Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2009 - 11:26

Tecnologia a serviço do consumidor

Sucesso da Nota Fiscal Eletrônica Nacional (NF-e) ressalta a importância do Código de Barras, EDI e outras ferramentas contemporâneas da automação.

Não é de hoje que a automação e a troca eletrônica de mensagens, como: pedidos de compra e notas fiscais, são realizadas em todo o globo. E o EDI (Electronic Data Interchange / Intercâmbio Eletrônico de Dados), sem dúvida é um dos meios mais eficientes e seguros para transações eletrônicas, utilizado por inúmeras empresas, as quais em sua grande maioria optam por padrões globais como GS1 EANCOM® e GS1 XML, que proporcionam uma estrutura organizada, diminuindo custos e modificando a forma como as empresas realizam negócios.

É o mesmo patamar tecnológico que viabilizou o sucesso da implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), presente em número cada vez maior de segmentos. As notas fiscais emitidas por meio eletrônico têm validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificam as obrigações acessórias dos contribuintes e permitem o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo fisco.

Contribuindo para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica e para que o processo também resultasse em ganhos de eficiência para as empresas, a GS1 Brasil — entidade multissetorial, sem fins lucrativos, responsável pela disseminação desta e de outras ferramentas, como o Código de Barras e o Código Eletrônico de Produto —antecipou-se e criou um grupo para discutir a harmonização da NF-e e os processos B2B existentes, com foco em vários setores da economia.

Uma vez que as empresas desenvolvam a solução e enviem o arquivo de notas fiscais eletronicamente para o fisco, deverão também fazê-lo para seus parceiros de negócios. Entretanto os dados contidos na NF-e não são suficientes para suprir os requisitos necessários para eficiência das operações ao longo da cadeia de suprimentos.

Somente o envio antecipado de informações logísticas e financeiras, em conjunto com os dados da nota, pode ampliar os benefícios e garante redução de custos administrativos e operacionais, de estoque, de saldos, de itens faltantes e de devoluções, aumentando as vendas e agilizando o recebimento das mercadorias.

São excelentes exemplos de como o Código de Barras e o EDI com padrão GS1, predominante em todo o mundo, contribuem para a eficiência das cadeias de suprimentos e para o aperfeiçoamento das relações de consumo e da interação entre empresas, consumidores e o poder público.

. Por: Hayrne Salvanha é Assessor da Célula de Soluções de Negócios da GS1 Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira