Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2009 - 11:11

Comitiva holandesa visita a Transpetro de olho em oportunidades geradas pelo ressurgimento da indústria naval brasileira.

Liderada pelo ministro dos Transportes dos Países Baixos, Camiel Eurlings, uma comitiva de 40 empresários holandeses do setor de navipeças, engenharia naval e infra-estrutura portuária visitou a sede da Transpetro, no Rio de Janeiro, no dia 6 de março (sexta-feira). Na subsidiária de transporte e logística da Petrobras, o grupo foi recebido pelo presidente Sergio Machado e manifestou interesse em estreitar relações com a estatal brasileira. Machado detalhou para a comitiva as bases do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que prevê a construção de 49 navios no Brasil, com no mínimo 65% de conteúdo nacional. “Estamos interessados em promover parcerias dos fabricantes locais com empresas estrangeiras, ainda mais de um país que une moderna tecnologia e históricos laços de cooperação com o nosso,” argumentou.

A Confederação das Indústrias e Empregadores da Holanda, representando a comitiva, prometeu entregar um documento formal à Transpetro listando as possibilidades de prestação de serviços, consultoria e fornecimento identificadas pelos empresários holandeses para o setor naval brasileiro. Um representante da comitiva sugeriu um grupo de trabalho misto (Brasil e Holanda) para intermediar parcerias.

O presidente da Transpetro realizou uma apresentação demonstrando a importância do Promef para o renascimento da indústria naval brasileira. Machado detalhou as inúmeras oportunidades criadas para empresas nacionais e estrangeiras, através da construção de 49 navios gerada pelo programa.

Ele ressaltou a continuidade dos investimentos da Transpetro mesmo diante do cenário de crise econômica internacional, o que tornará o Brasil um “oásis de oportunidades”. “Temos que aproveitar o momento favorável para ambos os países e estabelecermos parcerias pensando no longo prazo. Temos a demanda e o crédito, justamente os dois fatores mais difíceis em meio à crise”, afirmou.

Durante a apresentação, Sergio Machado mostrou aos visitantes como, graças ao Promef, os estaleiros brasileiros tornaram-se, mais uma vez, mundialmente competitivos, permitindo ao Brasil voltar a atuar como um player internacional do setor naval, com a quinta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo. “Fizemos o nosso dever de casa. Garanto a vocês que, passada esta crise, um país sairá mais forte, mais rico e mais estruturado. Será o Brasil”, destacou o presidente da Transpetro.

Já o ministro dos Transportes dos Países Baixos, Camiel Eurlings, elogiou a postura do Sistema Petrobras e a mentalidade brasileira de enxergar, em momentos de crise, grandes oportunidades. “Não estamos aqui atrás de lucro fácil. Acreditamos em um horizonte mais amplo. Esta é uma oportunidade histórica de renovar e criar novos laços econômicos entre Brasil e Holanda e não vamos desperdiçá-la”, declarou Camiel.

A Holanda é um dos três maiores investidores na economia brasileira e é também o quarto principal destino das exportações do Brasil, sendo o primeiro na Europa. O país foi um dos primeiros parceiros brasileiros durante o surgimento da moderna indústria naval brasileira, através do estaleiro Verolme, que construiu alguns dos primeiros grandes petroleiros nas décadas de 50 e 60.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira