Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2009 - 09:21

Sonda Procwork anuncia reestruturação corporativa no SAP Forum 2009

Unificação das áreas comerciais e reorganização das unidades de serviços visam suportar a expansão da empresa no Brasil e amenizar o impacto da crise.

O segundo semestre de 2008 da Sonda Procwork foi marcado por um exercício que pode ser considerado o primeiro maior movimento de consolidação da companhia após a união das operações da chilena Sonda com a brasileira Procwork, que deu origem à formação da maior empresa latino-americana de TI (Tecnologia da Informação).

A meta de otimizar a oferta comercial da empresa, que hoje representa um dos maiores leques de soluções do mercado, assim como disponibilizar para os clientes opções integradas de serviços, que potencializam o uso dos recursos de TI, foram mudanças que permitiram à companhia estar preparada para a crise que se instalou globalmente no último trimestre do ano anterior.

“A receita que desenvolvemos para a reformulação corporativa previa um modelo organizacional que nos permitisse continuar crescendo em market-share sem perder rentalibilidade. Desenhado mesmo antes da crise chegar, aos primeiros sinais da dificuldade financeira que o mercado internacional iria sofrer, já estávamos preparados para enfrentar uma realidade que cedo ou tarde chegaria no Brasil”, comenta Carlos Henrique Testolini, CEO da Sonda Procwork.

Entre os investimentos da empresa para arquitetar essas mudanças estão as contratações de José Ruy Antunes, ex-presidente da SAP do Brasil, que assumiu o cargo de vice-presidente de vendas da Sonda Procwork, e Ricardo Barone, executivo que assumiu a diretoria de soluções de TI para integrar as atividades de outsourcing, infra-estrutura e serviços profissionais às ofertas voltadas para os mercados regional e internacional. Enquanto Antunes veio com a missão de estruturar a área comercial, Barone trouxe para a Sonda Procwork seu conhecimento em gestão e planejamento de TI, desenvolvido em suas passagens por grandes grupos nacionais.

A unificação das áreas comerciais foi o grande exercício de flexibilidade neste momento de reestruturação. A organização, que ao longo de seus 20 anos cresceu apostando na venda dividida por linhas de produtos, transformou sua força comercial num time em que todos os executivos passam a vender o portfólio completo da companhia.

Responsável pela reformulação comercial da Sonda Procwork, Antunes derrubou as barreiras das vendas por linha de produtos e aumentou significativamente a quantidade de pessoas de contato com os clientes. Unindo esta estratégia à expansão do leque de produtos da empresa, hoje o modelo atende a todas as demandas de TI das organizações de ponta a ponta, um conceito batizado de One Stop Shop.

“Desenvolvemos um quadro maior de executivos, que agora exercem o relacionamento nas contas para detectar as soluções que os clientes necessitam. A partir daí, podemos oferecer mais qualidade e melhores preços, visto que para as empresas, integrar suas soluções acarreta agilidade, produtividade e sinergia, ao mesmo tempo em que gera redução de custos, uma condição que passou a ser muito relevante no momento atual do mercado”, resume Antunes.

Prova da eficiência deste novo modelo foi o resultado obtido com a iniciativa de venda da solução SPED, ocorrido no último trimestre de 2008. Através de uma força tarefa para atender as empresas da primeira lista liberada pelo governo federal, que obrigava o envio dos dados fiscais eletronicamente a partir de janeiro de 2009, a equipe comercial se mobilizou e trouxe 150 novos clientes para a solução PW.SATI-SPED na modalidade fiscal e outros 213 para a versão contábil.

Com 400 profissionais envolvidos e mais de 285 mil horas de implementação, a empresa conseguiu atender ao mercado rapidamente e num curto espaço de tempo. Além de toda esta operação, para complementar o atendimento a esta demanda, foi criado o Centro de Soluções Fiscais, uma área de operação focada na implementação da solução de forma remota, que otimizou o tempo de implementação dos projetos, garantindo a entrega e a validade das informações apresentadas pelos clientes ao órgão fiscal brasileiro.

Para suportar a mudança ocorrida na linha de frente, as áreas de serviços foram estruturadas para corresponder ao modelo de oferta integrada de produtos e ainda ter a missão de detectar as necessidades do cliente quando o assunto é TI. Para isso, tanto a área de soluções voltadas ao universo da tecnologia SAP quanto a área de serviços de TI foram alteradas para que cada cliente seja acompanhado por um gestor de relacionamento, que cuidará da evolução de seus projetos.

Para o Middle Market, que tem como foco a tecnologia da SAP, a Sonda Procwork modelou um pacote de soluções que atende integralmente o cliente, que parte da compra da licença de uso até os serviços pós-implementação, que oferecem simplicidade e velocidade na obtenção de resultados, como o outsourcing de infra-estrutura, suporte técnico no local e administração do legado.

Quando tratamos de projetos SAP para o mercado Large Enterprise, a oferta envolve o conceito de Full Outsourcing, que inclui serviços para suporte técnico ao software, help desk, terceirização de hardware e de infra-estrutura. “Nosso diferencial em relação à concorrência internacional é o suporte a toda linha de produtos, que vai das soluções ao maquinário”, finaliza Antunes.

Para este nicho, a empresa ainda detém em seu portfólio a maior estrutura de serviços compartilhados da Sonda na América Latina. Disponibilizado através de sua unidade de Gaspar, em Santa Catarina, o núcleo opera externamente as demandas dos Shared Services das companhias. Neste modelo, a empresa mantém como principal referência a Bunge Alimentos, que terceirizou com a Sonda Procwork todas as suas atividades relacionadas aos processos administrativos, financeiros e de recursos humanos gerados pelo ERP da SAP.

“Esta nova estrutura, que aponta para um modelo integrado de serviços de TI, será a base para a expansão de nossas atividades no Brasil, iniciativa que irá operar junto à ampliação da companhia por meio de aquisição de empresas que complementem nosso portfólio”, comenta Luiz Carlos Felippe (Luca), presidente da Sonda Procwork.

Paralelamente a todas as ações corporativas, a Sonda Procwork segue com a construção de sua nova unidade em Tamboré, localizado na Grande São Paulo, que será entregue no início de 2010 e concentrará 2,5 mil profissionais e o primeiro Data Center da companhia no Brasil. Com investimento da ordem de R$ 20 milhões, o prédio irá absorver mil colaboradores que estão espalhados por sete escritórios presentes na capital e em Alphaville e, após a inauguração, será iniciada a contratação de mil profissionais para ocuparem as novas vagas.

Perfil da Sonda Procwork - A Sonda Procwork, empresa do grupo chileno Sonda, passa a operar no Brasil como uma nova marca da companhia após a fusão com o Grupo Procwork em junho de 2007. A união destas empresas representa no país um universo com mais de 6 mil colaboradores e 800 clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em 13 estados brasileiros, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Amazonas.

A Sonda Procwork passa a oferecer um dos maiores leques de ofertas em soluções de TI, tais como Full Outsourcing de TI, BPO (Business Process Outsourcing) e CSC (Centro de Serviços Compartilhados), licenciamento e implementação SAP, softwares aplicativos para automação tributária, comércio exterior e administração de processos jurídicos, fábrica de software, Data Center e Device Utility, segurança de redes, NOC (Network Operation Center), Service Desk e Field Services. A companhia conta com a certificação CMM nível 2 nas suas unidades de fábrica de software e ISO 9001 tanto na área de atendimento e suporte a clientes SAP, quanto na fábrica de software, além de diversas premiações e atestados de qualidade de serviços realizados nos últimos anos.

A Sonda é a maior empresa latino-americana de serviços de TI com negócios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru e Uruguai. A partir da nova estrutura junto a Sonda Procwork, a companhia possui mais de 11 mil colaboradores, 62 escritórios e mais de 2,4 mil clientes ativos. A Sonda negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile) e conta com uma capitalização de mais de US$ 1 bilhão. | www.sondaprocwork.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira