Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2009 - 10:48

Pioneer reestrutura-se para encarar crise global

A concentração na área de eletro-eletrônicos e som (profissional, doméstico e automotivo), somada a um plano audacioso de racionalização, é a receita da empresa, que aposta no aumento da demanda nos mercados emergentes, em especiall na América Latina.

O Grupo Pioneer anunciou a implementação de um novo plano de racionalização. A empresa antecipou-se às dificuldades atuais do mercado e, desde 2008, adotou medidas de contingência que a beneficiaram após o rombo dramático que a economia mundial teve em diversos mercados.

A Pioneer decidiu intensificar a reestruturação da empresa, adequar sua carteira de produtos e concentrar seus negócios nas áreas onde sua liderança é indiscutível: eletrônica para veículos e som - tanto para DJs, quanto para automóveis e para o lar.

A companhia concentrará seus maiores recursos no setor de eletrônica para veículos com a meta de abrir novas oportunidades de negócio, aproveitando sua vasta experiência e a notória vantagem de seus desenvolvimentos tecnológicos. Espera-se que, no mercado automotivo, duramente golpeado pela queda da demanda, comece um ciclo de recuperação no ano fiscal de 2011. A Pioneer entende que, a partir de então, haverá um grande aumento de demanda, especialmente de carros com altos níveis de responsabilidade ambiental e eficácia energética.

"Este conjunto de medidas expressa o firme propósito que a Pioneer tem de enfrentar um período adverso em todo o mundo com as ferramentas que diferenciam a empresa: pesquisa, qualidade, sensibilidade diante do momento, e uma administração sólida de recursos e custos", afirma Kazuishi Kaneko, presidente da Pioneer Internacional América Latina.

Uma vez concluída a reestruturação, a empresa fornecerá mais detalhes de sua implementação.

A Pioneer enfrenta esta etapa de dificuldades apostando na inovação e no reforço da qualidade reconhecida de seus produtos. Primeiramente, a empresa decidiu encarar novos desafios, incluindo modelos compatíveis com discos Blu-ray e produtos network-ready. Também irá fortalecer seus negócios de telemática (campo da tecnologia que engloba estudo, projeto, gestão e aplicação de redes e serviços de comunicações para transporte, armazenamento e processamento de qualquer tipo de informação, seja dados, voz, vídeo, etc).

No que diz respeito aos consumidores, a Pioneer vem trabalhando com sucesso para ampliar suas atividades comerciais nos mercados emergentes. "Mesmo que o crescimento desses mercados tenha sido afetado pela crise econômica, a empresa reforçará sua estratégia para estimular a demanda na região e consolidar sua liderança, especialmente na Colômbia, na Venezuela, no Chile e na Argentina," reafirmou Kazuishi Kaneko. "Essa é uma maneira de combater a retração do mercado no Japão, na União Européia e nos Estados Unidos".

Em termos de indústria, a Pioneer está desenvolvendo uma nova geração de soluções, com o propósito de ganhar uma ampla fatia do mercado automotivo, especialmente em áudio e nos dispositivos de navegação para automóveis (GPS), valendo-se da grande vantagem em sua especialização e prestígio por sua alta compatibilidade com a rede (Red network compatibility).

A Pioneer está empenhada em otimizar a estrutura operacional da área de eletrônica para veículos, visando a redução de custos. A empresa trabalha para simplificar e baratear os processos de desenvolvimento do software para sistemas de navegação automotiva.

Como parte da adequação de sua carteira de produtos, a empresa decidiu deixar o mercado de telas de plasma. Apesar das medidas adotadas pela empresa, as condições do mercado declinaram mais do que o previsto. Dentro deste contexto, a Pioneer acredita que não é possível melhorar a rentabilidade do setor e cancelou todo o desenvolvimento na área de TV doméstica, que valerá a partir de março de 2010. Sem dúvida, a empresa honrará seus compromissos e continuará a dar suporte e cumprir seus acordos de garantia de todos os seus produtos.

Planos para o futuro - No futuro, a Pioneer focará seus esforços em: produtos de som (áudio, bafles, etc) e equipamentos para DJs. A decisão é sustentada pela experiência e reconhecida especialização em áudio, fatores que possibilitam desenvolver novos produtos com sucesso.

A Pioneer continua com seus esforços para identificar novos negócios e crescer com o auxílio de sua superioridade tecnológica, incluída na próxima geração de equipamentos de fabricação de hard disks baseados na produção de discos ópticos e tecnologias refinadas de processamento, bem como componentes eletrônicos de alto valor agregado. O objetivo é comercializar essas tecnologias para uso industrial em médio prazo.

A Pioneer tem encarado uma ampla reestruturação que abrange todo o Grupo e que deve estar finalizada no primeiro semestre de 2009. A fim de reduzir custos, as plantas produtivas serão desativadas em 30%, e as áreas funcionais, de vendas, pesquisa e desenvolvimento serão adaptadas ao seu novo tamanho.

"Mesmo que este momento difícil de negócios persista por algum tempo, a Pioneer trabalha para otimizar sua estrutura operacional. Propomos-nos a contar com uma base sólida para continuar crescendo, e nossa meta é reforçar a qualidade e a inovação dos produtos que fizeram da empresa uma liderança indiscutível no mercado global. Nessa etapa, contamos com a força e a aceitação de que a Pioneer conquistou os países mais importantes da América Latina, finalizou Kazuishi Kaneko. | www.pioneer-latin.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira