Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2007 - 09:40

Escola Técnica Metalcorte profissionaliza mais 50 jovens na área da metalurgia


Primeira turma de Mecânica Industrial, que se forma em maio,já está atuando na Metalcorte Motores.

Grupo Metalcorte de Caxias do Sul (RS), realizou no dia 19 de março, segunda-feira, a aula inaugural da Escola Técnica Metalcorte (ETM). No segundo ano de atividades, a escola abriu três novas turmas. Além do curso de mecânica industrial, o pioneiro, a ETM oferece os cursos de auxiliar de eletrotécnica e de ferramenteiro industrial. São 50 novas vagas, para jovens de ambos os sexos, dos 16 aos 24 anos, filhos e parentes dos colaboradores da empresa e jovens da comunidade encaminhados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A Escola funciona junto à unidade Metalcorte Motores.

Estiveram presentes à aula inaugural o diretor-presidente do Grupo Metalcorte, Osvaldo Voges, o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, a delegada Regional do Ministério do Trabalho, Neusa de Azevedo, a gestora nacional do Programa Primeiro Emprego, Denise Brambilla Gonzales, e o coordenador do Departamento Interno de Escolas e Empresas da ETFar/UCS, Gilberto da Luz. O prefeito destacou a importância da ETM: “Eu quero parabenizar o Osvaldo, a diretoria e os seus colaboradores, do mais graduado ao mais simples, por fazerem parte de Caxias do Sul”.

Para este ano, além da idade dos participantes (antes era de 17 a 18 anos), também foi alterada a programação dos cursos. Agora, os alunos ficam em sala de aula meio turno, por dois anos. “Aumentamos o número de vagas e também a duração dos cursos buscando a autogestão da nossa mão-de-obra. A Escola Técnica está comprovando na prática a sua importância. Tanto que os 16 alunos que se formam nesta primeira turma já estão atuando na fábrica”, afirma a diretora de Relações do Trabalho do Grupo Metalcorte, Eduviges Rossa. A diretora ressalta, ainda, que os cursos foram definidos a partir da demanda das fábricas. “Isso significa que até 2009 pretendemos ter a autogestão das nossas vagas, com profissionais formados pela nossa escola.”

Com o slogan “Formando profissionais, cidadãos do futuro”, a Escola Técnica Metalcorte contempla tanto a formação profissional como social. O currículo prevê que 80% dos conteúdos sejam destinados à área técnica e 20% à cidadania. Lançada em março de 2006, a ETM forma a primeira turma, certificada pela ETFar/UCS, em maio deste ano.

Metalcorte, um grupo em constante evolução - Fundado em 1992 por Osvaldo Voges, o Grupo Metalcorte, com sede em Caxias do Sul (RS), está em constante evolução. De um centro distribuidor de aço para a Serra gaúcha, o Grupo Metalcorte saltou em 14 anos para a condição de uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul, vice-líder na fabricação de motores elétricos na América Latina e uma das 10 maiores players do setor de Fundição no país.

Com a meta de se consolidar no mercado nacional e internacional neste biênio de 2006/2007, o Grupo Metalcorte fortaleceu sua trajetória a partir de 1988, quando o diretor-presidente Osvaldo Voges assumiu o controle do negócio. Em oito anos, Osvaldo arrancou de um faturamento de R$ 20 milhões/ano e 100 funcionários para R$ 350 milhões/ano e 2,3 mil colaboradores. O faturamento, 18 vezes maior, coloca o Grupo como um dos cinco gigantes de Caxias do Sul; e a força de trabalho, 23 vezes superior, é a terceira do município.

A história do Grupo Metalcorte traduz uma trajetória que une visão, luta e oportunidade. O fiel da balança foi em 2003, com a aquisição da primeira das empresas Eberle – a Fundição Eberle, agora Metalcorte Fundição. A aposta na sinergia entre os diferentes segmentos – aço, fundidos e motores – possibilita que em 2004 a Metalcorte vá além. O Grupo adquire a Eberle Motores Elétricos, agora Metalcorte Motores.

No final de 2004, é fundada a Metalcorte Reflorestamento, com o objetivo principal de conquistar a auto-suficiência em madeira para a produção de embalagens para as três plantas industriais.

Com o incremento do comércio exterior, no segundo semestre de 2005 a Metalcorte abre a primeira filial no Exterior, a Metalcorte Argentina S.R.L, em Buenos Aires. Também em 2005, o Grupo funda a Metalcorte Agência de Turismo, para atender à demanda interna.

Em 2006, o Grupo Metalcorte adquire a fábrica de motores elétricos IB-MEI Mercosul, localizada em Jundiaí (SP). Com a operação, fortalece a presença no segmento de motores para eletrodomésticos da linha branca e consolida a vice-liderança no mercado da América Latina.

Hoje, o Grupo Metalcorte está presente no Brasil e na Argentina. São sete unidades comprometidas com a indústria, com os seus colaboradores e com a comunidade em que atua. | www.metalcorte.com | Foto: Osvaldo Voges, diretor-presidente do Grupo Metalcorte

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira