Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 09:31

GAD’ desenvolve novo nome e identidade para Ipiranga Química

Trabalho contemplou a criação do naming quantiQ, nova identidade da marca, planejamento de comunicação para públicos internos e externos, bem como a criação de hotsite, desenvolvidos em um trabalho integrado entre as empresas da holding: Gad’Branding, Gad’Agency e Gad’Brivia.

O GAD’, holding de serviços de marcas, acaba de finalizar a implementação do projeto de posicionamento e nova identidade de marca da quantiQ, antiga Ipiranga Química. O plano integrado foi desenvolvido em tempo recorde pelo Gad’Branding, Gad’Agency e Gad’Brivia. A holding de serviços de marca foi procurada pela diretoria da Ipiranga Química, a maior distribuidora brasileira de produtos químicos e petroquímicos para indústria, que buscava consolidar a mudança estratégica pela qual a organização vinha passando nos últimos anos, quando a Braskem assumiu o controle.

A empresa aumentou seu faturamento em 32% após a venda do Grupo Ipiranga e teve uma receita bruta de R$ 803 milhões em 2008, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior.

O projeto desenvolvido pelo GAD’ começou com uma imersão da equipe do Gad’Branding para entendimento do negócio e de suas necessidades. A partir dessa análise chegou-se à conclusão que a melhor estratégia para implementar essa mudança seria a criação de um novo nome e nova identidade visual para a marca, baseado nos valores da empresa.

“Estávamos trabalhando com uma marca histórica, que passava por uma mudança estrutural e o fato de aliar essas transformações a um novo nome agregaria muito à imagem. A equipe propôs então o nome quantiQ, originado do latim e que significa tanto quanto ou mais possível e o conceito está baseado nos valores da empresa”, afirma Hugo Kovadloff, diretor de criação do Gad’Branding. “Criamos também o slogan ‘todo potencial da química’ que complementa a marca”, afirma o executivo.

Na sequência, o Gad’Branding criou uma nova identidade da marca. “Optou-se também por uma mudança significativa em relação a cores. O antigo amarelo e azul cedeu lugar ao magenta, uma tonalidade quente e marcante”, afirma Kovadloff.

Após essa etapa, o Gad’Agency assumiu o projeto para desenvolver o planejamento de comunicação da nova marca para os públicos internos e externos. “Ao elaborarmos o plano levamos em consideração que seria necessário que o novo momento e marca fossem comunicados primeiramente aos funcionários e na sequência, num movimento preciso, ao mercado”, afirma Valpirio Monteiro, diretor-executivo do Gad’Agency.

O plano contemplou a criação de peças de comunicação e cenário de evento para colaboradores, elaboração de teasers e anúncios para mídia impressa, brand book e layout de materiais de apoio (papelaria e cartões de visitas), entre outras ações.

Paralelamente a esse trabalho, o Gad’Brivia iniciou o desenvolvimento de três peças para comunicar a nova identidade da quantiQ: o hotsite (www.quantiq.com.br), layout da extranet e da intranet da organização, ferramentas integradas que utilizam a mesma comunicação e linguagem sugeridas pelo brand book.

O Gad’Brivia desenvolveu para a página principal do hotsite um slide show para que o usuário arraste as telas e navegue pelos slides que apresentam a nova marca. Já para intranet e extranet, a empresa foi responsável pelo conceito visual e pela elaboração de um manual de padrão de aplicação, que especificam como devem ser os títulos, os campos, os links e os formulários, já que a implantação de ambos será realizada pela equipe de TI da quantiQ.

Fernando Rafael Abrantes, diretor-presidente da quantiQ, explica que viu nesse projeto uma oportunidade de reenergizar a companhia. “Acreditamos que a nova marca é um incentivo para a empresa alcançar sua meta. Os projetos para 2009 incluem maior cobertura do mercado, aumento de produtividade da equipe e foco no relacionamento com os clientes”, afirma o executivo. Segundo Abrantes, a mudança da marca não afeta o relacionamento com os clientes, não acarreta em demissões no quadro funcional e mudanças na estrutura das Unidades de Negócio.

Direção Geral - Luciano Deos | Gad’Branding | Direção de criação - Hugo Kovadloff | Design e Desenvolvimento - Paulo Gontijo | Designer - Lincoln Rodrigues | Naming - Rodrigo Conde .

Gad’Agency: Direção executiva – Valpírio Monteiro | Direção de criação - Claudia Mainardi | Direção de arte - André Mosquito | Designer - Paula Gomes | Redação - Eduardo Coser/ Carolina Sanhes | Planejamento - Cesar Fuster | Atendimento - Theresa Sá / Regeane Ferraz | Produção Gráfica: Daniel Soriano.

Gad’Brivia: Direção executiva – Márcio Coelho | Gerente de Projetos - Felipe S. Cezar \ Analista - Clarice Pôrto Arquitetura de Informação - Willian Carlos | Designer - Fabiano Feijó | Action Script - Armando Leopoldo Keller e Gibran Visentini Malheiros \ HTML - Vinicius Vollrath

GAD’: Com 24 anos de atuação no mercado, o GAD’ tornou-se recentemente uma holding de serviços de marca composta por seis empresas: Gad’Branding, Gad’Agency, Gad’Packaging, Gad’Retail, Gad’Brivia e Gad’Innovation. O trabalho tem como diferencial uma abordagem que contempla estratégia, identidade, experiência, comunicação e gestão. Possui um portfólio de aproximadamente 150 clientes ativos, como CPFL Energia, EMS Pharma, Gerdau, Ipiranga, Mercur, Net, O Boticário, Pão de Açúcar, Petrobras, Positivo Informática, Rossi, Sadia, Vivo e Wal Mart. A empresa conquistou prêmios de reconhecimento internacional, como IF Design Award, London Festival Award e Luxalon Armstrong, além da versão nacional do IDEA, entre outros. Atualmente, o GAD’ conta com uma equipe multidisciplinar de mais de 200 profissionais. A operação está dividida entre os escritórios de São Paulo, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Perfil da quantiQ:A quantiQ, maior distribuidora de produtos químicos do Brasil, é uma empresa 100% controlada pela Braskem. É uma empresa diversificada, que atua em 52 segmentos do mercado industrial, concentrados em 14 macromercados com um portfólio de mais de 700 produtos, entre commodities e especialidades químicas. Possui estrutura de vendas baseada no conhecimento profundo dos mercados atendidos e dos produtos oferecidos, com equipes dedicadas estruturadas em 11 Unidades de Negócios, com atuação exclusiva por mercados.

A quantiQ tem presença em todo o Brasil por meio de uma estrutura comercial e logística com centros de distribuição em Canoas (RS), Guarulhos (SP) e Duque de Caxias (RJ), apoiados por filiais logísticas em Araucária (PR), Simões Filho (BA) e Recife (PE), além de filiais comerciais em Rio Grande (RS), São Paulo e Santos (SP) e Salvador (BA). Com receita bruta de R$ 803 milhões em 2008, a quantiQ cresceu 32% nos últimos dois anos e espera crescer mais 19% em 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira