será a vez de o argentino Juan Fallu apresentar a fusão do flamenco com a música folclórica de seu país, e, em junho, chega ao país o espanhol Feliu Gasull. A música de Gasull é descrita pela imprensa internacional como o encontro do compositor Manuel de Falla com o violonista Paco de Lucia.

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro apresenta Gallardo Del Rey, dia 11 de março de 2009, às 19h30 – Quarta-feira, na Sala Baden Powell, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360.Entrada: R$ 1,00 (por pessoa),Tel.: (21) 2548-0421 | Capacidade: 500.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira