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10/03/2009 - 09:37

JWT cria campanha do novo HSBC DIRECT: o banco totalmente virtual


Com investimento de R$ 70 milhões, projeto global chega ao Brasil e terá quatro filmes que apresentam nova maneira direta de se relacionar com um novo modelo de banco.

Um banco direto. Este é o conceito da nova aposta do HSBC que lança o seu banco virtual - HSBC Direct - na próxima terça, 10 de março, com campanha criada pela JWT, de veiculação nacional. O investimento total no projeto será de R$70 milhões, sendo R$20 milhões no esforço de comunicação e o restante em desenvolvimento e tecnologia.

Segundo Marcelo Velloso, diretor de Marketing do HSBC, o HSBC Direct é uma nova proposta para clientes independentes e auto-suficientes que não gostam ou não têm tempo de ir ao banco. “Identificamos um nicho de mais de 10 milhões de pessoas no Brasil, entre 25 e 49 anos, predominantemente de classificação de renda B, que tem esse perfil e são heavy usears de internet e que buscam uma alternativa nova de serviço, como o HSBC Direct.” afirma o executivo.

O HSBC Direct, apesar de ter a marca HSBC, terá política e comunicação visual próprias. O plano de comunicação será composto por filmes, spots, anúncios em mídia impressa e mídia online. A campanha online será inclusive um grande destaque pela própria característica do novo banco e pelo perfil de seus consumidores. Ferramentas como SEO e FEN (Search Engine Optimization e Search Engine Management ) serão usadas além de ações em redes sociais como MySpace, Facebook, Twiter, Orkut, entre outras, que serão criadas durante todo o ano.

Com o conceito “O banco para quem gosta das coisas direto ao ponto”, a nova campanha é composta de quatro filmes nos formatos 15” e 30”, com estréia prevista para o próximo dia 10, no intervalo do programa Big Brother Brasil 9, da TV Globo. Além disso, o HSBC Direct terá seu conceito reforçado em provas que acontecerão no programa durante todo o mês de março. Segundo Mário D'Andrea, Chief Creative Officer da JWT Brasil, “independente do tamanho dos filmes, a idéia é que os próprios comerciais já sejam uma prova do posicionamento. Em outras palavras: as histórias dos comerciais vão direto ao ponto. Pra quê uma reunião de condomínio que dure horas, se no final nada será decidido? Vamos direto ao final, portanto. Longas sessões de psicanálise para ter no final a mesma conclusão de sempre? Se a culpa é da mãe, vamos direto ao ponto”. Com essas rápidas e divertidas histórias, "queremos surpreender o consumidor que vai se identificar com esses ‘comerciais-relâmpagos’”, revela D’Andrea.

Intitulado “Telefonema”, um dos filmes destaca uma breve despedida de namorados pelo telefone. No quarto, uma adolescente pede dengosa para o namorado desligar primeiro. Surpreendentemente, o rapaz faz rapidamente o que a namorada pede. Irritada, a garota o chama de grosso. O apresentador volta à cena e fala: Não seria bom se tudo fosse assim direto ao ponto? O comercial encerra com a assinatura “Chegou HSBC Direct. O banco direto como você” e convida as pessoas a acessarem o site www.hsbcdirect.com.br. Outros três filmes – Psicanálise, Condomínio e Maratona – e os dois spots – Pedido de Aumento e Titanic - abordam a mesma temática bem-humorada.

O spot “Titanic”, começa com o som de uma buzina de ar comprimido. O Marujo diz: - Capitão, cuidado...olha o iceberg...O Capitão responde: - Que iceberg... (puft...). No final, após o som de coisas afundando, o locutor encerra: Não seria bom se tudo fosse assim direto ao ponto?

Segundo D'Andrea, a criação desta campanha partiu da observação minuciosa deste tipo de consumidor para quem está sendo direcionado o HSBC Direct. São pessoas que não gostam de enrolação, são práticas e modernas. "São pessoas que já sabem, por exemplo, que no final o Titanic afunda, independente de quantas horas se leve para contar essa história. Portanto, não seria ótimo um spot de rádio que conte isso em poucos segundos, indo direto ao ponto? Foi o que fizemos e acreditamos que esse tom de voz, jocoso e ao mesmo tempo decidido, fará uma ligação automática com este tipo de pessoa e o novo tipo de banco que o HSBC está lançando".

Perfil do HSBC Direct - A abertura de conta é feita pelo site www.hsbcdirect.com.br, em até 30 minutos. O cliente terá à disposição relacionamento virtual via e-chat com gerente, e-commerce, tarifa única com uso ilimitado dos canais HSBC, limite pré-aprovado de cartão de crédito e cheque especial, portal de compras e senha única usando a tecnologia Direct Token (dispositivo que contribui para a segurança das transações realizadas pela Internet, gerando para cada acesso e a cada transação financeira, uma nova senha).

O HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 85 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania.

Filmes: Títulos: Condomínio/Despedida/Maratona/Pisicanálise | Anunciante: HSBC | Produto: HSBC DIRECT | Agência: JWT | Direção de Criação: Mario D'Andrea e Fabio Miraglia | Criação Campanha: Fabio Miraglia, Beto Rogoski, Ricardo Marques, Rodolfo Amaral, Jorge Uesu, Artur Lipori e Rodrigo Duarte | Produção Eletrônica/Agência: Carol Gianisella e Danielle Alvim | Diretor de Atendimento: Gabriela May | Atendimento: José Fernando Lopes, Paula Mosimann e Beatriz Giublin | Direção de planejamento: Ken Fujioka | Planejamento: Guega Rocha e João Gabriel Fernandes | Produtora/filme: Zeppelin | Direção/filme: Carlos Manga Jr. (Maguinha) | Direção/fotografia: Lito Mendes da Rocha | Produção/filme: Arnoni Lenz | Produtor Executivo: Pedro Bueno Dir. Atendimento produtora: Breno Castro | Atendimento produtora: Alline Pecci | Assistente atendimento: Thiago Balma | Pós-produção: Casablanca | Finalizadora: Camila Doimo | Montagem: Alex Lacerda | Produtora/som: Lua Nova | Diretor de Mídia: Anita Bardeli Mídia: Thatiana Almeida, Rilza Silva e Tatiana Debus | Aprovação/cliente: Marcelo Velloso e Carlos Alves.

Anúncios: Título: Novo/Prático/Rápido | Anunciante: HSBC | Produto: HSBC Direct | Agência: JWT | Direção de Criação: Mario D’Andrea e Fabio Miraglia | Direção de Arte: Sérgio Takahata | Redação: Rafael Mattioli | Tratamento de Imagem: Daniel Klock | Art Buyer: Carol Gianisella | Produção: Osmar Fernandes Veiga | Direção de Mídia: Anita Bardeli | Mídia: Thatiana Almeida, Rilza Silva e Tatiana Debus | Direção de Atendimento: Gabriela May | Atendimento: José Fernando Lopes, Paula Mosimann e Beatriz Giublin | Direção de Planejamento: Ken Fujioka | Planejamento: Guega Rocha e João Gabriel Fernandes | Aprovação (Cliente): Marcelo Velloso e Carlos Alves.

On-Line: Título: Site e campanha online HSBC Direct | Anunciante: HSBC | Agência: JWT/RMG Connect | Criação: Flavio Vidigal, Rafael Marecki, Bruno Real, Bruno Leite, João Figueiredo, Bruno diLucca, Thalyta Constantino | Direção de Criação: Mario D'Andrea, Fabio Miraglia, Jean Boechat e Gustavo Borrmann | Diretor de Atendimento: Gabriela May | Atendimento: José Fernando Lopes e Lisene Geisel | Direção de Planejamento: Patrice Lamiral | Diretor de Mídia: Anita Bardeli | Mídia: Rafael Lins e Ivana Duarte | Aprovação/cliente: Marcelo Velloso, Carlos Alves e Sylvia Cardoso.

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