Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 09:09

Crianças e idosos são os que mais sofrem com o verão

Clínico geral esclarece as principais dúvidas de como evitar problemas de saúde.

O verão é a estação mais alegre do ano, mas as temperaturas muito altas na última semana não estão agradando os curitibanos, que não são acostumados com tanto sol. Os dias quentes demais favorecem alguns problemas de saúde e os mais prejudicados são as crianças e idosos. As queixas mais comuns são intoxicação alimentar, pressão baixa e até fungos.

Algumas dicas sobre como evitar alguns problemas de saúde e aproveitar melhor a estação com a entrevista do clínico geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. César Augusto Barros Duarte.

. Por que crianças e idosos sofrem mais com o calor? - Os idosos e as crianças são mais suscetíveis à doenças, seja por infecção ou problemas de hidratação. Para ambos valem os mesmos cuidados, pois as crianças não têm a imunidade totalmente desenvolvida e os idosos têm a imunidade mais baixa. Para quem ter alergia, por exemplo, não pode ficar próximo ao ar-condicionado.

A exposição prolongada pode provocar alergias e ressecamento das mucosas, mas depende de cada organismo.

. Existe algum problema no uso do ar-condicionado e ventiladores? - Não existe nenhuma evidência de que uma pessoa pode ficar doente por causa do uso do ar-condicionado ou ventilador. O que é importante é fazer a manutenção do filtro do ar-condicionado. A exposição prolongada altera a mucosa respiratória (mucosas nasal e oral), que é a nossa primeira defesa do organismo. O resfriamento (assim como o aquecimento ou qualquer tipo de alteração de temperatura), pode quebrar essa defesa e deixar a pessoa mais suscetível à infecção de vírus e bactérias. Não é a temperatura que causa a gripe, por exemplo, é o fato de que a alteração de temperatura pode diminuir a primeira defesa do organismo, que é a mucosa respiratória. E tudo depende de organismo para organismo; é preciso se auto-observar até para poder falar para o médico. Algumas pessoas, por exemplo, podem ter alergias ou ressecamento das mucosas, mas depende de cada um.

. É normal alterar a pressão arterial com o calor? .-A alteração de pressão é normal, pois com calor os nossos vasos dilatam e acumulam mais líquidos, além disso, transpiramos mais, perdemos mais líquidos e essa desidratação tende a baixar a pressão. Mas essa queda de pressão não é grave. Para evitar é necessário tomar bastante líquido. Uma pessoa de peso médio, em torno de 70 quilos, deve tomar um litro e meio de água por dia. Não é prejudicial para a saúde tomar muita água de uma vez só, mas pode ocorrer distensão do estômago, o que causa uma sensação desagradável, então, é bom tomar água várias vezes ao longo do dia. E nunca devemos esperar ficar com sede para tomar água, pois isso significa que o organismo já está desidratado. A ingestão de líquidos durante o verão também é importante para quem tem tendência a desenvolver cálculo renal. Nessa época a urina fica mais concentrada, mais escura, o que pode ajudar na formação do cálculo.

. Que doenças são mais comuns no calor? - As intoxicações gastrointestinais são mais comuns no verão, pois o calor facilita a proliferação de microorganismos que causam as infecções. Para evitar é importante: - Lavar bem as mãos antes de preparar ou ingerir alimentos | - Manter uma higiene adequada: do local de preparo, dos alimentos, da pessoa que cozinha e também a pessoa que ingere os alimentos | - Preparar e condicionar adequadamente os alimentos | - Alimentos que necessitam de resfriamento não devem ficar muito tempo fora da geladeira.

. É prejudicial tomar muito sorvete ou beber líquidos muito gelados? - Não é prejudicial e não causa doenças. É o mesmo caso do ar-condicionado. Um alimento gelado (ou quente) altera a mucosa respiratória, e em algumas pessoas pode quebrar a defesa do organismo e facilitar as infecções por vírus ou bactérias. Ainda não é possível explicar porque algumas pessoas ficam doentes com ar-condicionado e outras não, algumas ficam doentes de tomar um sorvete e outras não, acredita-se que tem ligação com a imunidade.

. Existem alergias que são mais comuns no verão? - As alergias podem surgir durante o ano inteiro, por exemplo, algumas pessoas só têm alergias no frio, outras só têm no calor. Cada caso é muito específico, depende da pessoa ser mais ou menos alérgica. Algumas pessoas são mais sensíveis ao calor do que outras. Por exemplo, o suor pode causar manifestação alérgica. O ideal é a pessoa conhecer o seu organismo e consultar um dermatologista para saber o que é indicado em seu caso.

. Quais são as roupas e sapatos mais adequados no calor? - É recomendado usar principalmente as roupas claras. Quanto aos sapatos fechados é preciso cuidar, pois o calor aumenta o suor, o que facilita a proliferação de fungos, responsáveis pelas micoses. Então, se for necessário o uso de sapatos fechados, recomenda-se usar uma meia de algodão, que absorve o suor e dificulta um pouco a proliferação de fungos. É importante também não usar os mesmos sapatos dois dias seguidos. Assim, o sapato pode resfriar um pouco, o que ajuda a saúde. | Daiane Strapasson.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira