Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2009 - 11:01

Exposição de arte e antiguidades começa amanhã


Casa Amarela expõe mais de 900 objetos, que serão leiloados entre os dias 10 e 15 de março. Entre as peças estão obras de Di Cavancalti, Anita Malfatti, Raimundo de Oliveira e Georgina de Albuquerque

Brasília– Entre os dias 7 e 9 de março, das 11h às 22h, a Casa Amarela abre a exposição formada por peças do “Leilão de Espólio Francisco Antiguidades”, na Academia de Tênis José Farani. Em homenagem a Francisco Schwarcz, especialista em arte européia dos séculos XVII é XVIII, a exposição conta com 900 peças raras.

Entre as peças que serão apresentadas na exposição estão obras de arte, mobiliário, cristais, tapeçarias, pratarias, porcelanas e antiguidades. O público terá a oportunidade de conferir obras de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Raimundo de Oliveira e Georgina de Albuquerque, além de móveis ingleses, franceses e brasileiros do século XVIII/XIX.

Algumas obras de destaque que serão leiloadas são o quadro “Figuras”, com 38 cm de altura por 35 cm de largura, obra de Di Cavalcanti, de 1973; “Ascenção” (65 cm x 100 cm), de Raimundo de Oliveira, também de 73 e “Composição” (59 cm x 47 cm), de Anita Malfatti. Outras peças que estão no mobiliário da exposição são obras do século XIX, como a escrivaninha pedestal holandesa e a mesa console vitoriana reversível para jogos. O acervo conta, ainda, com porcelanas francesas e inglesas do século XVIII/XIX, lustre império de cristal e bronze (140 cm altura e 120 cm diâmetro) e crucifixo com Cristo de marfim (64 cm de altura).

Na semana seguinte, entre os dias 10 e 15 de março, das 21h às 0h, o acervo será leiloado. De acordo com Rogério Trindade, gerente regional da Casa Amarela em Brasília, algumas peças serão leiloadas em lance livre. “Isso permite que diversas peças sejam adquiridas por um preço bem mais acessível. O público presente poderá comprar obras e antiguidades com um custo menor”, considera.

Sobre Francisco Schwarcz - Magdalena e Francisco Schwarcz nasceram na Hungria e vieram para o Brasil na década de 30, estabelecendo sua família em São Paulo, onde iniciaram o negócio de compra e venda de antiguidades. Durante 70 anos, Francisco especializou-se em arte européia dos séculos XVIII e XIX, conhecendo bem todas as particularidades do mercado de antiguidade.

Sua primeira loja, inaugurada em 1933, localizada na Rua do Seminário, no centro da cidade de São Paulo, rapidamente se tornou uma referência em peças antigas. Durante 25 anos neste endereço, Francisco consolidou o seu nome como autoridade em arte européia.

Em 1958, inaugurou uma filial na Rua Augusta, também na cidade paulista. Permaneceu por mais 17 anos neste novo endereço, até 1975, quando abriu a galeria na Avenida Cidade Jardim. Neste local, durante 32 anos, trabalhou com primor a excelência da arte antiga, ao lado de suas filhas, Katalin e Yvonne Schvarcz.

Sobre a Casa Amarela - Sediada em São Paulo, a Casa Amarela inaugurou sua filial em Brasília em 1997, na Academia de Tênis José Farani. A loja funciona perto da bilheteria do Cine Academia. Desde então, vem promovendo leilões e exposições que primam pela qualidade das obras.

Leilão de Artes e Antiguidades da Casa Amarela - Leilão de Espólio Francisco Antiguidade, em Exposição: De 7 a 9 de março, das 11h às 22h / Leilão de 10 a 15/03, de segunda-feira a sábado, das 21h às 0h e domingo das 17h às 21h. Casa Amarela na Academia de Tênis José Farani (Setor de Clubes Sul, Trecho 4). Promoção: Casa Amarela.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira