Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2007 - 09:49

Fujitsu vai fornecer supercomputador para a Universidade de Kyushu

Fujitsu recebe encomenda do Centro de Computação e Comunicação da Universidade de Kyushu para fornecer sistema de supercomputador composto de 33 servidores Fujitsu Primequest O sistema será o mais poderoso supercomputador do consórcio de sete centros nacionais de supercomputação.

Tóquio — A Fujitsu Limited, líder no fornecimento de soluções de comunicação e TI, e de unidades de disco rígido e periféricos para computador, anuncia que recebeu a encomenda para fornecer um sistema de supercomputador para o Centro de Computação e Comunicação da Universidade de Kyushu no Japão, que é um dos sete centros nacionais de supercomputação (1) em um consórcio formado por universidades. O centro oferece serviços de computação avançados para computação científica, incluindo análise de fluidos e ciência molecular, a pesquisadores dentro e fora do campus. O novo sistema terá capacidade de 31.5 teraflops(2), tornando-se o supercomputador mais poderoso dos sete centros, e ajudará a satisfazer a demanda crescente por computação científica e técnica em instituições acadêmicas e de pesquisa.

O novo sistema de supercomputador será composto por um híbrido de dois sistemas de clusters: um grande cluster SMP (multiprocessamento simétrico) de 32 servidores IA de missão crítica Fujitsu Primequest 580 e um cluster de 384 servidores Fujitsu Primergy RX200 S3 que serão complementados por um único Primequest 580 que atuará como servidor de gerenciamento de arquivos. O sistema rodará o software Fujitsu Parallelnavi HPC, que possibilita operação fácil, sem exigir que os usuários conheçam o complexo mix de hardware subjacente. E, sobretudo, o sistema terá a solução Fujitsu HPC, que aprimora a usabilidade, pois há um ambiente de monitoramento unificado para tudo, desde execução de tarefas a simulações, e uma interface web para gerenciar e supervisionar o sistema de computação híbrido. O novo sistema está programado para entrar em operação em junho de 2007.

Histórico de upgrade do sistema - Como um centro nacional de supercomputação, o Centro de Computação e Comunicação da Universidade de Kyushu serve a própria universidade e fornece serviços de computação para outras instituições acadêmicas e de pesquisa do Japão. Para suprir a demanda crescente por serviços de computação científica e técnica, o Centro de Computação e Comunicação decidiu criar um sistema de 31.5 teraflops, aproximadamente 50 vezes mais poderoso do que o atual. Com isso, o centro de supercomputação de Kyushu será o mais poderoso dos sete.

Visão geral do novo sistema - Servidores de computação: 32 servidores Primequest 580 formam um cluster SMP; 384 servidores Primergy RX200 S3 formam um cluster de PC (ambos os clusters rodam o Red Hat Enterprise Linux)

A performance máxima total dos servidores de computação é de 31.5 teraflops, que resulta no supercomputador mais poderoso dentre os sete centros no Japão.

Servidor de gerenciamento de sistema de arquivos: um servidor Primequest 580 - O servidor de gerenciamento de arquivos Primequest 580 roda o sistema distribuído de arquivos de alta velocidade Parallelnavi SRFS para Linux e permitirá a transferência em alta velocidade de grandes volumes de dados para o processamento computacional que está ocorrendo paralelamente nos servidores de computação Primequest 580 e Primergy RX200 S3. Juntamente ao gerenciamento muito confiável de arquivos do sistema de armazenamento, será disponibilizado o sistema de arquivos de alto desempenho, extremamente confiável, ideal para cálculos complexos da computação científica e técnica.

Armazenamento: Um disk array corporativo Eternus 8000 Modelo 2100 - Este sistema de armazenamento composto de disk array de classe corporativa fornece as altas velocidades de acesso necessárias para salvar os resultados computacionais produzidos pelos servidores de computação do supercomputador.

Soluções HPC: Operations Management Portal: sistema de gerenciamento operacional do supercomputador.

Este sistema utiliza uma interface web para supervisionar e gerenciar sistemas híbridos e diminuir as tarefas de administração do sistema.

Sistema de visualização altamente integrado - Esta solução reduz a complexidade de rastrear o fluxo desde a execução da tarefa até a visualização. A supervisão da saída massiva de dados do supercomputador através da rede torna-se um processo rápido e direto. Sua simplicidade permite que até mesmo um usuário iniciante em um PC visualize os resultados da execução de tarefas e a memória usada pelas tarefas “em andamento”. Esta solução de “visualização altamente integrada” foi desenvolvida em conjunto pela Fujitsu e pela KGT Inc., parceira da Fujitsu e especialista em desenvolvimento de software de visualização para supercomputadores, fundada há 12 anos.

1 - Centros nacionais de supercomputação: Uma instalação nacional compartilhada, distribuída por sete locais no Japão, que fornece uma variedade de serviços, como recursos de computação em larga escala, através de supercomputadores e mainframes em cada região do Japão. Os sete membros do consórcio são as universidades de Kyushu, Hokkaido, Tohoku, Tóquio, Nagóia, Quioto e Osaka.

2 - Teraflops:Um trilhão de operações de ponto flutuante por segundo.

Perfil da Fujitsu - A Fujitsu é líder no fornecimento de soluções de comunicação e TI concentradas nas necessidades dos clientes para o mercado mundial. Tecnologias líderes, plataformas de telecomunicação, computação de alta confiabilidade/desempenho e divisões mundiais de especialistas em sistemas e serviços colocam a Fujitsu em uma posição única para expandir as infinitas possibilidades da Internet de banda larga, proporcionando o sucesso de seus clientes. Com sede em Tóquio, a Fujitsu Limited registrou receitas consolidadas de 4,7 trilhões de ienes (aproximadamente 44,5 bilhões de dólares) para o fechamento do ano fiscal em 31 de março de 2005. | Site: www.fujitsu.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira