Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 08:49

Setur - PE lança edital para requalificação do Cecon

A Secretaria de Turismo de Pernambuco lançou,no dia 9 de março (segunda-feira), o edital de licitação para a requalificação do Centro de Convenções de Pernambuco, que visa tornar o equipamento ainda mais atrativo para a realização de feiras e eventos. “A ideia é potencializar ao máximo o centro de convenções para que a capital pernambucana possa crescer ainda mais no turismo de negócios. O trade turístico sempre foi unânime sobre a importância da requalificação do espaço e, agora, estamos começando a concretizar as mudanças necessárias”, declarou o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho.

Terceiro maior Centro de Convenções do Brasil, a revitalização está orçada em R$ 22,5 milhões, recursos do Ministério do Turismo e do Governo do Estado. O projeto foi confeccionado pela JBR Engenharia. Durante o lançamento do edital, o secretário Costa Filho explicou que os investimentos buscam melhorar a acessibilidade ao prédio, a automação do sistema de ar condicionado, a ampliação da área útil do espaço destinado ao pavilhão de feiras, que passará de 18 mil metros quadrados para 21,2 mil m². “Também vamos instalar o Museu do Artesanato para que os artesãos possam mostrar a sua produção e pretendemos voltar a fazer funcionar o restaurante existente na casa”, informou Costa Filho. A iniciativa foi muito bem-recebida pelos membros do trade pernambucano. “O Centro de Convenções é muito importante para a gente. Durante um período de crise, o que nos salvou foi o centro. Ele é o equipamento básico de trabalho para a ABIH e para o Recife Convention & Visitours Bureau. E, agora, com essas modificações o equipamento se credencia para a captação de grandes eventos”, falou o presidente da ABIH-PE, José Otávio Meira Lins, que participou do lançamento do edital junto com outros componentes do trade.

Além disso, haverá melhorias no sistema elétrico, hidráulico de todas as áreas comuns, inclusive nos teatros e na instalação de circuito fechado de segurança e sistema de internet sem fio. Os investimentos também serão destinados ao estacionamento, com a substituição de todo o pavimento, a automação das bilheterias e a troca de toda a iluminação por lâmpadas de maior eficiência energética. O edital lançado tem previsão para o início dos trabalhos, com término previsto para janeiro de 2010, de 60 dias.

Com as mudanças no Cecon, que possui capacidade para receber mais de cinco mil pessoas em seus dois teatros, quatro auditórios e 13 salas de convenções, a proposta é torná-lo mais auto-suficiente funcionando como um centro comercial com livraria, bares e restaurantes. O local também oferece cinco salas e quatro grandes depósitos contíguos ao Pavilhão de Feiras, para uso dos clientes, estacionamento para 2.500 veículos e pontos de táxi.

Situado na divisa de Olinda com Recife, o Centro de Convenções de Pernambuco pode receber com desenvoltura eventos de pequeno, médio e grande porte, adaptando sua infra-estrutura à necessidade do cliente. Com o projeto de revitalização, o espaço ficará mais competitivo ao ser ampliado, reformado e modernizado.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo de Pernambuco, foram realizados, em 2008, 464 eventos no Cecon. Para 2009, entre os grandes eventos, estão confirmados o 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a 8ª Feira Internacional de Tecnologia Ambiental. Entre os eventos já consolidados, destacam-se a Mostra Internacional de Turismo e a Fenearte.

Segundo a Pesquisa do Turismo Receptivo do Recife, mais de 34% dos turistas desembarcam na capital pernambucana, em conseqüência de trabalho e negócios. Além disso, o Recife Convention & Visitors Bureau divulgou, recentemente, que nos próximos cinco anos o Estado receberá R$ 451 milhões em investimentos de 345 mil turistas de negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira