Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 09:10

Mulheres obesas têm menor possibilidade de gravidez

Estudo aponta que a obesidade feminina diminui as chances de gestação, que pode declinar ainda mais com o avanço da idade.

A obesidade tem efeito prejudicial na qualidade dos óvulos, reduz as taxas de fertilização e implantação e aumenta as chances de aborto, adverte estudo realizado pelo Fertility – Centro de Fertilização Assistida.

Especialistas investigaram a influência de hábitos alimentares nos resultados clínicos de ciclos de reprodução humana assistida. Foram avaliadas a influência do índice de massa corpórea (IMC), a alimentação e a prática de atividade física nas taxas de fertilização, a implantação e gestação em 489 pacientes que realizaram ciclos de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). As mulheres foram submetidas a um bloqueio hipofisário, seguido de estímulo ovariano controlado e de punção folicular.

No grupo com IMC acima de 30 kg/m2, a taxa de fertilização caiu e as chances de aborto aumentaram em quase duas vezes. Quando as pacientes foram avaliadas conforme a idade, detectou-se uma queda significativa tanto na taxa de fertilização quanto nos resultados de implantação do embrião no útero das mulheres com mais de 35 anos. O estudo também apontou que as pacientes consumidoras de refrigerante à base de cola, mesmo com idade até 35 anos, têm duas vezes menos chance de engravidar.

Já com relação à atividade física, o médico Assumpto Iaconelli Júnior, diretor da clínica e um dos coordenadores do estudo, destaca a influência positiva dos exercícios para o tratamento de infertilidade. “Registramos um crescimento nas taxas de implantação dos embriões e nas chances de gestação, além de redução do risco de aborto nas pacientes que praticavam alguma atividade física”, pontua o especialista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira